A pedra e a vidraça

stoneAs fotos de uma das pedras de vidente usadas por Joseph Smith divulgadas pela Igreja ontem estão gerando reações variadas. Há aqueles que expressam o prazer da descoberta ou o alívio de verem a informação divulgada mais amplamente. As reações mais visíveis, porém, são de deboche (por parte de críticos rasos) e medo (por parte de crentes rasos). Reações infelizmente bastante previsíveis.

Por que muitos santos dos últimos dias sentem medo? Fazendo de Joseph Smith uma Autoridade Geral engravatada e/ou fazendo de Deus um mórmon ortodoxo, muitos parecem sentir uma ameaça na pedra marrom. Talvez ela não pareça especial o suficiente. Talvez seja trabalhoso demais reimaginar uma narrativa. Talvez pensem que ela será jogada contra sua vidraça.

Muitos mórmons têm uma postura altamente defensiva, reagindo a ataques reais e imaginários. Não é raro ouvir que determinado tema não deva ser discutido porque os não-membros não entenderão. Ou os membros novos da Igreja se afastarão. Ou os anti-mórmons ganharão mais munição. Esse tipo de pensamento, creio, apenas esconde o preconceito dos próprios mórmons e suas expectativas sobre o mormonismo.

O historiador mórmon Richard Bushman comenta:

Por que então a foto de uma pedra rajada marrom nos incomoda? Acho que porque cruza uma divisão que tínhamos entre religião e superstição. Sabíamos sobre o anjo e o Urim e Tumim por tempo o suficiente  para assimilá-los em uma religião respeitável. Esses são os caminhos de Deus. Do outro lado da divisão estão bruxaria e encantamentos e cartas de tarô.  Essas são superstições tolas em que o inculto acredita. Não queremos nada disso.

O medo irá prevalecer a ponto de impedir que informações históricas reconhecidas ontem cheguem no cotidiano da Igreja? Eu vejo dois cenários possíveis:

  1. A informação de que Joseph Smith utilizou uma pedra como instrumento revelatório virá a ser popularizada entre os membros da Igreja SUD nos próximos anos, sendo mencionada em materiais do Seminário, Instituto e Escola Dominical. Obras de arte representando o uso da pedra ilustrarão publicações da Igreja. E, para começar, o artigo da Ensign também estará em português (e em outros idiomas) na Liahona do próximo mês de outubro.
  2. A informação divulgada ontem não será incluída em outro materiais da Igreja. O artigo mencionando a pedra de vidente não chegará à Liahona.

Qual você acredita ser o cenário mais provável? Qual seriam as reações na sua ala, ramo, entre familiares e amigos SUD? Quais as reações nos fóruns e comunidades online no Brasil? A “descoberta” da pedra de vidente será um passo para que mórmons abracem sua própria história e sejam mais abertos ao estudo da mesma?

Veja aqui as fotos da pedra

6 comentários sobre “A pedra e a vidraça

  1. Qual você acredita ser o cenário mais provável? Qual seriam as reações na sua ala, ramo, entre familiares e amigos SUD? Quais as reações nos fóruns e comunidades online no Brasil? A “descoberta” da pedra de vidente será um passo para que mórmons abracem sua própria história e sejam mais abertos ao estudo da mesma?

    Creio que o primeiro mas em curto espaço de tempo. O brasileiro em si tem memória curta e a massa SUD não ficará sabendo com receio que seja algo anti-mórmon. É interessante o que D&C 28 direcionada as Oliver Cowdery diz o seguinte sobre o tema em que Hiram Page recebia revelações:

    “EIS que te digo, Oliver, que te será concedido ser ouvido pela igreja em todas as coisas que lhes ensinares por meio do Consolador, a respeito das revelações e dos mandamentos que dei.

    2 Mas eis que em verdade, em verdade eu te digo: Ninguém será designado para receber mandamentos e revelações nesta igreja, a não ser meu servo Joseph Smith Júnior porque ele as recebe como Moisés.(…)

    11 E também, deverás procurar teu irmão Hiram Page, em particular, e dizer-lhe que as coisas que ele escreveu por meio daquela pedra não procedem de mim; e que Satanás o iludiu;

    12 Pois eis que essas coisas não lhe foram designadas e a ninguém desta igreja será designada qualquer coisa contrária aos convênios da igreja.”

    Isso mostra que os membros do alto escalão sabiam que Joseph recebia revelações de uma pedra e o irmão Page buscou através disso ser um profeta também.

  2. Na minha ala os membros tem um entrosamento muito bom. Estávamos conversando sobre o assunto e a empolgação de todos foi visível. Não sei como membros de outros lugares estão reagindo a isso, mas aqui estamos muito felizes com esse passo dado pela Igreja.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.