Piada SUD Machista

Brasileiros gostam de piadas.

Missionárias da Igreja SUD no Brasil viram meme machista após foto bem-humorada durante tragédia ecológica

Missionárias da Igreja SUD viram meme machista após foto bem-humorada durante tragédia ecológica

Brasileiros são reconhecidos mundialmente como mestres dos memes de internet. Santos dos Últimos Dias brasileiros não são muito diferentes dos demais brasileiros, e gostam de piadas e memes, também.

Contudo, algumas piadas se baseiam, e reforçam, noções preconceituosas. Uma página em rede social de membros da Igreja SUD dedicada a “humor dentro dos padrões” publicou justamente uma piada que promove o preconceito contra mulheres:

Não é segredo que há uma forte cultura de machismo e sexismo entre mórmons. Existe, ademais, o preconceito entre mórmons que mulheres se voluntariam para servir missão apenas para “caçar maridos”, ou porque “encalharam”, ou mesmo na esperança de serem “abençoadas” com um casamento como “recompensa” por seu serviço missionário. A piada em questão obviamente se baseia nessa crença popular e preconceituosa.

Na foto vê-se duas jovens missionárias da Igreja SUD posando para uma foto bem-humorada no meio de uma trágica enchente na cidade argentina de Concórdia. A piada, cujo humor depende exclusivamente do preconceito machista em torno de missionárias mulheres, lê:

“Quanto mais chuva na missão, mais lindo o maridão”

“Essas vão casar com o Brad Pitt e o Chris Evans”

Vocês já ouviram piadas sobre missionários em busca de esposas? Quando mais dedicado o missionário, mais bonita sua futura esposa? Vocês já ouviram comentários maliciosos sobre rapazes que servem missão apenas para achar esposas? É saudável fazer gracejos que se baseiam em estereótipos e preconceitos estabelecidos de uma classe de membros que costumeiramente sofre com estereótipos e preconceitos?

19 comentários sobre “Piada SUD Machista

  1. Com um profundo respeito ao artigo e a opinião… Esse foi um dos postes mais sensacionalista que li aqui. Quase todos são, mas esse foi um dos maiores.

    • Novamente com dificuldades para compreender as definições de palavras, Ronigledison?

      Novamente teremos que pausar para lhe explicar conceitos básicos da língua portuguesa?

      Sensacionalismo é “um tipo de viés editorial na mídia em massa em que os eventos e temas em notícias e partes são mais exageradas para aumentar os números de audiência ou de leitores”.

      Não há nada “sensacionalista” no “poste” (sic).

      1) Nada aqui pode “aumentar os números de audiência”, e qualquer observador inteligente percebe isso com facilidade. A maioria esmagadora das pessoas interessadas em estudar o mormonismo são mórmons, e a maioria das pessoas não gostam de parar para considerar aspectos culturais negativos (e.g., machismo, racismo, preconceito, etc.) em suas próprias tradições, então uma pessoa racional e inteligente conclui que a maioria do nosso público alvo não está interessado em considerar como sua própria cultura (e, muitas vezes, eles próprios) são influenciados por correntes preconceituosas.

      2) Nada aqui é “exagerado”. Que machismo é prevalente na cultura mórmon é um fato bem documentado [ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, por exemplo]. Que missionárias são vistas com preconceito por membros da Igreja pela suposição cultural de que deveriam estar mais interessadas em buscar maridos é um fato comum e recorrente, e a maioria dos membros já ouviu ou já expressou opiniões nesse sentido, e a própria piada depende da prevalência dessa visão, ou não seria uma piada.

      Não sabemos de quais outros “postes” (sic) você está aludindo com seu “quase todos são”, mas o provável é que essa crítica sua seja mais fundamentada em falácias lógicas e/ou suas dificuldades com a língua portuguesa que você exibiu aqui e em outros comentários.

      Em conclusão, da mesma maneira que você demonstrou profunda dificuldade para compreender o simples conceito e definição de plágio, você está demonstrando incompreensão do simples conceito de sensacionalismo e do conceito um pouco mais complexo de misoginia. Sugerimos que dedique mais tempo a estudos e leituras, e começar com dicionários sempre ajuda.

  2. Conheci muitas dessas piadinhas só na missão. A mente fértil e cerceada dos jovens missionários acaba criando do espaço pra preencher o ócio dessa forma, embora algumas outras piadas não sejam lá muito engraçadas ou leves como essa.

    Pra mim, tomar muita chuva sem guarda-chuva funcionou… hehehehe

    Mas mesmo na época sempre achei muita bobagem essas coisas. Eu já acreditei que mulheres não precisavam fazer missão é essas balelas, mas sabia que a maioria das missionárias trabalhava muito melhor que os pares masculinos, que em geral muitas vezes tinham ido por obrigação.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.