As palavras mórmon e mormonismo fazem parte da linguagem comum, apesar de opiniões em contrário, e obviamente encontram-se dicionarizadas. Para crentes e/ou estudiosos do mormonismo, definições encontradas em dicionários servem como importantes expressões do modo como a religião é vista na sociedade e fazem-nos pensar sobre que aspectos mais distintivos a caracterizam.

Brigham Young aprovaria a definição do Aulete?
O Dicionário Caldas Aulete apresenta uma interessante definição de mormonismo, que enfatiza duas questões históricas e doutrinárias: a doutrina Adão Deus e a poligamia.
Você concorda com esta definição? Por quê? O que poderia tornar esta definição mais correta?
(mor.mo.nis.mo) Rel.
sm.
1. Seita politeísta, criada nos EUA em 1830 por Joseph Smith, que se baseia na crença de que os homens são filhos de deuses, gerados inicialmente por Adão, que é Deus, Pai do Céu; pregavam a poligamia, mas pararam com essa doutrina devido a problemas com a lei norte-americana, que a proíbe.
[F.: Do ing. mormonism.]
Não saberia dizer com certeza, por conta das diversas definições de seita, mas acredito que esteja correto. Em algumas passagens das escrituras, as seitas são mencionadas de forma negativa, acredito que tenha a ver com o contexto histórico. Poderia ser acrescentado à definição que somos filhos espirituais de Deus .
Brigham Young acreditava na doutrina de Adão Deus.