Kate Kelly Excomungada

Foto: Salt Lake Tribune

Foto: Salt Lake Tribune

Fundadora do movimento Ordain Women (“Ordene as Mulheres”), Kate Kelly, 33, recebeu ontem (23/06) sua carta de excomunhão. “Eu sinceramente até o ultimo minuto achava que eles fariam a coisa certa”, afirmou. Kate recebeu a notícia por e-mail, em Salt Lake City.

O conselho disciplinar aconteceu na ala Vienna, estado norte-americano da Virgínia, onde Kate vivia, composto pelo bispo Mark Harrison, seu primeiro conselheiro Steve Moffitt e Kent Stevenson, que havia sido membro de um bispado anterior. O atual segundo conselheiro da ala, Lance Walker, recusou-se a participar do conselho.

Kate afirma que, no início de maio, havia solicitado que seus registros (“ficha de membro”) fossem transferidos da sua ala no estado da Virgínia para a cidade de Provo, onde ela e o marido estão vivendo. O pedido não foi atendido.

De acordo com a carta enviada pelo bispo, anunciando o resultado do conselho disciplinar, Kate foi excomungada por “conduta contrária às leis e ordem da igreja”. Kate Kelly, no entanto, afirma sua inocência: “Eu não fiz nada errado”, disse em entrevista.

A excomunhão de Kate Kelly pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está sendo noticiada pelos principais veículos de comunicação dos Estados Unidos e outros países, como o Washington Post, Time, New York Times, Fox, The Guardian e BBC. A Igreja hoje está fazendo o seu maior expurgo desde 1993.

 

49 comentários sobre “Kate Kelly Excomungada

  1. A igreja ta fazendo essas excomunhões para colocar medo nas pessoas ! Imagine se todos os membros mulheres resolvessem fazer o mesmo que ela em relação ao sacerdocio…..a igreja seria obrigada a rever suas doutrinas para ajustar as revindicações!!!Tomara que tenha mais revoltas SUDs

    • A igreja nunca fará nada para impor o medo nas pessoas, você pode ter sua opinião, mas não tente impor isso a igreja, nem pregar isso como se a igreja fosse obrigada a muda sua doutrina por que suas ideias são o melhor pra todos, se o fizer sera excomungado com certeza.

    • penso q a partir do momento q uma igreja começa a fazer alterações para “se ajustar a reivindicações” ela deve deixar deixar de levar o nome de Cristo e passar a levar o nome dos homens. Cristo não se ajustou a sociedade a qual nasceu, simplesmente fez o que o Pai mandou.

      • Vanessa Vargas,
        De fato, Jesus não se ajustou à sociedade em que viveu. Fez o que o Pai mandou: condenou-a por ser sexista, elitista e racista.

      • E diz que na história da igreja (isso da uma boa pesquisa) Joseph Smith ordenava mulheres (podiam abençoar seus filhos) e negros. Quem proibiu isso foi B. Young que parou de ordenar negros prq “teve uma revelação”.
        Ou seja, o machista, racista, e um dos fundadores de Las Vegas não quis e então não deixaram mais. A igreja só vai permitir agora se convir pra ela…

      • a “igreja” mormon fez inumeras mudanças em suas doutrinas.inclusive contradizendo os “profetas” antigos.

    • Não!! Qualquer pessoa que agir dessa maneira será excomungada.Não tentem adequar o evangelho a suas próprias concupiscência mas vocês devem ajustar-se ao evangelho para experimentarem uma verdadeira mudança. Se não quiserem, vão para outro caminho.

  2. É muito triste, mas se ela não fosse excomungada seria muito injusto, pois ela vai contra ensinamentos da igreja. O que ela organizou na conferência do sacerdócio foi lamentável. Vamos orar para que ela possa refletir e se arrepender.

    • Concordo contigo Marcel, infelizmente o caso dela chegou a esse ponto, mas eu achava que excomunhão fosse um caso de conselho disciplinar feito pela estaca e não no bispado, penso que ela deve ter sido desassociada pois ao meu ver ela não cometeu pecado grave para merecer esse destino penso que a primeira presidência ṕoderia rever o caso, por mais errado que seja o pensamento dela ainda assim o Senhor esta disposto a perdoar. Não sejamos nos os julgadores de nossa irmã.

      • O Bispado não pode excomungar ela, tem algo errado na informação, só o conselho de estaca pode faze-lo, a estaca deve ter chegado a decisão.
        Mas o que ela fez ´[e errado, a igreja não é uma democracia e deixaria de ser verdadeira se mudasse pra se adaptar a vontade das pessoas.

      • Ledo engano, meus irmãos, parece que conhecem pouco dos assuntos administrativos SUD pelos comentários.

        Excomunhão por estaca apenas para portadores do Sacerdócio Maior (leia-se Melquisedeque), informem-se um pouco mais. Basta dar uma olhada no Manual Geral vol 1 (sim, aquele que não deixam os ‘membros comuns’ terem acesso… até eu que estou no bispado há mais de 2 anos estou mendigando para me passarem um exemplar e o que me dizem é que resgate de quem o tinha antes… e o pior é que apenas o presidente da estaca pode pedir exemplares adicionais).
        Penso que em alguns casos o MG é mais sagrado que as próprias escrituras pela modo como o veneram.

        O bispado pode sim efetuar excomunhões de mulheres e até jovens ou membros não investidos (estes últimos casos são raros, tem até bispado que não sabe disso).

      • Obrigado, Gerson, pelo esclarecimento. Supondo que com um maior número de participantes, há maior possibilidade de um julgamento mais correto, temos aqui mais uma diferença de tratamento que coloca a mulher numa posição mais vulnerável.

      • Nao eh de agora que esta mulher esta causando,. Eu confio no julgamento da igreja, ela foi chamada varias vezes e mesmo assim continuou a arrastar as mulheres para suas ideias de serem ordenadas ao sacerdocio. Eu estava em Salt Lake na conferencia de out. 2013 e vi pela tv a manifestacao delas _ de assistirem a sessao do sacerdocio _ privilegio dos maridos, pais, filhos, tios, avos etc…. Foi a primeira vez que a igreja permitiu que a sessao fosse transmitida on line ao vivo por causa delas, mas a igreja manteve sua postura e nao permitiu que nenhuma mulher entrasse no recinto.

    • Eu não simpatizo com a proposta de ordenar mulheres a ofícios do sacerdócio. Mas noto que não há uma proibição na doutrina sud para que isso possa acontecer. A ordenação exclusivamente masculina é uma tradição e não uma doutrina propriamente dita. Dessa forma, não considero que a Kate Kelly estivesse se opondo aos ensinamentos da Igreja. Ironicamente, a Igreja vai contra o ensinamento de Joseph Smith de não julgar uma pessoa por erros doutrinários.

      Em abril, eu estava lá, do lado de fora do Tabernáculo, vendo as mulheres pedindo – uma por uma – para entrar na sessão do sacerdócio. Não foi um protesto. Não foi nada ofensivo. E lembremos que qualquer homem pode entrar na sessão – inclusive não sendo portador do sacerdócio ou sequer membro da Igreja.

      A Igreja poderia ter encontrado uma forma mais saudável de tratar o assunto. Uma igreja tão preocupada com sua imagem pública poderia, ao menos, ter a delicadeza de não se mostrar como uma instituição vingativa contra seus próprios membros.

      • A igreja ter tomado uma decisão tão impopular, para mim, é prova maior de que mais do que a imagem pública, a liderança está preocupada em defender sua doutrina, mantendo-a firme e consistente. É um ato extremamente corajoso.

        Não tenho nada contra a ordenação de mulheres. Não tenho nada contra isso ser questionado. Mas no momento em que a autoridade eclesiástica diz que não é o momento, acredito que isso reflete a vontade de Deus. Não fosse assim, melhor seria banir a revelação de nossa doutrina.

        Respeito a causa. Respeito estas mulheres. Tenho grandes amigas no movimento. Mas aprendi que o Senhor muda as coisas a seu tempo. Que Ele tem representantes aqui na terra autorizados para isso. E que o tempo Dele não é o nosso tempo. Sei também que Ele ouve os firmes desejos dos justos e aprecia a obediência aos seus servos. Penso que melhor seria que elas permanecessem em vigília e oração, submetendo-se humildemente à vontade de Deus mesmo que contrária à sua própria.

        Se daqui a dez, trinta, cinco anos ou nunca as mulheres forem autorizadas a portar o Sacerdócio não terá sido por causa deste movimento que servirá apenas como referência histórica.

        O maior problema que vejo é que se Kate Kelly tem tanta dificuldade em aceitar a posição da igreja sobre a ordenação ao Sacerdócio, dificilmente aceitará a decisão do Conselho e terá que colocar toda sua fé na doutrina em questionamento. Espero que não aconteça.

      • Desde quando não se importar com imagem pública prova alguma coisa sobre a Igreja SUD?

        E outra, acabamos de ler e há artigos sobre isso que esse negócio de mulher não ter sacerdócio não é doutrina.

        E sim, as irmãs não precisam do sacerdócio, e provavelmente muitas nem iriam querer ser ordenadas, como já ocorre com missões de tempo integral (onde os rapazes são ‘obrigados’ a irem e as moças sequer recebiam algum convite ou sugestão dessa opção).

        Agora, dizer que ela estava errada em sua busca ou que causava problema e transtorno à Igreja não está mais longe da verdade do que outros pontos.

        E sim, esses ‘conselhos de amor’ como amplamente divulgaram na mídia, e sempre ouvi nesses mais de 20 anos, não são ‘tão de amor assim’… só quando convém. E falo com propriedade, dos muitos conselhos que já participei ou tive algum contato, poucos realmente se importavam com a alma do julgado, estavam mais pra ‘lavar mãos’ ou ‘castigar o ofensor’. E nos poucos amorosos conselhos que vi, era porque a pessoa tinha alguma relação íntima com alguém da liderança ou algum tipo de laço mais fraterno.

      • Sou membro 35 anos de um pouco de quase tudo já vi ou estive próximo de casos muitos polêmicos; porém não se pode negar a legalidade da autoridade de um bispo mesmo embora a decisão seja tomada de forma arbitraria e sem discernimento, Ela pode recorrer a Estaca e a Primeira Presidência, onde até casos de assassinatos e outros crimes são revistos pelo profeta e presidentes de missão.
        Algumas atitudes são isoladas e nem chegam ao verdadeiro conhecimento do Profeta, já vi pessoas serem acusadas de calunias contra seus lideres sem ao menos proferirem uma só palavra e passarem por conselhos e ser punidas. Tb temos uma situação só no Brasil DE MAIS DE 300 bispos fora da igreja e terem passado por excomunhão vitimas de sua próprias racionalização e ter cometido suas injustiças em algum momento e seu embolo balançou.

        Isto não afeta a igreja e sim a salvação e exaltação de tal líder que não passará por despercebido pelo Senhor. Pois ninguém é capaz de mudar a sã doutrina da igreja, mesmo com seu fervente desejo não é possível, como não foi possível desde o principio da restauração por parte de alguns apóstatas.

        Agora por falta de conhecimento e preparação por milhares, a mulher ela é beneficiada com o sacerdócio desde a fundação do mundo e a ela é conferido espiritualmente na suas virtudes como Mãe, conselheira, adjuntora, o poder de conceber a vida de ser rainha e herdar todas as coisas. A mulher ñ precisa do sacerdócio para alcançar milagres e bênçãos, ela por natureza é sensitiva, tem dons naturais espirituais que o homem não tem e tem que buscar. A mulher já vem com um kit completo, basta desenvolver e ter discernimento, .

        O Sacerdócio é mais do ponto de vista administrativo, Eclesiastes , por uma ordem patriarcal desde adão, somos como homens grosseiros e obstinados em relação a mulher e precisamos do sacerdócio para aperfeiçoar-nos e constituir uma família e ser selados por toda eternidade.

        A fé de muitas mulheres vale mais de que 10 homens, como efeito de bênçãos e milagres sem imposição das mãos do homem .

        As mulheres já são lideres natas nas organizações da igreja e são mais fieis sem seus chamados do que nós os homens e terão sua garantia no milênio.

        O que nós vemos nas reuniões do sacerdócio elas veem na soc- soc , o que nós vemos a mais nas conferencias do sacerdócio são os puxão de orelha e advertência por não fazer nosso trabalho de visitas, reativação e na falta de cumprimento de nosso chamado , nada excepcional, onde as mulheres por ser fieis não precisam disso. ok

    • Realmente, quem sou eu pra julgar? Quero me desculpar, realmente agi de forma errada, mas então também não devemos julgar ambos os lados, já que não estávamos na reunião e não sabemos tudo a respeito do assunto. Eu ia falar algumas coisas sobre a irmã mas é melhor me calar, pois não vi com meus próprios olhos, mas temos amigos em comum e ela não é bem assim como quer passar. Mas não vou entrar no assunto, isso não é da minha alçada.

  3. Nota-se que ela não quis participar do conselho, nem por video conferência, sem aceitou a opção de remarcar o conselho.
    Ela pode apelar da decisão, se ela realmente entende que houve injustiça deveria fazê-lo.

    • Levando em conta o tremendo desgaste emocional envolvido, acho que podemos imaginar váriso motivos justos pelos quais uma pessoa não queira participar do seu conselho disciplinar.

      E não esqueçamos que ela foi sacaneada com a retenção da sua ficha de membro, após ter se mudado para outro estado. Artimanha sacerdotal explícita.

  4. EU sei! : A Igreja de Jesus Cristo dos santos dos Últimos Dias é verdadeira e tudo o que aprendemos lá, todas as instruções que recebemos de lá são feitas por inspiração e por homens fiéis e dignos que buscam O PAI CELESTIAL em oração e nos instruem segundo a vontade do PAI , acredito fielmente que tudo na Igreja é de acordo com a vontade do PA i.

    A meu ver, já está tudo organizado , só devemos nos esforçar e ter fé para obedecer e buscar compreensão. Em A igreja de Jesus Cristo, não existe mistérios ou segredos, mas sim, leis que existem para nos proteger, se as seguirmos. Tudo na Igreja funciona em sua perfeita ordem. Fico bem triste ao saber que depois de tudo… com todo o legado que temos, algumas pessoas se deixam cegar não sei por qual motivo e acabam caindo em apostasia. Acredito que tudo isso vai ser resolvido com sabedoria. boa noite à todos!

    • M. Rubia,

      nossa crença na origem divina da igreja não deveria nos impedir de ver os problemas que existem entre nós. Cristo, o homem perfeito, não está administrando a sua ala ou escrevendo manuais ou decidindo o orçamento da igreja ou dando a aula da Organização das Moças.

      Precisamos ter cuidado com esse culto à igreja. Não há perfeição na igreja, nem em seus líderes. Acreditar que uma instituição seja perfeita e seus líderes, infalíveis é uma forma de idolatria que nos afasta do verdadeiro evangelho. O que disse Joseph Smith sobre esse tipo de obediência?

  5. Meu mais profundo descontentamento! que triste imaginar, que a igreja que leva o nome de cristo e se gaba, de ser a “única igreja verdadeira e viva sobre a terra” tenha permitido que tal atitude COVARDE !!!tenha sido aplicada contra uma de suas filhas.
    Absurdo ! é a capacidade da maioria dos membros aceitarem que tal atitude venha de Deus, absurdo é como santos dos últimos dias acreditarmos que dentro de uma sociedade rica em informação e conhecimento as pessoas sejam obrigadas a não exporem suas idéias e não terem liberdade de pensamento, absurdo uma mulher digna, missionária retornada esposa e mãe ser humilhada e exposta desta maneira pela religião que ama. É revoltante e triste que tal atitude tenha sido tomada pelos servos “humildes e fieis de Deus” .Acredito sinceramente que se um homem tenta calar ou impedir outro ser humano de pensar ou agir sadiamente, obrigando o mesmo a neutralizar ou invalidar sua própria capacidade mental de articular idéias (capacidade esta dada pelo próprio criador), tal homem serve unicamente a si mesmo, logo seu mestre é o Diabo e não Deus !

    • “Quereis vós também retirar-vos?” – (João 6:67)

      Richard se isto te escandaliza, faço das minhas as palavras de Cristo, quando o seus ensinamentos passaram a ser considerados duros para aqueles que os ouviam.

      O propósito de uma excomunhão ou desassociação é “preservar o bom nome da igreja e salvar a alma do transgressor”,o que o ex-membro faz depois da decisão do conselho é determinante para o seu arrependimento e retorno a igreja. Afinal a excomunhão não é uma ‘punição’ definitiva.

      PS:Corrijam-me se eu estiver enganado com os trechos no manual que dizem o contrário.

    • Sou membro 35 anos de um pouco de quase tudo já vi ou estive próximo de casos muitos polêmicos; porém não se pode negar a legalidade da autoridade de um bispo mesmo embora a decisão seja tomada de forma arbitraria e sem discernimento, Ela pode recorrer a Estaca e a Primeira Presidência, onde até casos de assassinatos e outros crimes são revistos pelo profeta e presidentes de missão.
      Algumas atitudes são isoladas e nem chegam ao verdadeiro conhecimento do Profeta, já vi pessoas serem acusadas de calunias contra seus lideres sem ao menos proferirem uma só palavra e passarem por conselhos e ser punidas. Tb temos uma situação só no Brasil DE MAIS DE 300 bispos fora da igreja e terem passado por excomunhão vitimas de sua próprias racionalização e ter cometido suas injustiças em algum momento e seu embolo balançou.

      Isto não afeta a igreja e sim a salvação e exaltação de tal líder que não passará por despercebido pelo Senhor. Pois ninguém é capaz de mudar a sã doutrina da igreja, mesmo com seu fervente desejo não é possível, como não foi possível desde o principio da restauração por parte de alguns apóstatas.

      Agora por falta de conhecimento e preparação por milhares, a mulher ela é beneficiada com o sacerdócio desde a fundação do mundo e a ela é conferido espiritualmente na suas virtudes como Mãe, conselheira, adjuntora, o poder de conceber a vida de ser rainha e herdar todas as coisas. A mulher ñ precisa do sacerdócio para alcançar milagres e bênçãos, ela por natureza é sensitiva, tem dons naturais espirituais que o homem não tem e tem que buscar. A mulher já vem com um kit completo, basta desenvolver e ter discernimento, .

      O Sacerdócio é mais do ponto de vista administrativo, Eclesiastes , por uma ordem patriarcal desde adão, somos como homens grosseiros e obstinados em relação a mulher e precisamos do sacerdócio para aperfeiçoar-nos e constituir uma família e ser selados por toda eternidade.

      A fé de muitas mulheres vale mais de que 10 homens, como efeito de bênçãos e milagres sem imposição das mãos do homem .

      As mulheres já são lideres natas nas organizações da igreja e são mais fieis sem seus chamados do que nós os homens e terão sua garantia no milênio.

      O que nós vemos nas reuniões do sacerdócio elas veem na soc- soc , o que nós vemos a mais nas conferencias do sacerdócio são os puxão de orelha e advertência por não fazer nosso trabalho de visitas, reativação e na falta de cumprimento de nosso chamado , nada excepcional, onde as mulheres por ser fieis não precisam disso. ok

      Na igreja primitiva os apóstolos tinham sua peculiaridades, onde Pedro tinha aversão aos samaritanos e gentis que se negava ensinar o Evangelho e entre eles e as igreja de Efésio e Corintos tinha divergência e disputas, onde uns era de Paulo e outros de Pedro.

  6. Eu particularmente não concordo que as mulheres possam receber o sacerdócio… Porém conhecendo como a liderança da Igreja age com “amor”, acredito que não tiveram a menor consideração por seus argumentos, e acredito que foi tratada com prepotência, muitos líderes da Igreja aspiram por cargos somente para engradecer seus egos, não levando em conta os sentimentos das pessoas, agindo de forma arrogante, tudo muito diferente do que Cristo ensinou, Cristo chamou as pessoas para servirem o próximo, não para que os egos das mesmas fossem enaltecidos, acredito então que Kate Kelly teve o pior tratamento possível, coisa que costuma ser regra na Igreja.

  7. “quem comigo não ajunta espalha…” e ainda bem que ela não foi morna e sim quente (pra outros fria), o importante é decidirmos de que lado vamos ficar, devemos escolher rápido, eu prefiro viver o estranho ato que Jesus fala em D&C. Amo tudo isso… eu achava essa Igreja muito paradinha… agora tá ficando melhor… Quero ver quem vai ter coragem no futuro de defender sua fé. Bjs.

    • Você acredita piamente nessa ladainha de que essa é a única “Igreja verdadeira”, fazer o que não??? E você já condenou Kate Kelly e outros que postam neste site, as trevas exteriores não é verdade… Jesus responde a esse tipo de atitude…” Porém muitos que são os primeiros serão os últimos, e muitos que são os últimos serão os primeiros”… E para fechar temos a parábola de Jesus sobre o fariseu no templo, que se achava superior aos outros, e dizia que não era pecador como os outros homens…

      • Já mais condenaria kate kelly, é fico triste por falta de entendimento e compreensão pelas duas parte, são coisas que se tem que superar da melhor forma ;e a atitude de um único líder não descaracteriza veracidade da igreja , assim como Pedro que negou a Cristo por três vezes, e seus apóstolos que o abandonaram em todo o trajeto para crucificação e Paulo como matador e assassino e perseguidor dos santos, fez derramar muito sangue inocente, Cristo com todo seu poder e autoridade não evitou a prisão de João Batista e não evitou ou interferiu na decapitação de João Batista, Cristo não interferiu no suicídio de judas , não interferiu nas decisões grosseiras e discriminatória dos judeus de onde ELE vem por linhagem de Davi e mesmo assim tem eles como o seu povo escolhido. Cristo não interferiu nas decisões judaicas de expulsar ou ( excomungar) os mais fracos de suas sinagogas. Cristo não interferiu na vontade do seu próprio povo escolhido por ELE, das descriminações sociais, políticas, culturais e religiosas dos samaritanos e outros povos e a mesma atitude discriminatória dos seus próprios apóstolos em relação aos samaritanos e outros povos, não interferiu as brigas internas e disputas entre as igrejas que se dividiam por preferências a certos lideres sendo uns de Paulo, outros de Pedro e etc.

        Nem diante toda essas situações, os seus apóstolos se caracterizavam como hipócritas, sem autoridade, sem poder e sem que fossem chamados por Jesus Cristo constituindo a organização da igreja de Cristo; esses fatos não caracterizava como uma farsa religiosa.

        O exercício do livre arbítrio em qualquer dimensão do universo nesta vida ou na próxima faz parte da lei de ação e reação, do progresso e evolução espiritual. Até satanás na presença de Deus teve seu arbitro , sendo o mesmo antes desta vida uma luz.

        Aqueles que consideraram Cristo como uma farsa e seus apóstolos foram os próprios apóstatas judeus, que consideravam como uma seita , seita de Cristo.

        Se negas as trevas exteriores não conhecemos a nós mesmos que estamos imbuídos internamente delas pela cegueira e dureza de coração e onde exteriorizamos isso através de nossos conceitos invertidos e literalmente trevas exteriores existem e se quiseres conhecê-la e se tiveres disposta a suporta-la, te direi como conseguir e como encontra o suplício.

        A vida não vai muito bem com problemas de relacionamento, familiar, desemprego, doenças, uma decepção, expectativas frustrada, ofensas não perdoadas, sentimentos de inveja, ódio, raiva, rancor, pessoas da família com depressão, melancolia, angustias e vícios na família nos levam a falta de equilíbrio e percepções, assim como neuroses, psicose, orgulho, luxuria, tira as nossas percepções espirituais e desequilíbrio emocional. a síndrome do medo, insegurança, ciúme tudo faz parte de um grande cardápio das ilusões como as obsessões.

        Pouco em maior ou menor grau todos nós temos alguma coisa deste tipo e o pior cego e doente é aquele que não quer ver.( tb, faço parte disso) mas sou consciente buscando minha perfeição e cura.

        As pessoas são nervosas, ataca tudo e todos sem equilíbrio e ética. Tudo incomoda e tudo perturba até ser tomado por insônia , pesadelos e desequilíbrio hormonal, dores de cabeça constante, queremos exercer o papel de justiceiros desequilibrados.

      • Demetrius, não entendi o que você escreveu… Muito hermético e empolado, principalmente a parte final do mesmo… Sobre a veracidade da Igreja, eu particularmente não acredito nisso, não acredito que haja uma instituição religiosa mais verdadeira que a outra, também não acredito que existam pretensos apóstolos hoje em dia, por estudar a história e a história da Igreja aprofundadamente e não de forma superficial, eu posso dizer com certeza absoluta, que Cristo não fundou nenhuma Igreja nos moldes, por exemplo, da Igreja Católica e Sud, sim ele fundou sua “congregação”, para estar mais de acordo com o aramaico ou hebraico, porém isso não quer dizer nada mais do que um ajuntamento de pessoas e não uma instituição, com templos bem elaborados e suas conveniências políticas e eclesiásticas e seus rendimentos, estudando a história podemos ver que o desenvolvimento Igreja-Instituição e clero organizado mais assalariado, ou que recebam glórias e rendimentos dos fiéis, nada mais é, do que uma criação pós Constantiniana e Nicena, que se criou não por real interesse em matéria de fé, porém para favorecer interesses políticos e de poder, tanto por parte do império romano, como do clero que estava se formando, e o que a Igreja Sud faz nada mais é do que uma cópia exata do sistema católico que sempre existiu, para mim nada mais longe da realidade dos ensinos de Jesus, Jesus não deu nenhuma autorização para o surgimento de instituições clericalizadas, aliás se opôs a elas, como vemos nas escrituras, através de sua oposição aos fariseus e clero do templo judaico… Apóstolo, que não significa nada mais do que ἀπόστολος, apóstolos, enviados, no grego, não é símbolo de proeminência de um grupo privilegiado sobre os fiéis, ou de uma autoridade verticalizada, onde todos devem aceitar e se calar, mas sim aqueles que devem ir e pregar a salvação, somente isso, coisa que eu acredito que os auto-proclamados apóstolos Sud não fazem, porque se assim o fizessem, iriam pelo mundo e pregariam, mesmo correndo risco de vida, como os apóstolos dos dias de Jesus faziam, não eram “apóstolos” de gabinete e com uma vida mansa. Sobre as Trevas Exteriores, assunto interessante para ser abordado a partir de uma análise dos termos originais em hebraico e grego, tanto da palavra Sheol e Hades… Porém em qualquer estudo sério sobre tais termos, não significam nem por um momento o que você parece afirmar, misturando doenças psicológicas e físicas, mais problemas que ocorram na vida de qualquer pessoa normal, que vive neste mundo, posso estar enganado, porém sua observação sobre este tema foge da própria visão Sud tradicional, e está mais para uma visão Neo-pentecostal das coisas, “a la Universal”… Agora as pessoas que acreditem no que quiserem, mesmo que não tenha nenhum embasamento histórico válido, e também seja filosoficamente duvidoso.

      • Precisamos olhas as coisas do ponto de vista espiritual e não egocêntrica,material e filosófica; e o que se define por veracidade dos fatos, são as experiências vividas espiritualmente e poder contemplar a natureza divina delas , não com os olhos carnais, nem sensuais e muito menos com uma mente diabólica voltada para as discórdias e autocriticas.

        As percepções com os olhos espirituais estão disponíveis á todos de boa intenção, despojados do orgulho , soberba , narcisismo, luxuria e inveja ou querer tomar por verdade seus próprios conceitos e uma filosofia materialista.

        Temos que ter uma mente multifocal de todas as coisas e não restrita, isso só é possível com sua evolução espiritual com base nas virtudes , princípios e preceitos espirituais, Toda filosofia que surgiu desde a idade media são fundadas no materialismo e com uma ciência teomanica e cheia de soberba.

        Tudo surge e brota primeiramente no espírito, até mesmo as doenças ou enfermidades do espírito como o ceticismo, a rebeldia e os sentimentos negativos, e tudo somatiza- se no psíquico e reflete sobre a personalidade, caráter e trazer o bloqueio e retardo da fé e sua evolução espiritual.

        Conhece-te a ti mesmo, primeiramente em teu intimo , faça uma varredura de seus conceitos filosóficos, materialista e veja os vírus que corroem sua alma através de percepções invertidas.

        As pessoas as vezes querem chamar a atenção pra si mesmos , e viver de alimentar o seu ego com plateia com seu narcisismo. Agem intelectualmente como crianças espiritualmente.

        o quis retratar na anterior era analise a si mesmo e sua própria vida intima e familiar e seu progresso espiritual.

        A saber, o mudo desde que é mundo, sempre viveu como uma instituição e organização, uma vez que é o mesmo que um grupo de pessoas a um bem comum , como a família , as sinagogas, congregações, os grupos políticos, as escolas dos sábios e religiosos.

        A saber que, nossos lideres não são remunerados por suas atividades , o que lhe falta mas esclarecimentos.

        E se Cristo não instituiu nada como verdade como organização, deixou toda a humanidade em plena confusão e a deriva sem principio e sem fim. Seria um Deus que estabeleceu a confusão? A desordem? Sem leis e sem princípios e sem disciplina, sem ordem, sem organização, sem planejamento?

        O meu testemunho veio em contemplar literalmente muitas das coisas além dessa matéria , literalmente falando través do véu do sacerdócio e contemplar pessoas semimortas ressurgirem e grandes milagres de vida. Que vai além da do entendimento da ciência convencional e quântica e da própria Metafísica.

        Agora as pessoas querem ditar como fosse o próprio Deus, e querem viver dentro das promiscuidade espiritual vivendo só pela matéria e indisciplina moral, ética e dentro de seus próprios preceitos e governarem a si mesma como instituição.

        Quem não tem a capacidade de viver experiências divinas e sagradas não tem a capacidade de contestações por aquilo que não viu, não sentiu e não viveu e só se alimenta de filosofias humanas.

        Sei pela plenitude do meu Espírito que Cristo vive e ELE é o Filho de Deus e que Expiou por nossos pecados e Restaurou A Plenitude de seu Evangelho Através do Profeta Joseph Smth.

  8. Exatamente como eu penso. O problema não é questionar. O que ela fez foi muito além. Gostei muito do comunicado.

    Comunicado da Primeira Presidencia em relacao aos ultimos acontecimentos:
    ” No plano de Deus para a felicidade e progresso eterno de Seus filhos, as bênçãos do Seu sacerdócio estão igualmente disponíveis para homens e mulheres. Apenas os homens são ordenados para servir em ofícios do sacerdócio. Todo o serviço na Igreja tem igual mérito aos olhos de Deus. Expressamos profunda gratidão pelos milhões de santos dos últimos dias homens e mulheres que servem de bom grado e de forma eficaz a Deus e Seus filhos. Por causa de sua fé e serviço, eles descobriram que a Igreja é um lugar de alimento espiritual e crescimento.
    Entendemos que ao longo do tempo os membros da Igreja terão perguntas sobre a doutrina da Igreja, história ou prática. Os membros são sempre livres para fazer essas perguntas e buscar uma maior compreensão. Sentimos especial preocupação, no entanto, com os membros que se afastam da doutrina ou prática da Igreja e, militando e encorajando outros a segui-los.
    Apenas fazer perguntas nunca constituiu apostasia. Apostasia acontece quando se está agindo repetidamente de forma clara, aberta e deliberada em oposição pública à Igreja ou seus líderes fiéis, ou persistindo, depois de receber conselho, ensinando doutrinas falsas. ”
    – Conselho de A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
    https://www.lds.org/prophets-and-apostles/june-first-presidency-statement?lang=eng&cid=facebook-shared

  9. A Igreja trabalha por meio de revelação de cima e não de baixo, os problemas que existem nas lideranças locais, como administração de orçamentos, organizações auxiliares, quóruns etc, ficam a cargo dos líderes resolverem, os membros da Igreja devem olhar para os princípios e convênios e segui-los da melhor forma possível, o Presidente Wilford Woodrof ensinou que o Senhor jamais chamará líderes que desencaminharão a obra dele aqui na terra, ou seja, o Salvador Jesus Cristo dirige Sua Igreja, por meio dos Profetas modernos.

    Creio que Antônio Trevisan Teixeira e outros que apoiam tamanha apostasia na Igreja, devem passar por conselho disciplinar, se já não passaram e estão passando, se fossem de minha ala eu os indicaria, pois faço parte do Bispado da Ala,a Excomunhão é necessária para proteger outros membros da igreja da apostasia.

    • Dennys,

      é complicado tomar a afirmação de Wilford Woodruff fora do seu contexto, para pregar a infabilidade papal das autoridades gerais. Woodruff pretendia proteger a Igreja sud, dando um fim oficial à pratica do casamento plural, enquanto a prática era continuada de forma não-oficial e secreta. Entre 1890 e a década de 1930, o Manifesto não significava o que significa hoje. O tema é complexo e podemos discuti-lo no tópico adequado.

      Sua posição como membro de um bispado é irrelevante neste debate. Quem dera ela lhe desse uma melhor compreensão da doutrina ou da história mórmons, não? Imaginar que ela serve como credencial ou dá mais respaldo à sua opinião apenas sugere – lamento dizer – certa imaturidade (especialmente quando não é a primeira vez que você a menciona neste blog).

      Sua opinião sobre a necessidade de um conselho disciplinar para mim é igualmente irrelevante neste blog (e na sua alardeada condição de líder, é leviana e irresponsável). Sugiro que leia a nossa Política de Comentários, a qual pede que os leitores falem sobre princípios e não personalidades, sobre textos e não seus autores. Seu comentário só está sendo publicado para fins pedagógicos, pois é infelizmente um exemplo de completa confusão sobre as relações entre autoridade, crença e liberdade de expressão.

      Questione-se ao menos se realmente entende o que eu apoio ou não apoio.

      Forte abraço!

      • Olá irmão Trevisan, gostaria de manifestar meu apoio á irmã Kate e a vc , que são membros que nos fazem refletir mais e melhor…Todo membro desprovido de más e secretas intenções deve merecer atenção, pois a luz e inteligencia se manifesta em várias formas e conteúdos,vamos reter o que é bom!Essa amada irmã demonstra uma visão interessante e digna de atenção,ponto final! O modo como se transmite essa visão e a propaga é algo aberto ao trabalho do adversário(diabo), lembremos que nos conselhos dos céus ouve um debate caloroso e ouve uma excomunhão lá! Porque? A Idéia não era tão ruim e fazia sentido! Mas felizmente o reino de Deus não é dividido com eternas oposições internas! A submissão é algo para se preservar a paz! Levantar um exercito de 200 ou 300 mulheres afim de impor um ponto de vista é muito mais do que colocar uma idéia na pauta de debate de modo discreto e sereno.Irmã Kate tomou sobre si uma liderança não autorizada por Deus, ela deu vozes de comando e organização a um grupo ir contra as normas vigentes de uma organização que ela sabe que é o Reino de Deus na terra.Apesar receber conselhos de mostrar sua visão de forma discreta , preferiu impor um outro plano “melhor”.Será que ela levará 1/3 das mulheres SUD ?

    • Parabéns pelo seu comentário, porem temos que saber separa o nosso radicalismo ditador e a visão dos olhos carnais das coisas espirituais e agir como Cristo agiria – Saiba que Pedro e os discípulos queriam arrancar o joio , Pedro ainda não compreendendo a expiação desejou que Cristo não morresse e Cristo declarou: Sai-te satanás… Pedro e Tiago queriam usar o sacerdócio para destruir um povo iníquo de uma cidade que Cristo tinha delegado para que eles fossem averiguar, eles queriam fazer descer fogo sobre a cidade e foram repreendidos por Cristo em sua atitude.

      Até a atitude de Pedro ter cortado a orelha do soldado e foi repreendido por Cristo, ELE como juiz de Israel literalmente cumpriu seu ministério no sacerdócio sem condenar ninguém, até o ladrão ofereceu o paraíso.

      o Profeta Kimball no seu livro milagre do Perdão declara: que os bajuladores não herdaram o reino celestial. Por maior amor que temos pelo evangelho e proteger não podemos usar a espada como Pedro ; esse reino é como uma grande pedra que rolará e esmagará todos os reinos de babilônia, essa pedra rolará e esmagará por si só sem mãos humana.

      Cristo sabe defender o seu reino aqui na terra, porem somos comissionados a exercer o perdão, misericórdia , exercer empatia, somo comissionados a exercer esses poderes do sacerdócio amor ao próximo, serviços , misericórdia, empatia e auxiliar nas aflições.

      Cristo nunca agiu com autoritarismo e sim com autoridade e poder do perdão e misericórdia e justiça.

      Qual a interpretação que damos de Apostasia ?

      Quem pode alterar qual quer doutrina na igreja? Ninguém, só o profeta por revelação; qualquer pessoa que tenha a intenção de faze-lo se frustrará, e nenhuma pessoa é um risco para qualquer alteração nem Martins Haires que perdeu os escritos do livro de Mórmon e nem satanás tem esse poder, pode influência os fracos mas se frustrará, sem precisar de excomunhão.

      Apostazia cometemos todos os dias como Servos comissionados, n]ao fazemos nossas visitas, não frequentamos o templo regularmente, não honramos o nosso chamado, não honramos o convênio do templo da lei de consagração e somos muitas vezes membros presentes inativos, não lemos regulamente as escrituras, não fazemos projeto de serviço e muitas vezes queremos pousar como verdadeiros e chamamos isso só de imperfeição fechando os olhos para a escuridão interior.

      Ensinamentos, de conceitos próprios nas reuniões e discursos e aulas e distorções e pequenas apostasias são cometidas todos os dias.

      Só São essas minhas considerações, que temos que ter cautela na ora de apontar.

      Abraço.

      • O Salvador também ensinou que não devemos contender por causa dos pontos da Doutrina Dele, a ideia que quero passar em todos os casos é a de que não há a mínima necessidade de ficarem questionando uma decisão de um conselho disciplinar da Igreja. E que precisamos nos esforçar todos nós para que não possamos cair na armadilha de questionar a liderança da Igreja, ou querer saber o quanto ganha um Apóstolo, sobre como é administrado o dinheiro e as propriedades da Igreja, e etc. Acredito que essas coisas não são inspiradas por Deus. É normal ter perguntas e dúvidas, mas precisamos buscar as respostas na fonte certa. Muitas coisas erradas nas lideranças locais da Igreja acontecem, isso é um fato, porém, cabem ao Senhor e às pessoas que têm as chaves para administrar cada caso.

        Sobre punição, acredito que a Igreja nem os líderes não punem ninguém, o nome é claro “conselho disciplinar”e “ação disciplinar” com o intuito de ajudar o indivíduo a voltar ao caminho certo se ele (a) for humilde para fazê-lo.

    • Dennys sugiro que vc estude mais sobre a historia da igreja porque me parece que vc tem apenas um conhecimento basico da doutrina e da historia da Igreja. Percebo seu zelo pelo nome da Igreja o que e algo louvavel, porem para defender melhor o evangelho e preciso conhecer melhor a doutrina. A maior apostasia esta acontecendo dentro da Igreja (de cima pra baixo) No Livro de Mormon existe ampla evidencia de profecias indicando uma eventual apostasia dentro da Igreja, Doutrina e convenios tambem prediz um eventual afastemento coletivo da verdade nos ultimos dias entre os gentios dentro e fora da Igreja. Profecias dos Profetas no Livro de Mormon indicam que serao os Lamanitas dos Ultimos dias e nao os gentios que construirao a Nova Jerusalem. Mas tarde eu te passo varias escrituras para vc ponderar. Abracos!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s