Protesto Mórmon Histórico

Protesto realizado ontem na Cidade de Lago Salgado constitui um marco histórico para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no século 21.

Mórmon protesta

Mórmon protesta: Sandy Newcomb, de Springville, Utah, membro da Igreja SUD por 30 anos, resignou em protesto contra discriminação anti-LGBT. (Foto de Chris Detrick para o The Salt Lake Tribune)

Membros ativos e menos ativos da Igreja protestaram por causa das recentes mudanças de política eclesiástica. A Igreja Mórmon alterou suas políticas internas na semana passada para oficialmente discriminar contra famílias LGBT e crianças em tais famílias. O anúncio destas mudanças, forçado pelo vazamento inesperado do secreto sagrado manual oficial, gerou reações diversas, e surpreendentes, entre membros da Igreja.

Em entrevista ao noticiário da KiviTV, Mark Naugle, advogado em Salt Lake City, reconta como expediu gratuitamente mais de 1,400 solicitações de resignações da Igreja SUD durante a semana após a descoberta dessas mudanças, e por causa da alta demanda, organizou o evento ontem para legalmente orientar os mais de 1,000 membros agendados a completar suas petições.

Assista um vídeo do protesto aqui.

Protesto realizado ontem

Aprox. 2,000 Mórmons participam de protesto realizado ontem contra discriminação anti-LGBT pela Igreja SUD. (Foto de Chris Detrick para o The Salt Lake Tribune)

Naugle relata que antes do anúncio da semana passada, ele havia expedito apenas 200 solicitações de resignação em toda sua carreira de Direito. Ele explica que o processo não exige a intermediação de um advogado, podendo ser facilmente realizado através de carta registrada ao seu Bispo e ao Presidente de Estaca. Contudo, ele crê que muitos membros preferem a intermediação para tornar o processo, doloroso para muitos, menos emotivo.

“Porque há tantos, tenho de lhes enviar os formulários em branco, pedi-los que os preencham e enviá-los de volta para mim. Se eles podem fazê-lo facilmente, eu me sinto como se estivesse do outro lado e seguir em frente com o resto do sua vida vale a pena… Renunciar completamente faz uma declaração, que eu não acredito que isso é a coisa certa a se fazer, e que eu não vou ser parte de algo assim de qualquer modo.”

Ao protesto no Parque City Creek ontem compareceram mais de mil membros ativos e menos ativos da Igreja SUD, muitos carregando estandartes de arco-íris para simbolizar seu apoio aos membros LGBT. Naugle estava lá para ajudar a preencher a papelada formal para resignação de centenas desses membros:

“Conversamos com pelo menos 800 pessoas. Foi absolutamente muito mais do que eu esperava.”

Os organizadores do evento sentiram-se sobrepujados com o sucesso do protesto. Lauren McNamara, criadora do evento nas mídias sociais, relata surpresa pela presença:

“A energia foi muito positiva e apoiadora. Nós provavelmente chegamos a 2 mil protestantes.”

McNamara se converteu ao Mormonismo e batizou-se na Igreja SUD há 5 anos em Chicago e mudou-se recentemente para Utah para viver mais intensamente sua nova religião.

“Eu decidi resignar há algumas semanas, mas realmente não estava pronta para fazê-lo oficialmente. Então, quando a notícia dessa mudança foi a público, foi a gota d’água.”

Um dos presentes entrevistados, Aaron Linford, nasceu na Igreja e era ativo até há um ano. Linford e todos os seus irmãos decidiram formalmente deixar a Igreja, deixando apenas seus pais na fé.

“Eles estão fazendo coisas que simplesmente não são aceitáveis., que são preconceituosas e não Cristãs, como se diz. Eu parei de frequentar apenas por causa das atitudes contra minorias, homossexuais e mulheres. Estou feliz que há tantos de nós aqui hoje. Eu ainda não contei para os meus pais, mas devo lhes contar hoje à noite. Eles provavelmente se desapontarão, mas não se surpreenderão.”


Leia reações e histórias pessoais de membros aqui.

21 comentários sobre “Protesto Mórmon Histórico

  1. Onde está o Profeta?
    Recentemente a igreja fez um pronunciamento referente a alteração de política, muitos acreditam ser nova revelação, outros acreditam que seja apenas uma forma de impor e pressionar a sociedade quanto a práticas homo afetivas, prejudicando nesses caso os filhos de homossexuais, que nada tem haver com a posição e escolha de seus pais.
    Um grande número de membros se revoltou. Outros defendem a igreja com unhas e dentes.
    Gostaria que todos agora refletissem.
    Atualmente temos problemas maiores no mundo. E onde está o profeta e seus apóstolos para nos guiar nesse momento?
    Onde está o profeta quando lágrimas jorraram em Mariana- MG.
    Onde a morte passou e a destruição avassaladora ficou.
    A barragem quebrada acabou com uma cidade, ninguém esperava por tamanha destruição, os céus se calaram ou nossos profetas e apóstolos não podem ouvir.
    Hoje o homem clama e chora e pede auxilio aos céus.
    Só lama restou, milhares de pessoas afetadas.
    Onde está o profeta quando milhares sofrem com o terror na França, os atentados impuseram o terror.
    Vários ferido, muitos mortos.
    Onde está o profeta na guerra que se alastra pelo mundo,
    Onde esta o profeta no caos previsto no futuro próximo.
    Onde está o profeta para guiar o povo contra fanatismos islâmico.
    Onde está o profeta para pregar o amor, quando mundo prega terror.
    Onde está a vidência e a revelação?
    Onde está o profeta?
    Será que mais vale criar uma politica insana.
    Onde está o profeta quando mais precisamos de seus Dons.

    • Onde está o profeta e os apostolos?
      Estão nas conferências gerais,conferências de estaca no mundo inteiro ano após ano…declarando o mesmo que Jesus:”Arrependei-vos todos os povos da Terra” , “Guardem os mandamentos” ou até mesmo lembrando que no mundo teremos aflições,mas, que Jesus venceu o mundo”,e ou ainda… “Que vivemos na plenitude dos tempos e nos ultimos dias em preparação para Segunda Vinda” E qua nada será calmo, pacifico,sem lamentações, pessoas inocentes sofrendo… E qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência! Então..fica a dica: Para de reclamar e simplesmente cumpra bem a sua parte…pq nem o Profeta,nem os apostolos,nem Eu e muito menos Você vai conseguir resolver todos os problemas do mundo.

      • Emanuella, essa pergunta e valida, pois afinal o Senhor aconselhou a igreja em D&C que os membros devem julgar as coisas de Siao e determinar quem sao os Profetas, Apostolos e quem sao hypocritas e mentirosos, se o Senhor deu esse aviso e porque deve haver falsos Profetas entre nos caso contrario ele nao daria esse aviso. Todos sabemos que havera grandes tribulacoes no mundo antes da segunda vinda mas se espera daqueles que sao apoiados como Profetas, videntes e reveladores que que transmitam revelacoes de Deus, nao podemos sermos stupidos o suficiente a crer que com todas essas tragedias e eventos afetando a vida de bilhoes de filhos de Deus e achar que o mesmo Deus so esteja preocupado com os filhos dos gays sendo batizados ou nao. Em toda a historia da humanidade, Deus chamou Profetas justamente para alertar a o povo, mas hoje aqueles que sao supostamente chamados para serem Profetas e Apostolos passam a maior parte do tempo como acionistas da corporacao, inaugurando shoppings, e dirigindo empresas da igreja. Sim eles viajam ocasinalmente para visitar estacas mas nao testificam para as nacoes e sim fazem reunioes com lideres locais e no maximo fazem um discurso nas conferencias, discurso que qualquer outro lider de qualquer outra religao faria.

      • Emanuella,
        Acho que você não compreendeu meu texto.
        Ele é um reflexão sobre o momento atual, onde lideres e membros estão mais preocupados em defender uma política nova da igreja do que auxiliar outros milhões em problemas muito piores.
        Não sei se você sabe qual o maior chamado de um profeta que é ser vidente e revelador, e ai cade os dons usados da maneira certa.
        Como você mesma disse eles passam horas em estacas aças no mundo inteiro com discursos etc. E não percebeu que só confirma meu texto, onde ele não esta cumprindo o se chamado.
        Pregar arrependimento e missão e dever dos missionários, qualquer membro faz isso vc não acha.
        E fica dica: O que faço, é uma gota no oceano. Mas, sem ela o oceano seria menor( Madre Teresa de Calcutá).
        Pode ser pouco mas posso mudar o mundo ajudando meu próximo.
        O amor de Cristo é para todos e não é apenas para alguns escolhidos.
        A vc desejo luz pq Cristo jamais faria acepção e teria a soberba, egoísmo e o sentimento de muitos com a situação de exclusão de criança de uma religião.#ficaadica

    • Tudo que se Faz na Igreja é Certo, o Profeta deve fazer o que o Senhor lhes ordena e não o que achamos que se deve fazer, é apostasia ir contra os planos do Senhor, inclusive a Igreja faz o certo em combater o homossexualismo, pois isso é uma infração mortal ir contra o plano familiar do Senhor. Não é um assunto pequeno, ou uma politica pequena, e sim um sinal de combate contra o plano do inimigo que deseja destruir a unica instituição mais valorosa do Pai Celestial. Devemos amar o próximo sim e não amar o seu pecado ou apoiar. Em Levítico Cap. 18 fala de vários Mandamento do Senhor e inclusive eu como Membro d’Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias freso com todo o meu conhecimento que aos olhos do Senhor o homossexualismo é ABOMINAÇÃO (Lev. Cap.18 V. 22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;) e assim virse e versa. se tu amas ao Salvador segue o mandamento, simples… o Pai Celestial não criou homem para isso, ler em gêneses, ou melhor leia as escrituras sagradas… em Mariana-MG o quem deve cuidar é o Senhor, e já está providenciando tudo, Mãos que Ajudam já está tomando a frente!

      • Mike,
        Existe diferença entre revelação dada por Deus e nova política da igreja.
        O que foi pronunciado é uma nova política e Deus nada tem haver com isso.

    • Cara Priscila, o Profeta está exatamente onde ele deveria estar e fazendo exatamente o que foi pré-ordenado a fazer, ele recebe revelações do Senhor e transmite-as a nós, que somos livres para escolher entre a liberdade e vida eterna ou o cativeiro. O mal existe e sempre existirá enquanto o Salvador da humanidade não retornar, se olharmos para essa vida somente com os olhos carnais ficaremos vulneráveis aos ataques de Satanás e suas hostes, se você ler as escrituras conseguirá compreender todas as coisas e ficará do lado do Senhor, Seu Pai Celestial.

      • Valeria,
        Se você acredita que ele esta fazendo o que deveria ok, essa é sua percepção. Eu não creio nisso, não acho que ele deveria estar mais preocupado com shoppings , com investimentos, com dizimos, com casa luxuosas, locais para caças entre outros. Não creio que a politica para se auto defender e se proteger contra crianças criadas por pais do mesmo sexo seja correta.
        Minha analise sobre essa política, a igreja quer se auto proteger simples assim.
        Amiga estuda mais sobre a história da igreja e veja caso recente que o profeta foi enganado e não pode fazer nada.

  2. A Igreja de Jesus Cristo não é regida por democracia, mas por TEOCRACIA. Não cabe a membro dA Igreja fazer nenhum tipo de manifestação – está com dúvidas ou dificuldades, recorra a seu Bispo em espírito de oração e busque orientação. Caso não concorde, sempre haverá uma porta aberta para você sair.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.