Mulheres e o sacerdócio

Não deixo de me sentir um pouco constrangido ao parabenizar as mulheres no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Isso porque originalmente é uma data que tem mais a ver com denúncia e reivindicação do que com uma celebração em que se pode enviar flores. É mais ou menos como dar parabéns aos negros pelo Dia da Consciência Negra, ou aos indígenas pelo Dia do Índio. Soa um pouco irônico.

De qualquer forma, eu expresso a minha gratidão pelas mulheres que estão à minha volta e que tornam a minha vida bem mais rica e interessante,  numa sociedade que ainda abusa delas de tantas formas diferentes -física, emocional, espiritual. Será que participamos e perpetuamos algumas formas de abuso?

Entre nós, mórmons, há a percepção – pouco elaborada, geralmente -, de que a mulher partilha do sacerdócio com o seu esposo. No templo, mulheres administram ordenanças umas às outras – outro assunto sobre o qual pouco se reflete a respeito. Algumas pessoas, no entanto, entendem que ordenar exclusivamente homens ao sacerdócio é uma forma de manter a mulher subjugada.

Existe algum forma pela qual a mulher possua o sacerdócio sem ser a ele ordenada? Existem ordenações de mulheres a ofícios do sacerdócio? A Igreja sud um dia terá ordenações formais para as mulheres, assim como acontece hoje com os homens?

Para encerrar esta postagem, uma citação de Brigham Young:

Agora, irmãos, o homem que honra seu sacerdócio [his priesthood], a mulher que honra seu sacerdócio [her priesthood],receberão uma herança eterna no reino de Deus. (Brigham Young, Journal of Discourses 17:119)

Leia também

John Taylor de fala anjos da guarda e convênios matrimoniais feitos na pré-existência

Doutrina sobre a Mãe Celestial é “redescoberta” na Igreja

31 comentários sobre “Mulheres e o sacerdócio

  1. Então, que voce acha disso heber

    No livro de mórmon, encontramos o seguinte:

    Jacó 2: 27-30

    “Portanto, meus irmãos, ouvi-me e atentai para a palavra do Senhor: Pois nenhum homem dentre vós terá mais que uma esposa; e não terá concubina alguma.
    Porque eu, o Senhor Deus, deleito-me na castidade das mulheres. E as libertinagens são para mim abominação; assim diz o Senhor dos Exércitos.
    Portanto este povo guardará os meus mandamentos, diz o Senhor dos Exércitos, ou a terra será amaldiçoada por sua causa.
    Porque se eu quiser suscitar posteridade para mim, diz o Senhor dos Exércitos, ordenarei isso a meu povo; em outras circunstâncias meu povo dará ouvidos a estas coisas. “

    Doutrina e Convênios atual – Seção 132: 61-63

    “E também, no tocante à lei do sacerdócio: Se um homem desposar uma virgem e desejar desposar outra e a primeira der seu consentimento; e se ele desposar a segunda e elas forem virgens e não estiverem comprometidas com qualquer outro homem, então ele estará justificado; ele não pode cometer adultério, porque elas lhe foram dadas; pois ele não pode cometer adultério com o que lhe pertence e a ninguém mais.
    E se dez virgens lhe forem dadas por essa lei, ele não estará cometendo adultério, porque elas lhe pertencem e lhe foram dadas; portanto ele está justificado.
    Mas se uma ou qualquer das dez virgens, depois de desposada, estiver com outro homem, terá cometido adultério e será destruída; porque elas lhe são dadas para multiplicar e encher a Terra, de acordo com meu mandamento, e para cumprir a promessa feita por meu Pai antes da fundação do mundo e para sua exaltação nos mundos eternos, a fim de gerar as almas dos homens; pois nisso se perpetua a obra de meu Pai, para que ele seja glorificado

    • Faltou interprestação da sua escritura , por exemplo:

      Quando ele diz

      Porque se eu quiser suscitar posteridade para mim, diz o Senhor dos Exércitos, ordenarei isso a meu povo; em outras circunstâncias meu povo dará ouvidos a estas coisas. “

      Não esta dizendo que é 100% contra a poligamia apenas esta dizendo que so pode ser praticada quando ele REQUERE!

      Entendeu? É questão de português.

    • Acho irmão que o carinha te ganhou esta basta ler todo versículo.

      Porque se eu quiser suscitar posteridade para mim, diz o Senhor dos Exércitos, ordenarei isso a meu povo; em outras circunstâncias meu povo dará ouvidos a estas coisas. “

      Ele não foi contra, parece que ele so permite quando ele pede correto.

  2. Bom, eu como ex-membro da Comunidade de Cristo posso comentar sobre:
    …”a Comunidade de Cristo (antiga RSUD), ordena mulheres ao Sacerdócio há mais de 25 anos, e a experiência deles foi fenomenal….”. É verdade, foi fenomenal, logico que isso se deve unicamente pelo fato de Wallace B. Smith (presidente da época) não ter filhos homens. E depois disso a igreja começou a se dividir como queijo sendo ralado por causa dessa iniciativa. Hoje alem da igreja estar toda diviida por causa de profetas que foram contra os anceios de algumas pessoas da igreja, e alem de ela parecer uma igreja protestante, a igreja não conssegue crescer de forma nenhuma. Não conssegue ultrapassar a marca dos 300 mil membros no mundo todo e de 200 membros no Brasil todo, e vem perdendo cada vez mais membros.
    Incrivel isso né.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.