Parley P. Pratt: Profetas

Parley P. Pratt

O que é um profeta? O que torna alguém um profeta ou profetisa?

A seguinte citação do Apóstolo Parley P. Pratt, feita na sala celestial do templo de Nauvoo, extrapola a ideia de um profeta como um membro da hierarquia da Igreja de Jesus Cristodos Santos dosÚltimos Dias.

Um homem pode ser um profeta e vidente e não estar na igreja ou mesmo ser batizado; e o próprio Joseph era um profeta, vidente e revelador antes mesmo de ser batizado ou ter qualquer Sacerdócio.¹

Parley P. Pratt menciona Joseph Smith como sendo um profeta antes de qualquer ordenação ou ordenança, sugerindo a possibilidade de haver, mesmo à época em que falava, outros profetas fora da Igreja Mórmon.

O que você entende sobre essa afirmação de Pratt? Será que ele tinha em mente a afirmação em Apocalipse 19:10: “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”?


Referência

¹Seventies Record Book B, 25 de janeiro de 1846. Citado por Devery S. Anderson (editor). The Nauvoo endowment companies, p. 491.

13 comentários sobre “Parley P. Pratt: Profetas

  1. Parley P. Pratt está correto…
    …a não ser que a sétima regra de fé esteja errada.
    Acredito que ele esteja se referindo a esse sentido; onde homens e mulheres, crianças e idosos, independente de religião – com real intenção – possam adquirir o dom de profecia, revelação, visão, cura, interpretação, etc…

    • Lembrando que na verdade há várias diferenças com relação a profecia e estão sendo mau interpretada, na verdade Joseph Smith teria que receber o sacerdócio para que ele pudesse ser profeta, e dons de profecia são outra circunstância.

  2. Há uma nítida diferença entre chamado profético, ordenação profética e espírito de profecia.

    Samuel já podia ser considerado profeta quando ouviu a voz do Senhor ainda menino? Moisés já era profeta quando ouviu a voz do Senhor na sarça ardente? Sim, todos já eram profetas, inclusive Jeremias já estava santificado antes de se formar na “madre” estes são exemplos de Chamados Proféticos.

    Paulo, Barnabé e Matias são considerados profetas videntes e reveladores? Sim, além de terem sido apoiados em voto de comum acordo pelas “destras” da irmandade do Santo Apostolado também devem ter recebido a Ordenação pela Imposição de Mãos, são portanto exemplos de Ordenação Profética.

    Certa vez sonhei que estava vivo durante o Fim dos Dias e via o mundo ser consumido pelo fogo da Segunda Vinda do Senhor, acordei com maior empenho em preparar-me para esta ocasião. Posso me considerar profeta? De certo ponto de vista sim, sou o profeta de minha própria vida, pois a Revelação Pessoal é um princípio dado como uma bênção para nós e para as pessoas que estão sobre nossos cuidados, um pai e uma mãe podem receber revelação dos céus de como criar seus filhos em luz e verdade, este é o Espírito de Profecia.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.