Primeira Presidência e 12 Apóstolos Aprovam

A liderança máxima d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias decide oficializar endosso à série de ensaios histórico-apologéticos publicados online no site da Igreja.

Os 'Quinze' em 2013: A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos

Os ‘Quinze’ em 2013: A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD

No final de 2013, a Igreja SUD surpreendeu a todos com a publicação de 4 ensaios, que foram subsequentemente seguidos por outros mais, que abordam temas e assuntos históricos que a Igreja simplesmente evitava ou escondia antes. Após um ano, exatamente, a Igreja publicou traduções de alguns desses ensaios para o português.

No site em inglês, o novo parágrafo publicado hoje exibe o endosso oficial da liderança máxima da Igreja:

Reconhecendo que atualmente muita informação a respeito de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pode ser obtida em fontes duvidosas e muitas vezes imprecisas, as autoridades da Igreja começaram, desde 2013, a publicar textos objetivos e detalhados sobre uma série de temas. O propósito desses textos, que foram aprovados pela Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos, é reunir informações precisas de diversas fontes e publicações diferentes para inseri-las na seção Tópicos do Evangelho do site LDS.org, onde o material pode ser acessado com mais facilidade e estudado pelos membros da Igreja e por outras pessoas que se interessarem. (ênfase nossa)

No site em português ainda figura o velho parágrafo, sem o novo endosso da liderança máxima da Igreja:

Reconhecendo que atualmente muita informação a respeito de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pode ser obtida em fontes duvidosas e muitas vezes imprecisas, as autoridades da Igreja começaram, desde 2013, a publicar textos objetivos e detalhados sobre uma série de temas. O propósito desses textos é reunir informações precisas de diversas fontes e publicações diferentes para inseri-las na seção Tópicos do Evangelho do site LDS.org, onde o material pode ser acessado com mais facilidade e estudado pelos membros da Igreja e por outras pessoas que se interessarem.

Esse endosso se faz necessário pela quantidade de membros da Igreja que se recusam a aceitar que, ou perguntam diretamente aos líderes e aos administradores do site de Igreja se, esses ensaios representam a posição oficial da Igreja SUD ou de seus líderes proféticos. Recentemente, por exemplo, um jovem professor de Escola Dominical encontrou-se interrogado por seu Bispo e seu Presidente de Estaca, e eventualmente desobrigado de seu chamado, simplesmente por haver citado um desses ensaios em sua aula dominical.

Apesar dos inúmeros persistentes equívocos historiográficos nesses ensaios, eles certamente representam um enorme progresso para a Igreja SUD, representando uma evolução para uma postura mais transparente e mais honesta sobre sua própria história que a Igreja mantinha no passado (distante e recente).

2 comentários sobre “Primeira Presidência e 12 Apóstolos Aprovam

  1. Espero que agora não tenha restado nenhuma dúvida de que esta é a atual posição da Igreja sobre os assuntos citados, embora isso já fosse claro antes, por estar publicado em seu site oficial. Agora, os desdobramentos deste fato são inevitáveis. Na minha opinião, o maior deles é a relatividade temporal da palavra profética dos apóstolos e profetas, a qual, depois da publicação dos ensaios, se torna inegável.

  2. Melhor coisa que a Igreja fez fois isso. Só espero que temas espinhozos como Negros e o Sacerdócio, Casamento Plural, O Massacre de 1867 em Utah e muitos outros pontos polêmicos, sejam claros e verdareiros para o público do Site oficial da Igreja. Com isso vai acabar aquela sensação de “ditadura do silêncio” que ocorre todo domingo nas Escolas Dominicais que os professores enfrentam.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s