Joseph Fielding Smith: Vida Pré-Mortal

A sua conduta pessoal durante a vida pré-mortal influencia a sua vida mortal?

Mórmons acreditam que todos nós vivemos numa existência espiritual antes nascer na Terra como mortais. A este período chamam de “vida pré-mortal” ou “primeiro estado”. De acordo com a doutrina mórmon, durante a vida pré-mortal, todos tivemos o livre arbítrio para obedecer ou desobedecer Deus, assim como o têm aqui na vida mortal, ou nesse “segundo estado”.

Como impactariam as nossas decisões lá no que nos ocorre aqui?

Joseph Fielding Smith foi o 10o Presidente d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1970-1972). Filho do 6o Presidente, Joseph F. Smith (1901-1918), também serviu como Apóstolo (1910-1970).

Joseph Fielding Smith foi o 10o Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1970-1972). Filho do 6o Presidente, Joseph F. Smith (1901-1918), também serviu como Apóstolo (1910-1970).

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou a questão com bastante clareza em seu livro ‘Doutrinas de Salvação’, publicado por décadas pela Igreja SUD aqui no Brasil¹:

Há uma razão para um homem nascer preto e com outras desvantagens enquanto outro nasce branco com grandes vantagens. A razão é que nós tínhamos um outro estado antes de virmos para cá, e fomos obedientes, mais ou menos, às leis que lá nos foram dadas. Aqueles que lá foram fiéis em todas as coisas receberam bênçãos maiores aqui, e aqueles que não foram fiéis receberam menos.

Para que não houvesse dúvidas ou ambiguidade, Smith elaborou no assunto com ainda mais certeza²:

Não houve neutros no céu. Não houve neutros na guerra no céu. Todos tomaram partido, fosse com Cristo ou com Satanás. Cada homem tinha o seu livre arbítrio lá, e os homens recebem recompensas aqui com base em suas ações lá, exatamente como eles receberão recompensas no mundo vindouro pelos atos feitos no corpo. O Negro, evidentemente, está recebendo a recompensa que ele merece.”

Além das publicações curriculares, como manuais e guias oficiais da Igreja, poucas são aquelas incluídas entre os livros publicados pela Igreja SUD em tradução para o português. Esse livro de Joseph Fielding Smith foi escolhido para ser um desses, e até hoje ainda é publicado e vendido pela Igreja, inclusive em formato eletrônico, com considerável entusiasmo e aprovação³:

Doutrinas de Salvação… uma obra autorizada, escrita pelo mais notável estudioso do Evangelho na Igreja, contém uma riqueza de explicações sobre muitos assuntos do Evangelho, explicações essas que não podem ser encontradas em outras fontes. É uma obra que vem de encontro à necessidade de material abalizado sobre questões freqüentemente debatidas… Em Doutrinas de Salvação… o Presidente Joseph Fielding Smith responde abalizadamente a uma multidão de importantes perguntas sobre o evangelho

Como refletem essa citações de Fielding Smith nas crenças de membros da Igreja hoje?

Quão representativas são esses ensinamentos de Smith do que a Igreja prega hoje?

Qual significância pode-se atribuir ao fato da Igreja ainda publicar esses ensinamentos, até mesmo na língua portuguesa?


REFERÊNCIAS
[1] Smith, Joseph Fielding, Doutrinas de Salvação Vol. 1, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1994, p. 67 (Impresso no Brasil, ênfases no original).
[2] Smith, Joseph Fielding, Doutrinas de Salvação Vol. 1, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1994, p. 73 (Impresso no Brasil, ênfases no original).
[3] Propaganda no site da editora da Igreja SUD ‘Deseret Book‘ (ênfases nossas).

 

34 comentários sobre “Joseph Fielding Smith: Vida Pré-Mortal

  1. Eu li os três volumes do Pres. Smith, ainda possuo em casa um volume de escritos e ensinamentos do Profeta Joseph Smith. De fato nenhum dos quatro livros a Igreja publica mais atualmente.

    Na Bíblia ensina no Velho Testamento que Caim, após matar Abel, recebeu um sinal, o Livro de Mórmon ensina que os descendentes de Lamã e Lemuel receberam uma marca, ou seja a cor escura.

    Joseph Smith em seu livro, ensina que o negro que nasceu, aceitou Jesus como o Cristo, guardou os mandamentos para e então ter seu segundo estado na mortalidade, mas não aceitou devidamente o Sacerdócio como deveria ser.

    É interessante notar que no Velho Testamento tínhamos profetas que receberam revelação para aquela época, no N.T. temos profetas e o próprio Cristo instalando uma lei maior, ou seja, uma revelação para aquela época.
    E hoje temos profetas que recebem revelação para nossa época e que explicam diversos pontos da doutrina. (Revelação moderna).

    Eu sou membro da Igreja desde meus 17 anos, realizei minha missão, casei no Templo.
    As pessoas, como falaram acima, não entram no Templo por não pagar o dízimo por que não estão guardando um mandamento direto.

    Da mesma forma que se um judeu não fazia suas ofertas e oferendas, era lhe negada a entrada no Templo, como diversas vezes Cristo mostrou nas escrituras as pessoas na porta do Templo, ou ate mesmo fazendo “casa de (seu) Pai, um covil de leões”.

    • Estou estudando o Antigo Testamento com mais curiosidade e espirito investigativo e o que está relatado lá é que o dízimo tinha o propósito de ajudar os pobres e necessitados, não era pré-requisito para ingressar no templo, aliás, notei que somente o sacerdote Aarao tinha autorização de Deus para realizar os ritos dentro do Templo, mesmo pelas outras pessoas, como para Expiação de pecados, p. Exemplo. Esta constatação encontra-se nos livros do Pentateuco.

  2. Creio que alguns traços de nossa personalidade são herdados da pré existência , contudo vale ressaltar que evangelho está crescendo muito na África com muitos Templos e criações de estacas.Hoje o EUA tem um presidente negro.E temos cotas raciais.O racismo esta sendo combatido por inúmeras campanhas nos esportes nas leis e na mídia.Creio que o cristianismo no passado era plenamente imbuído de racismo.Assim como no Novo Testamento onde havia exclusão por parte de Pedro aos não Judeus inscircunsisose e tem os samaritanos tambem.Em toda história desde Adão vamos ver algum povo diminuído por crenças de desfavorecimento.A humanidade sempre conviveu com divisões sociais. Creio que houve avanços ,mas não é o ideal.Irmão Joseph tinha a mesma visão de tantos outros profetas da bíblia e fora da bíblia que viveram numa sociedade cheia de exclusões e divisões. Hoje para nos e um absurdo isso.Por causa de mudanças de nossa cultura . Mas a uns 60 anos,não ser racista era algo anormal dependendo do lugar.

    • Achei interessante teu ponto de vista Otávio, realmente houve progresso quanto às questões raciais atualmente, resultado da luta pela conscientização e quebra de paradigma com relação ao racismo, incluindo também a mudança nas Leis. Entretanto, atribuir uma etnia como resultado da desobediência em outra vida é de uma insensatez tremenda. A questão do sinal posto a Caim e que seria a origem da raça negra é uma interpretação exclusiva do mormonismo, ao meu ver, pois ainda não li nenhuma outra teoria que venha corroborar com tal ideia.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.