Mórmons Não Podem Beijar?

Membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, especialmente os jovens adolescentes, estão acostumados a receberem orientações de como devem e como não devem conduzir suas vidas amorosas. Contatos sexuais antes do casamento são estritamente proibidos, assim como namorar antes dos 16 anos de idade.

Beijo Templo Lago Salgado

Mas a Igreja também proíbe que se beije antes do matrimônio?

A Igreja SUD publica em seu site oficial um guia de conduta pessoal para jovens chamado ‘Para o Vigor da Juventude’. Neste guia, encontramos um mandamento inequívoco:

“Não participe em beijos apaixonados.”

A Igreja SUD mantém publicado em seu site oficial uma revista dedicada ao público adolescente. Nela, encontra-se um artigo destinado a persuadir os jovens SUD a evitarem beijar-se:

“Atitudes casuais sobre expressões de afeto como beijar pode causar muita tristeza e mágoa… [O Presidente Kimball discorreu sobre o ato de beijar e] usou [estas] palavras para descrever um beijo: Afeto, honra, admiração, sagrado. Beijos e outras expressões de afeto comunicam mensagens poderosas de compromisso… Se você não tem esse compromisso, suas ações são desonestas e potencialmente prejudiciais… Judas traiu… o Filho do Homem com um beijo… Judas usou um símbolo de afeto como uma ferramenta de traição. Nós não devemos permitir que outras pessoas se sintam traídas por nossas ações.”

A Igreja SUD mantém em publicação uma coletânea de ensinamentos do Presidente Spencer Kimball. Dentre as muitas orientações, o Profeta Kimball declama enfaticamente (p. 281, ênfases nossas):

“O beijo vem sido prostituído e degenerado para desencadear e expressar luxúria ao invés de afeto, honra, e admiração. Beijar casualmente sem mesmo namorar sério é cortejar perigo. O que significam os beijos quando são oferecidos como doces e roubados de seu caráter sagrado? O que é chamado ‘beijo de língua’ é uma abominação e estimula a paixão à eventual perda de virtude. Mesmo com o namoro sério e prolongado, um beijo assim justificado deve ser puro, decente, sem conotações sexuais, como o beijo entre uma mãe e seu filho, ou um pai e sua filha.” — Spencer W. Kimball

Não é difícil perceber que a maioria dos jovens SUD completamente ignora essas admoestações publicadas oficialmente pela Igreja e seus líderes.

Deveriam os jovens da Igreja conformar-se a esta exigência? Deveria ser uma norma melhor aplicada e forçada? Ou estariam corretos os jovens em ignorá-la por completo?

49 comentários sobre “Mórmons Não Podem Beijar?

  1. Fico imaginando os missionários hoje em dia ensinando isso aos jovens e até aos mais velhos de não poder se “tocar” é tipo ridículo, as pessoas devem “meter o pau” neles quando saem da casa dessas pessoas!

    São padrões que nem os da igreja seguem quem dirá os de fora, coisa do tempo dos profetas e muito sem nexo para os dias de hoje.

    • No PME se ensina o a lei da castidade daquele jeito clássico mesmo. Namoro depois dos 16, “beijos apaixonados” etc aprende nas moças, rapazes etc.

      O difícil era dizer que não podíamos abraçar ou dar beijo no rosto de uma moça. Algumas olhavam chocadas como se vivêssemos em outro tempo. Isso dava vergonha as vezes…

  2. Como um converso já com 18 anos obviamente já tinha namorado e beijado normalmente. A regra dos 16 anos achei até sensata mas, a dos “beijos apaixonados” foi muito estranha. Mesmo sendo ex-evangélico não consegui entender bem isso. Isso creio ser um conselho e cada um segue se quiser. É claro que qualquer ação para evitar quebrar a lei da castidade é bom mas, um beijo na boca será o estopim para tal ação?

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.