O Presidente Brigham Young fez os seguintes comentários sobre a criação de Adão no histórico Tabernáculo, em abril de 1856:
“Ainda que tenhamos na história que nosso pai Adão foi feito do pó desta terra, e que ele nada sabia sobre seu Deus antes de ser feito aqui, não é assim; e quando aprendermos a verdade, veremos e compreenderemos que ele ajudou a fazer este mundo, e foi o administrador principal naquela operação. Ele foi a pessoa que trouxe os animais e as sementes de outros planetas para este mundo, e trouxe uma esposa consigo e permaneceu aqui. Vocês podem ler e acreditar como quiserem no que se encontra escrito na Bíblia. Adão foi feito do pó de uma terra, mas não do pó desta terra. Ele foi feito como vocês e eu somos feitos, e nenhuma pessoa foi jamais feita sob qualquer outro princípio.” — Brigham Young (Journal of Discourses 3:319)
Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou a respeito de Adão
Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre quem fora Adão
Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre progresso eterno
Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou Apóstolos errando em doutrinas

Agora me pergunto se devemos no Adão criado de outra Terra ou do criado nesta Terra. Afinal de contas, nem a Igreja tem uma posição oficial sobre esse tema da criação do homem.
BY e suas declarações que hoje a igreja nem cita, pois sabe a polêmica que vai acontecer. Ele disse que Adão era nosso Deus, disse que Adão era polígamo e que Adão era um ET. Alguns chamam essas heresias de “doutrinas profundas”, assim como no passado BY teria alguns seguidores nos dias de hoje.