Depois da Excomunhão

A pedido de um leitor, publicamos seu relato e reflexões sobre a experiência de ser excomungado d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Jesus Cristo. Crianças. Mórmons. Mormonismo.

Detalhe de “Deixai as crianças”, pintura de Carl Heinrich Bloch.

***

Eu sou membro excomungado da Igreja SUD. Apesar do meu testemunho e do desejo de me reconciliar com a Igreja, decidi não fazê-lo ainda. Então me preocupo: “e se eu morrer nessa situação?”.Bem, eu me batizei quando tinha 12 anos de idade. Desenvolvi no sacerdócio até o ofício de élder. Não servi missão.

Lutei contra minha natureza homossexual até o dia de minha excomunhão. Foram anos frustrantes que me causaram muita dor. Lembro-me que no dia do Conselho me deram a oportunidade de falar e então eu fui muito sincero… cheguei a dizer que a Igreja era um fardo sobre minhas costas e que o Nome de Cristo era um tormento para minha consciência.

Disseram-me que eu fui excomungado porque meus pensamentos já haviam me corrompido tanto que só as águas do batismo poderiam me limpar novamente. Na verdade o real motivo para minha excomunhão foi proteger a imagem da Igreja, penso eu. Creio eu que o motivo que me levou ao Conselho não é relevante então quero expressar o quão feliz fiquei por não ter mais comunhão com o Evangelho de Cristo que tanto me cobrava só por estar vivo. Era uma infelicidade horrível.

Com o passar dos anos aquela sensação de alívio foi findando. A excomunhão tornou-se uma sentença que me trouxe preocupação com minha alma. Existem muitas pessoas que não conhecem a restauração da Igreja de Jesus Cristo e serão justificadas mas eu já conheço… Eu já li que algumas pessoas morreram excomungado da Igreja e fico pensando em suas situações no mundo espiritual.

A Igreja ainda é um lugar hostil pra pessoas homossexuais. O próprio Evangelho de Cristo não contempla essas pessoas. Por isso, apesar do desejo de voltar, sinto que não posso fazer isso com meu bem-estar de novo ainda. Mas e se eu nunca me batizar de novo? Não terei chance alguma mais? Essas indagações me consomem.

Eu ainda acredito na visão de Joseph Smith, por conseguinte acredito na Igreja. Não vejo motivo algum para viver os padrões e práticas, tais como lei de castidade, jejum, dízimo, etc; mas não creio que teria dificuldades de viver essas regras.

Não me sujeitei ao Conselho de novo, a fim de me batizar de novo, porque não vejo alegria alguma nisso. Eu particularmente me sinto deslocado quando o assunto é o “Plano de Felicidade do Pai Celestial para Seus Filhos”.

Eu acredito que a homossexualidade não tenha nenhum espaço no Evangelho de Cristo porque fui ensinado a pensar assim. Não vejo possibilidade de tradições errôneas, não consigo nem pensar nisso, mas seria tão bom se fosse…

Nunca, desde minha excomunhão, recebi qualquer visita dos membros da Igreja. Muito pelo contrário! Sinto que eles se afastaram propositadamente de mim.

A Igreja deve aceitar qualquer tipo de pessoa que creia na veracidade dela. Ela fez isso no passado: os negros não receberam o sacerdócio até uma nova revelação. Não há revelação alguma sobre pessoas homossexuais, foi o que eu li. Então por que não nos amar do nosso jeito até que o Senhor revele algo?

11 comentários sobre “Depois da Excomunhão

  1. Ser Mórmon não se resume a ser membro da Igreja SUD. Como já foi dito antes por uma leitora. Há uma motivo pelo qual o plano de salvação é chamado de Plano de Felicidade, ele deve servir para dar Felicidade e não tristeza. As escrituras modernas (D&C e Livro de Mórmon) são completamente omissas sobre o assunto. Talvez Deus não ache isso importante ou que atrapalhe no plano de Salvação. Talvez Jesus não ache importante pq ele também não falou nada sobre isso. Se for errado, Deus teria revelado no Livro de Mórmon ou a Joseph Smith.. Às vezes o preconceitos são mais fortes. Viva uma vida plena, guarde os mandamentos de Deus que foram revelados e siga o Livro de Mórmon. Segundo os princípios do LM nos aproximamos mais de Deus do que seguindo qualquer outro livro.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.