Dallin Oaks: Materialismo Entre Mórmons

Mórmons são suscetíveis a abraçar esquemas que prometem enriquecimento rápido devido ao materialismo, uma distorção do conceito mórmon de autossuficiência. Isso é o que afirma Dallin H. Oaks, atual Primeiro Conselheiro da Primeira Presidência da Igreja SUD, neste trecho de seu livro Pure of Heart (Puro de Coração, em tradução livre), publicado em 1988, quatro anos após seu chamado para o Quórum dos Doze.

Dallin Oaks

Dallin Harris Oaks, Primeiro Conselheiro da Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, ao lado de Russell Nelson (à direita)

Desde então, a situação vista por Oaks foi apenas agravada no estado sede d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Segundo reportagem da KUTV em 2016, 15 das maiores companhias globais de marketing multinível (MMN) estão sediadas em Utah, correspondendo à segunda maior indústria no estado e à maior concentração de empregos em MMN per capita nos Estados Unidos.

De acordo com Oaks, muitos membros da Igreja SUD confundem riqueza e prosperidade com espiritualidade e retidão. Confira trechos do seu livro:

Alguns acusam os santos dos últimos dias modernos de serem particularmente suscetíveis ao evangelho do sucesso e à teologia da prosperidade. De acordo com esse evangelho, o sucesso no mundo — em especial o sucesso como empreendedor — é um ingrediente essencial do progresso em direção ao Reino celestial.

De acordo com essa teologia, sucesso e prosperidade são recompensas por guardar os mandamentos, e uma casa grande e um carro caro são marcas de favor celestial. Aqueles que fazem essa acusação apontam para a aparente suscetibilidade dos moradores de Utah (em sua maioria santos dos últimos dias) às propostas especulativas de vários esquemas de fique-rico-rapidamente. Eles afirmam que muitos em Utah são crédulos e ansiosos por riqueza.

Certamente, Utah tem muitas vítimas de empreendimentos especulativos. Há pelo menos uma década houve uma sucessão de fraudes operadas por empresários predominantemente mórmons com vítimas predominantemente mórmons. Manipulações na bolsa; financiamentos hipotecários residenciais; ouro, prata, diamantes, urânio e investimentos em papeis; esquemas de pirâmide — todos lucraram em cima dos fiéis e crédulos.

Sejam inerentemente confiantes ou apenas ingenuamente ansiosos por um atalho para a prosperidade material, que alguns vêem como emblema de retidão, alguns santos dos últimos dias são aparentemente por demais vulneráveis à atração da riqueza repentina.

Observadores objetivos diferem se os Ssntos dos últimos dias são mais suscetíveis a propostas de fique-rico-rapidamente do que outros cidadãos. No entanto, ainda assim, é perturbador que não haja nenhuma evidência clara de que os santos dos últimos dias sejam menos suscetíveis. Homens e mulheres que ouviram e guardaram no coração as advertências bíblicas contra o materialismo não devem ser vulneráveis aos enganos das riquezas e aos agrados extravagantes de seus promotores. (…)

Se os Santos dos últimos dias são especialmente suscetíveis ao materialismo, isso pode ser porque o materialismo é a corrupção de uma virtude da qual os santos dos últimos dias têm orgulho especial. O materialismo é uma distorção sedutora da autossuficiência. A corrupção ocorre por levar a virtude de “prover para os seus próprios” ao ponto da preocupação adicional com acumular tesouros da terra.

Além desses fatores de natureza espiritual e de interpretação doutrinária, abordados por Oaks, outros elementos culturais e econômicos também contribuem para a disseminação de esquemas de pirâmide e marketing multinível entre mórmons. A disparidade de renda experimentada por mulheres em regiões com maior população mórmon, e a pressão religiosa para que mulheres SUD abdiquem de carreiras acadêmicas e profissionais para cuidar do cônjuge e filhos em tempo integral, dentre outros fatores desfavoráveis à polpulação feminina de Utah, fazem de mórmons um público-alvo ideal para esquemas que prometem enriquecimento rápido.

Leia mais sobre mórmons e materialismo aqui e aqui.

4 comentários sobre “Dallin Oaks: Materialismo Entre Mórmons

  1. No Livro De Mormon existe 3 sistemas financeiros que os Nefitas/Lamanitas tinham, um era o estabelecido pelo Senhor que foi implementado durante sua visita apos sua resurreicao, esse sistema e o prevalente e principal elemento de Siao, onde todos vivem em paz e prosperidade nao havendo pobres ou ricos entre eles como e claramente registrado nas escrituras, os Nefitas viviam esse sistema economico quando eram justos mas so foi implementado de forma completa apos a visita do Salvador. O segundo e um sistema mundano com poucas regras era o sistema que os Lamanitas viviam, onde um rei tinha controle de tudo. O terceiro sistema era o que os Nefitas tinham quando nao eram justos, esse sistema e muito parecido com o capitalismo onde cada um prospera de acordo com sua capacidade, oportunidades e em muitos casos deshonestidade e exploracao, nesse sistema certamente havia ricos e pobres, o registro deixa claro que os ricos e instruidos se aproveitam dos menos favorecidos. Nesse sistema a religiao e corrompida e usada para controlar e abusar dos fieis, nesse sistema o poder de Deus e negado e nao existe profecias, visoes, milagres etc. Nefi profetiza sobre esse sistema entre os gentios dos ultimos dias:

    12 Por causa do orgulho e por causa de falsos mestres e falsas doutrinas, suas igrejas corromperam-se e suas igrejas exaltaram-se; porque estão inchados de orgulho.

    13 Roubam os pobres por causa de seus belos santuários; roubam os pobres por causa de suas ricas vestimentas; e perseguem os mansos e os de coração contrito, porque estão inchados de corgulho. (2 Nefi 28)
    Atualmente a Igreja Sud vive justamente esse sistema, ele esta ligado e integrado ao sistema Babilonico(Wall Street) Como tem sido comprovado a igreja investe bilhoes no mercado financeiro, imobiliario, em shoppings, hoteis etc.. Nos registros da Igreja ha muitos ricos, muitos ate milionarios e mesmo bilionarios, no mesmo registro da igreja se encontra milhares de pessoas muito pobres incluindo criancas que mal tem o que comer em varios paises pobres que sao membros da igreja. O fato de a igreja e os membros adotarem esse sistema mundano confirma que Siao nao existe entre nos, muitos membros vivem na ilusao de que temos Siao, o Sacerdocio maior e poder de Deus embora os milagres, revelacoes, visoes e outras manifestacoes divinas sejam praticamente inexistentes na igreja atual, algo que era evidente e abundante na epoca da restauracao e em outras sociedade que viviam as leis Celestiais.
    Recentemente um conhecido meu me disse que a igreja muito preparada para estabelecer Siao e a Nova Jerusalem, no caso eu respondi que a igreja esta longe de estar preparada para isso e apontei para ele que as profecias de Isaias e do Livro de Mormon indicam que nao sera a igreja e nem os Gentios que irao realizar esse evento ams sim os remanescentes de Jaco, que sao os Lamanitas, os povos do Oriente Medio e os Judeus a quem essas promesas foram feitas como esta explicitamente registrado nos capitulos 20 e 21 de 3 Nefi. E que a igreja esta na direcao completamente oposta de Siao contruido muitos edificios luxuosos, muitos shoppings de luxo e quase uma cidade inteira na Florida para pessoas ricas.

  2. Realmente é um alerta contra o orgulho NEFITA, cada vez ganhamos mais, mais generosos devemos ser e mais benevolentes. Penso que isso é uma vacina contra a arrogância material e insensibilidade espiritual.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.