Igreja Mórmon vs. Capitalismo

No Manual do Sacerdócio de 1939, publicado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, encontra-se uma interessante crítica ao Capitalismo e apologia ao chamado “Estado de bem-estar social“.

Capitalismo

“… Uma vez que todos os sistemas capitalistas baseiam-se na instituição da propriedade privada, herança e a motivação do lucro, resultam  inevitavelmente em grandes desigualdades de propriedade e renda. … Entre as sugestões mais plausíveis oferecidas para corrigir abusos existentes sem afetar adversamente o sistema produtivo, está continuar a socialização das nossas Instituições de serviços através de um sistema de tributação progressiva com base na capacidade de pagamento … tendo a maior parte de seus lucros [i.e., dos capitães da indústria] para financiar a educação gratuita, bibliotecas abertas, parques públicos gratuitos e centros de recreação, seguro-desemprego, aposentadorias, seguros para doenças e acidentes, e talvez eventualmente até serviço de assistência médica e hospitalar gratuitos. … A família média pode não ter muito mais dinheiro, se tiver, para gastar sob tal sistema do que têm agora. Porém … a renda familiar então miserável pode ser inteiramente dedicada às necessidades da vida, além de alguns dos confortos agora apreciados pelas classes de renda mais alta. … Para financiar tudo isso, é claro, exigir-se-á enormes somas de dinheiro. … E isso exigirá um sistema fiscal cuidadosamente elaborado para o qual cada um contribuirá de acordo com sua capacidade financeira. Impostos sobre heranças e impostos imobiliários se tornarão progressivamente mais elevados, até que o atual sistema de herança de grandes fortunas passadas de geração em geração será extinto. E, aliás, os chamados ricos ociosos que vivem dos ganhos das gerações passadas não existirão mais.”


‘Sacerdócio e Bem-estar na Igreja: Guia de Estudo para os Quóruns do Sacerdócio de Melquisedeque para o ano de 1939’ pelo Conselho dos Doze Apóstolos (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), Deseret Book Company, 1938.

3 comentários sobre “Igreja Mórmon vs. Capitalismo

  1. Cuidado!
    Logo o post será acusado de querer infiltrar o “comunismo” na IJCSUD. 😀 Se é crítica contra o capitalismo, então a pessoa só deve ser “comunista”! 😀

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s