Protesto Mórmon Histórico

Protesto realizado ontem na Cidade de Lago Salgado constitui um marco histórico para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no século 21.

Mórmon protesta

Mórmon protesta: Sandy Newcomb, de Springville, Utah, membro da Igreja SUD por 30 anos, resignou em protesto contra discriminação anti-LGBT. (Foto de Chris Detrick para o The Salt Lake Tribune)

Membros ativos e menos ativos da Igreja protestaram por causa das recentes mudanças de política eclesiástica. A Igreja Mórmon alterou suas políticas internas na semana passada para oficialmente discriminar contra famílias LGBT e crianças em tais famílias. O anúncio destas mudanças, forçado pelo vazamento inesperado do secreto sagrado manual oficial, gerou reações diversas, e surpreendentes, entre membros da Igreja.

Em entrevista ao noticiário da KiviTV, Mark Naugle, advogado em Salt Lake City, reconta como expediu gratuitamente mais de 1,400 solicitações de resignações da Igreja SUD durante a semana após a descoberta dessas mudanças, e por causa da alta demanda, organizou o evento ontem para legalmente orientar os mais de 1,000 membros agendados a completar suas petições.

Assista um vídeo do protesto aqui.

Protesto realizado ontem

Aprox. 2,000 Mórmons participam de protesto realizado ontem contra discriminação anti-LGBT pela Igreja SUD. (Foto de Chris Detrick para o The Salt Lake Tribune)

Naugle relata que antes do anúncio da semana passada, ele havia expedito apenas 200 solicitações de resignação em toda sua carreira de Direito. Ele explica que o processo não exige a intermediação de um advogado, podendo ser facilmente realizado através de carta registrada ao seu Bispo e ao Presidente de Estaca. Contudo, ele crê que muitos membros preferem a intermediação para tornar o processo, doloroso para muitos, menos emotivo.

“Porque há tantos, tenho de lhes enviar os formulários em branco, pedi-los que os preencham e enviá-los de volta para mim. Se eles podem fazê-lo facilmente, eu me sinto como se estivesse do outro lado e seguir em frente com o resto do sua vida vale a pena… Renunciar completamente faz uma declaração, que eu não acredito que isso é a coisa certa a se fazer, e que eu não vou ser parte de algo assim de qualquer modo.”

Ao protesto no Parque City Creek ontem compareceram mais de mil membros ativos e menos ativos da Igreja SUD, muitos carregando estandartes de arco-íris para simbolizar seu apoio aos membros LGBT. Naugle estava lá para ajudar a preencher a papelada formal para resignação de centenas desses membros:

“Conversamos com pelo menos 800 pessoas. Foi absolutamente muito mais do que eu esperava.”

Os organizadores do evento sentiram-se sobrepujados com o sucesso do protesto. Lauren McNamara, criadora do evento nas mídias sociais, relata surpresa pela presença:

“A energia foi muito positiva e apoiadora. Nós provavelmente chegamos a 2 mil protestantes.”

McNamara se converteu ao Mormonismo e batizou-se na Igreja SUD há 5 anos em Chicago e mudou-se recentemente para Utah para viver mais intensamente sua nova religião.

“Eu decidi resignar há algumas semanas, mas realmente não estava pronta para fazê-lo oficialmente. Então, quando a notícia dessa mudança foi a público, foi a gota d’água.”

Um dos presentes entrevistados, Aaron Linford, nasceu na Igreja e era ativo até há um ano. Linford e todos os seus irmãos decidiram formalmente deixar a Igreja, deixando apenas seus pais na fé.

“Eles estão fazendo coisas que simplesmente não são aceitáveis., que são preconceituosas e não Cristãs, como se diz. Eu parei de frequentar apenas por causa das atitudes contra minorias, homossexuais e mulheres. Estou feliz que há tantos de nós aqui hoje. Eu ainda não contei para os meus pais, mas devo lhes contar hoje à noite. Eles provavelmente se desapontarão, mas não se surpreenderão.”


Leia reações e histórias pessoais de membros aqui.

21 comentários sobre “Protesto Mórmon Histórico

  1. Onde está o Profeta?
    Recentemente a igreja fez um pronunciamento referente a alteração de política, muitos acreditam ser nova revelação, outros acreditam que seja apenas uma forma de impor e pressionar a sociedade quanto a práticas homo afetivas, prejudicando nesses caso os filhos de homossexuais, que nada tem haver com a posição e escolha de seus pais.
    Um grande número de membros se revoltou. Outros defendem a igreja com unhas e dentes.
    Gostaria que todos agora refletissem.
    Atualmente temos problemas maiores no mundo. E onde está o profeta e seus apóstolos para nos guiar nesse momento?
    Onde está o profeta quando lágrimas jorraram em Mariana- MG.
    Onde a morte passou e a destruição avassaladora ficou.
    A barragem quebrada acabou com uma cidade, ninguém esperava por tamanha destruição, os céus se calaram ou nossos profetas e apóstolos não podem ouvir.
    Hoje o homem clama e chora e pede auxilio aos céus.
    Só lama restou, milhares de pessoas afetadas.
    Onde está o profeta quando milhares sofrem com o terror na França, os atentados impuseram o terror.
    Vários ferido, muitos mortos.
    Onde está o profeta na guerra que se alastra pelo mundo,
    Onde esta o profeta no caos previsto no futuro próximo.
    Onde está o profeta para guiar o povo contra fanatismos islâmico.
    Onde está o profeta para pregar o amor, quando mundo prega terror.
    Onde está a vidência e a revelação?
    Onde está o profeta?
    Será que mais vale criar uma politica insana.
    Onde está o profeta quando mais precisamos de seus Dons.

    • Onde está o profeta e os apostolos?
      Estão nas conferências gerais,conferências de estaca no mundo inteiro ano após ano…declarando o mesmo que Jesus:”Arrependei-vos todos os povos da Terra” , “Guardem os mandamentos” ou até mesmo lembrando que no mundo teremos aflições,mas, que Jesus venceu o mundo”,e ou ainda… “Que vivemos na plenitude dos tempos e nos ultimos dias em preparação para Segunda Vinda” E qua nada será calmo, pacifico,sem lamentações, pessoas inocentes sofrendo… E qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência! Então..fica a dica: Para de reclamar e simplesmente cumpra bem a sua parte…pq nem o Profeta,nem os apostolos,nem Eu e muito menos Você vai conseguir resolver todos os problemas do mundo.

      • Emanuella, essa pergunta e valida, pois afinal o Senhor aconselhou a igreja em D&C que os membros devem julgar as coisas de Siao e determinar quem sao os Profetas, Apostolos e quem sao hypocritas e mentirosos, se o Senhor deu esse aviso e porque deve haver falsos Profetas entre nos caso contrario ele nao daria esse aviso. Todos sabemos que havera grandes tribulacoes no mundo antes da segunda vinda mas se espera daqueles que sao apoiados como Profetas, videntes e reveladores que que transmitam revelacoes de Deus, nao podemos sermos stupidos o suficiente a crer que com todas essas tragedias e eventos afetando a vida de bilhoes de filhos de Deus e achar que o mesmo Deus so esteja preocupado com os filhos dos gays sendo batizados ou nao. Em toda a historia da humanidade, Deus chamou Profetas justamente para alertar a o povo, mas hoje aqueles que sao supostamente chamados para serem Profetas e Apostolos passam a maior parte do tempo como acionistas da corporacao, inaugurando shoppings, e dirigindo empresas da igreja. Sim eles viajam ocasinalmente para visitar estacas mas nao testificam para as nacoes e sim fazem reunioes com lideres locais e no maximo fazem um discurso nas conferencias, discurso que qualquer outro lider de qualquer outra religao faria.

      • Emanuella,
        Acho que você não compreendeu meu texto.
        Ele é um reflexão sobre o momento atual, onde lideres e membros estão mais preocupados em defender uma política nova da igreja do que auxiliar outros milhões em problemas muito piores.
        Não sei se você sabe qual o maior chamado de um profeta que é ser vidente e revelador, e ai cade os dons usados da maneira certa.
        Como você mesma disse eles passam horas em estacas aças no mundo inteiro com discursos etc. E não percebeu que só confirma meu texto, onde ele não esta cumprindo o se chamado.
        Pregar arrependimento e missão e dever dos missionários, qualquer membro faz isso vc não acha.
        E fica dica: O que faço, é uma gota no oceano. Mas, sem ela o oceano seria menor( Madre Teresa de Calcutá).
        Pode ser pouco mas posso mudar o mundo ajudando meu próximo.
        O amor de Cristo é para todos e não é apenas para alguns escolhidos.
        A vc desejo luz pq Cristo jamais faria acepção e teria a soberba, egoísmo e o sentimento de muitos com a situação de exclusão de criança de uma religião.#ficaadica

    • Tudo que se Faz na Igreja é Certo, o Profeta deve fazer o que o Senhor lhes ordena e não o que achamos que se deve fazer, é apostasia ir contra os planos do Senhor, inclusive a Igreja faz o certo em combater o homossexualismo, pois isso é uma infração mortal ir contra o plano familiar do Senhor. Não é um assunto pequeno, ou uma politica pequena, e sim um sinal de combate contra o plano do inimigo que deseja destruir a unica instituição mais valorosa do Pai Celestial. Devemos amar o próximo sim e não amar o seu pecado ou apoiar. Em Levítico Cap. 18 fala de vários Mandamento do Senhor e inclusive eu como Membro d’Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias freso com todo o meu conhecimento que aos olhos do Senhor o homossexualismo é ABOMINAÇÃO (Lev. Cap.18 V. 22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;) e assim virse e versa. se tu amas ao Salvador segue o mandamento, simples… o Pai Celestial não criou homem para isso, ler em gêneses, ou melhor leia as escrituras sagradas… em Mariana-MG o quem deve cuidar é o Senhor, e já está providenciando tudo, Mãos que Ajudam já está tomando a frente!

      • Mike,
        Existe diferença entre revelação dada por Deus e nova política da igreja.
        O que foi pronunciado é uma nova política e Deus nada tem haver com isso.

    • Cara Priscila, o Profeta está exatamente onde ele deveria estar e fazendo exatamente o que foi pré-ordenado a fazer, ele recebe revelações do Senhor e transmite-as a nós, que somos livres para escolher entre a liberdade e vida eterna ou o cativeiro. O mal existe e sempre existirá enquanto o Salvador da humanidade não retornar, se olharmos para essa vida somente com os olhos carnais ficaremos vulneráveis aos ataques de Satanás e suas hostes, se você ler as escrituras conseguirá compreender todas as coisas e ficará do lado do Senhor, Seu Pai Celestial.

      • Valeria,
        Se você acredita que ele esta fazendo o que deveria ok, essa é sua percepção. Eu não creio nisso, não acho que ele deveria estar mais preocupado com shoppings , com investimentos, com dizimos, com casa luxuosas, locais para caças entre outros. Não creio que a politica para se auto defender e se proteger contra crianças criadas por pais do mesmo sexo seja correta.
        Minha analise sobre essa política, a igreja quer se auto proteger simples assim.
        Amiga estuda mais sobre a história da igreja e veja caso recente que o profeta foi enganado e não pode fazer nada.

  2. A Igreja de Jesus Cristo não é regida por democracia, mas por TEOCRACIA. Não cabe a membro dA Igreja fazer nenhum tipo de manifestação – está com dúvidas ou dificuldades, recorra a seu Bispo em espírito de oração e busque orientação. Caso não concorde, sempre haverá uma porta aberta para você sair.

  3. Muito bem colocado.

    Onde esta o profeta? profeta? revelaçãO? nada, apenas tradição. ouvi, portanto é isso aí. fé cega.

    Profeta está apenas nos muitos $$$$ de dólares para expandir globalmente sua empresa (igreja). para cumprir o evangelho, esta muito aquém, mas muito mesmo.

    profeta está apenas para separar, não unir, contrariar e não apaziguar, fazer guerra contra minorias injustificavelmente, inclusive contra o que os maiores apologistas e exegetas dizem a respeito do ser homossexual ou ser mulher, ou ser negro outrora.

    Infelizmente pelos seus frutos os conhecereis…

  4. Podem sapatear à vontade!
    Decisão acertada da igreja. Da aqui a pouco vão protestar pra se fazer selamento gay.
    Heber C Kimball disse uma vez que a igreja iria passar por um grande teste. Será este?

  5. Minha gente, quantas e quantas vezes n ouvimos os profetas de Deus nos admoestar ao arrependimento, quantas e quantas vezes num vemos nas escrituras q as nações iníquas pereceram? O mundo se encontra em um caus e os maiores culpados somos nós MSm por falta de obediência. O povo volta a iniquidade como no tempo de Noé, Moisés, Joseph e entre outros grandes homens, o Senhor sempre quer nos ensinar pelo amor mandou sempre seus santos profetas nos falar, mas oq acontece sempre? Entra em um ouvido e sai no outro, agora temos q encarar as consequências da desobediência e rogar a Deus todo poderoso q perdoe nossos pecado e q n permita q parecemos em iniquidade. Cristo vive meu povo, essa é sua igreja, Presidente Monson é um profeta de Deus vidente e revelador, fala com Deus face a face, sei disso e essa verdade viverá comigo para toda uma eternidade.

  6. Quanta bobagem eu li nestes comentários, gente o que há no coração de vocês, estão falando que a liderança da Igreja estão impondo regras de discriminação?
    Que isto, que falta de conversão é esta?
    Todos nós sabemos que o mundo muda suas regras para agradar aos Homens, porém, as Leis de Deus não mudam para agradar aos Homens, elas são únicas…
    A Igreja de Cristo é para todos, todos aqueles que quiserem viver as Leis de Deus…

    • Bobagem é não saber o significado da palavra discriminação, não ler um dicionário antes de usá-la, e daí usá-la errado.

      Discriminação significa o “[t]ratamento desigual ou injusto dado a uma pessoa ou grupo, com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamente sexual, religioso, étnico, etc.”

      A nova política da Igreja SUD trata de maneira desigual e injusta não apenas um grupo com base em preconceitos de ordem sexual, como ainda o faz com crianças inocentes em famílias institucionalmente discriminadas.


      Bobagem é não conhecer
      a sua própria história antes de “ponderizar” sobre o seu presente e o seu futuro.

      A Igreja SUD já mudou sua definição de casamento e suas regras para casamentos no templo duas vezes para se acomodar às leis federais e às novas atitudes sociais e culturais. Duas. Vezes. #FicaAdica

      Em resposta à pergunta “o que há no coração de vocês”, dizemos: Há o repúdio ao preconceito, à intolerância, à discriminação, e ao conceito de obediência cega sem quaisquer considerações éticas ou morais.

      • Estranho, até onde sei, qualquer casal de mesmo sexol que se “Comporte” e se mantenham dentro de um padrão aceitável em público (não fique se pegando) pode ir tranquilamente a qualquer capela SUD, assistir as aulas e até mesmo tomar Sacramento se for seu desejo, lhe garanto que não haverá nenhum tipo de Discriminação, eles só não poderão, enquanto casais de mesmo sexo serem membros da Igreja.

        A Igreja ela pode modificar coisas em suas regras para se adaptar as leis sim, desde que elas não mudem o significado geral das regras do Evangelho Restaurado.

        Familia Proclamação ao Mundo fez 30 anos semana passada… A 30 anos a posição é a mesma, não sei porque este sensacionalismo agora.

        Em relação as crianças que são filhas de casais do mesmo sexo, se tiverem o desejo de se batizar, serem membros SUD, basta após os 18 anos (onde se entende que são responsáveis pelos seus próprios atos) assumirem que não concordam ser certo o casamento do mesmo sexo, mas em nenhum momento fala que devem repudiar.

        Nós respeitamos o livre arbítrio das pessoas, em nenhum momento haverá perseguição.

        Veja a entrevista do Elder Christofferson e tire conclusões mais racionais..

      • Estranho, Anderson, são a multidão de erros factuais e de raciocínio que o leva às suas “conclusões mais racionais”.

        1) “lhe garanto que não haverá nenhum tipo de Discriminação, eles só não poderão, enquanto casais de mesmo sexo serem membros da Igreja”

        Você mesmo descreveu como a Igreja discrimina contra LGBT! Isso é a própria definição de discriminação.

        Explicamo-lhe, já que talvez isso não lhe seja óbvio ainda. Discriminação ocorre quando se estabelece regras diferentes e desiguais para grupos de pessoas distintos, sem quaisquer critérios racionais, lógicos, ou justos, baseando-se apenas em preconceito de grupo.

        Ou ainda de maneira mais simples de se entender: Se você cria regras R1 para grupo de pessoas A, e daí cria regras R2 para grupo de pessoas B, quando regras R1 e R2 são completamente diferentes, e quando as características que separam A e B são inerentes e imutáveis, há discriminação.

        2) “A Igreja ela pode modificar coisas em suas regras para se adaptar as leis sim, desde que elas não mudem o significado geral das regras do Evangelho Restaurado”

        Líderes falavam a exata mesma coisa sobre poligamia e racismo antes de mudarem as regras.

        Exata. Mesma. Coisa. Apenas quem desconhece a história, ou é desonesta sobre ela, usa esse argumento.

        3) “Familia Proclamação ao Mundo fez 30 anos semana passada… A 30 anos a posição é a mesma, não sei porque este sensacionalismo agora”

        Ela fez 20 anos, não 30. E ela foi escrita como um documento para justificar a perseguição contra LGBT que a Igreja SUD estava planejando há mais de uma década.

        Novamente, apenas quem desconhece a história, ou é desonesta sobre ela, usa esse argumento. Ou acha que essa discussão começou “agora”.

        (O seu uso do adjetivo “sensacionalismo” denota ou ignorância do significado da palavra ou completa incapacidade de percepção ou falta de caridade para os reais problemas emocionais que milhares de membros e suas famílias sofreram e estão sofrendo há várias décadas por causa das políticas homofóbicas da Igreja)

        4) “Em relação as crianças que são filhas de casais do mesmo sexo, se tiverem o desejo de se batizar, serem membros SUD, basta após os 18 anos”

        Discriminação, como lhe explicamos acima. A menos que de todas as pessoas, independentemente de filiação, se exija maioridade penal para se batizarem. R1 para A e B, e não R1 e R2.

        5) “assumirem que não concordam ser certo o casamento do mesmo sexo, mas em nenhum momento fala que devem repudiar”

        O manual explicitamente usa o verbo “repudiar“. Leia o manual antes de tentar comentar.

        6) “em nenhum momento haverá perseguição”

        Afora as décadas de perseguição financiada e organizada pela Igreja SUD, o manual promete perseguição religiosa explícita contra famílias LGBT. Novamente, ler antes de tentar comentar resolve a maioria dos erros factuais.

        Em resumo, “[n]ós respeitamos o livre arbítrio das pessoas” e você é livre para discriminar quem quiser e ser preconceituoso como lhe aprover, assim como a Igreja SUD é livre para pregar discriminação e preconceito, mas nenhuma das suas “conclusões” acima são “racionais” ou mesmo factualmente corretos, e o que a Igreja SUD está pregando aqui é discriminação e preconceito.

    • Anderson,
      Seus argumento não tem fundamentos.
      Se a igreja coloca uma barreira contra casais homossexuais eles serão tratados com indiferença, e isso os afastara do convívio de membros, serão discriminados e não irão freqüentar as reuniões, isso gera conforto a lideres da igreja. Mas para igreja atingir apenas o homossexuais não é o bastante, eles precisam garantir que eles não vão frequentar ou visitar a igreja, por isso, cria-se a nova política discriminando e proibindo o batismo de filhos de homossexuais. Por que se a criança se batizar os pais vão assistir o batismo, se houver reuniões especiais onde a criança e jovem vão se apresentar ou discursar lá estarão os pais para assistir. Isso é ruim na visão da igreja, não quer conviver com eles como fazer para que não voltem mais, simples proibindo seus filhos.
      A quem a igreja quer proteger, se não a a ela mesma.
      Essa ação é discriminatória, fere diversas leis e principalmente fere o estatuto da Criança e Adolescente.

  7. “Vozes mórmons”, a Igreja não busca discriminar e sim seguir o certo! já que você não crê, ou sei lá o que por que não pondera sobre os versículos que eu citei da Bíblia Sagrada de Levítico!? Cap. 18? não queres o certo? por que não ler? ou será que devemos aceitar a extinção da humanidade por causa da destruição da família ou da humanidade?

    • Ponderamos, Mike. Veja aqui.

      Destruição da família? Essas pessoas LGBT estão tentando constituir suas famílias e preservá-las, enquanto a Igreja SUD faz de tudo para destruir e perseguir essas famílias.

      Extinção da humanidade? Como? Deixando os LGBT constituirem famílias e criarem as crianças que ficam largadas e abandonadas? E se “extinção da humanidade” é uma preocupação tão grande, cadê todo o esforço e o dinheiro gasto por Mórmons para combater Aquecimento Global? E o consumo desenfreado de bens de consumo?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s