Mórmons e a Bíblia (Sugestão de Títulos)

Mórmons tem uma relação histórica complexa com a Bíblia. Desde o início do Mormonismo, a Bíblia vem sido utilizada como um texto sagrado, tanto como objeto de devoção, como fonte doutrinárias de crenças.

Não obstante, Joseph Smith introduziu textos que são tão sagrados, se não mais, para Mórmons, que a Bíblia Cristã. Smith também insistiu em incluir, em seus 13 pontos básicos da fé Mórmon (As Regras de Fé), o seguinte qualificador:

“Cremos ser a Bíblia a Palavra de Deus, o quanto seja correta sua tradução…” (PGV, RDF 1)

O próprio Livro de Mórmon condena a Bíblia por haver sido corrompida:

“…aquela grande e abominável igreja que é mais abominável que todas as outras igrejas; pois eis que tiraram do evangelho do Cordeiro muitas partes que são claras e sumamente preciosas; e também muitos convênios do Senhor foram tirados.” (1 Ne 13:26)

Por essas, e por outras, o uso da Bíblia entre Mórmons vem sido parcimoniosa durante os séculos. A minha impressão pessoal, durante os anos de Seminário e Instituto, era que a Bíblia só poderia — ou deveria — ser lida com os guias e manuais da Igreja recheados de correlação e interpretação com e por Autoridades Gerais da Igreja e das outras escrituras modernas. Nunca me senti encorajado a estuda-la por si mesma, aborda-la diretamente com o que ela oferece, ou estuda-la como fonte confiável de eventos históricos ou ensinamentos doutrinários em si.

Pode-se separar o estudo da Bíblia em duas abordagens distintas: 1) A abordagem devocional, e 2) a abordagem acadêmica.  Não há nada de errado com a leitura devocional, que constitui em interpretar passagens com a meta de aplica-las e adapta-las para as questões morais e éticas do dia a dia da vida no século 21. Esta é a leitura que se vê, comumente, nas escolas dominicais e nos cultos religiosos, não só da Igreja SUD, como em quase todas as igrejas Cristãs pelo mundo afora.

A segunda abordagem, a acadêmica, usualmente é relegada às instituições de ensino secular, mesmo em escolas religiosas como as escolas Católicas, Presbiterianas, Metodistas, etc. Infelizmente, ao que me parece, tanto os Institutos de Religião SUD, como os próprios centros universitários Mórmons (e.g., BYU) não tem muito interesse em abordar a Bíblia de uma maneira não-devocional e acadêmica.

É uma escolha válida e que, sem dúvida, tem seus méritos. Não obstante, na minha opinião pessoal, ela priva os SUD acesso a uma riqueza cultural enorme. A primeira vez que eu comecei a estudar a Bíblia (Novo Testamento, na verdade… a Bíblia Hebraica nunca me chamou muita atenção, a parte de um ou dois livros introdutórios), foi como se um novo mundo — que eu achasse que conhecia mas que me era completamente estranho — se abrisse!

Sendo assim, eu estou montando uma série de posts que serviriam de introdução de como se estudar a Bíblia acadêmicamente, ou resumindo os trabalhos acadêmicos de estudos bíblicos para uma audiência leiga (isto é, mais leiga que eu)!

A série deve correr com um ou dois posts por semana por pelo menos um ou dois anos, dependendo do interesse gerado. Eu gostaria de chegar no ponto onde eu posso postar o que estou estudando no momento, e poder debater ideias com outras pessoas que tem interesse em estudar a Bíblia mais a fundo. Pra mim seria ótimo poder por “no papel” o que estou aprendendo, e a troca ajudaria o meu próprio processo de aprendizagem.

Como a audiência para estudos bíblicos é ainda mais ampla que uma audiência estritamente Mórmon, eu espero — torço — que haja interessados vindo de outras tradições e fés para tornar a conversa mais eclética e interessante.

Sendo assim, eu quero ter um título para a série que seja decente, simples, memorável, e convidativo. Nós debatemos as possibilidades, mas sem nenhum consenso, então gostaria de pedir ajuda para o nosso fórum de amigos, leitores, e colaboradores.

Vocês tem interesse em acompanhar uma série assim? De participar numa série assim? E, caso tenham, qual seria o título mais convidativo, mais auto-explanatório, e mais memorável, na sua opinião?

Votem em quantos gostarem, e se não gostarem de nenhum, sugira outro!

7 comentários sobre “Mórmons e a Bíblia (Sugestão de Títulos)

  1. Marcello,

    sou um dos que tem interesse no estudo acadêmico da Bíblia. Tenho um projeto de pesquisa na área de História, sobre o período da monarquia unida (Saul – Davi – Salomão) do Antigo Israel, através de uma abordagem que coloca a Bíblia como uma representação daquela época, sendo o conceito de representação trabalhado sob uma perspectiva da historiografia e teoria da história pós-moderna. Não cheguei a desenvolver esse tema a ponto de ter se tornado uma monografia. Um de meus objetivos para este ano, é o de desenvolver a escrita desse tema com vistas à apresentação da monografia na especialização em História Social aqui em minha cidade. Pretendo também desenvolver posteriormente uma dissertação de Mestrado tendo a Bíblia como fonte.

    • Muito bacana, Jamil. Se quiser ou puder, compartilhe conosco suas ideias sobre a Monarquia Unida.

      Como eu mencionei acima, a Bíblia Hebraica não é o meu ponto principal de interesse — meu foco é mais no Novo Testamento — mas ainda assim leio o artigo ocasional sobre Hipótese Documentária e aqui e acolá de Arqueologia Bíblica.

      Até onde eu sei, Israel Finkelstein et al. demonstraram que as melhores evidências arqueológicas e documentárias apontam para governos tribais no período que você menciona. Qual seria a sua abordagem historiográfica?

  2. irmão Marcelo, apoio seu empenho. Acho que finalmente os “Mormons descobrirão a Bíblia” -claro, de uma perspectiva nunca antes descoberta.

    Gostaria de acompanhar seu excelente raciocínio em prática nesta, que é a mais nobre e lucrativa de se investir nossas mentes e corações.

    Ponhamos nossos corações, mas sobre tudo, ponhamos nosso raciocínio, que deve está ‘treinado para distinguir tanto o certo quanto o errado’, (conforme aconselhou o apóstolo Paulo) na Palavra dos Deuses santos – sim, de Jeová.

    Grande abraço de vosso irmão.

    Wandrey
    Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da internet pela Associação das Testemunhas dos Deuses Santos, mantidos pela Associação Torre de Monitoramento de Bíblias e Tratados do Brasil.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.