Manuscrito do Livro de Mórmon Publicado

A Comunidade de Cristo autorizou A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através do seu Departamento de História, a fotografar e preparar para publicação, saindo já esta semana, o segundo manuscrito do Livro de Mórmon, disponibilizando assim amplamente a visualização de imagens escaneadas deste raro documento.

Segundo Manuscrito do Livro de Mórmon, fotografia d'A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no início do século XX

Segundo Manuscrito do Livro de Mórmon, fotografia d’A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no início do século XX

Dois manuscritos do Livro de Mórmon foram escritos originalmente. O primeiro, que historiadores hoje chamam de “manuscrito original“, foi redigido enquanto Joseph Smith ditava (de acordo com testemunhas oculares, lia as palavras que apareciam numa pedra marrom-achocolatada colocada no fundo de um chapéu) por vários escrivões, entre eles Emma Smith e Oliver Cowdery. Esse manuscrito foi enterrado em 1841 nas fundações da Mansão de Nauvoo que Smith estava construindo para lhe servir de hotel e bar, e desenterrado após quatro décadas por sua família, sendo distribuído em partes (menos de um terço havia sobrevivido intacto danos por umidade e fungos) entre descendentes e amigos.

O segundo manuscrito foi copiado por Oliver Cowdery do primeiro manuscrito, com correções e emendas ditadas por Joseph Smith, de modo a levar para a tipografia apenas algumas páginas por vez durante o trabalho de edição, tipagem e impressão da primeira tiragem. A esse manuscrito, que permaneceu em posse da família de Joseph Smith após sua morte em 1844, historiadores intitulam de “manuscrito do tipógrafo“.

Em 1860, o filho mais velho de Smith, Joseph Smith III, seguindo no papel de Profeta que seu pai lhe havia legado e ordenado, reorganizou a Igreja que seu pai havia fundado, estilando-a A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O nome faria alusão ao contraste com a igreja que um dos seguidores de Smith, Brigham Young, havia organizado em 1851, sete anos após o assassinato de Smith, e estilado A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (com uma sútil diferença de soletração com a igreja oficialmente organizada por Smith). Em 2001, sob a liderança do primeiro Profeta não descendente direto de Joseph Smith, a Igreja passou a se estilar a Comunidade de Cristo.

A eles deve-se a gratidão por cuidadosamente presevar por um século e meio esse importante artefato histórico. A publicação desse manuscrito é importante por permitir acesso livre ao documento mais próximo ao original do livro ditado por Smith e que hoje, após milhares de alterações e revisões, é cultuado e reverenciado como escritura sagrada por milhões. Além de sua importância histórica, avaliações criteriorosas dessas mudanças e revisões servem de pistas sobre o processo evolutivo do pensamento e das crenças Mórmons.

Esse relevante trabalho será publicado e pode ser comprado aqui e aqui, ou apreciado no futuro diretamente no site da Igreja SUD aqui. Ademais, uma boa reconstrução dos fragmentos recuperados do primeiro manuscrito também encontra-se publicado e disponível (à venda) para estudo aqui. Outra excelente ferramenta de estudo é uma versão publicada de todas as passagens alteradas entre os dois manuscritos e todas as versões impressas, e que pode ser comprada aqui.

4 comentários sobre “Manuscrito do Livro de Mórmon Publicado

  1. A comunidade de Cristo têm ramos,alas no Brasil? Existe material online(Site próprio) em português sobre a seita?

  2. O pior é a justificativa quando dizem que os SUD são uma seita, aí vem os missionários ou membros e dizem: é uma seita pois aceita todo mundo!…………………….ridículo

    • Muito bobinha mesmo. Nunca usei. hahahaha

      Agora seita qualquer religião é. Explicava no sentido mais correto do dicionário que cai mais formal em si.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s