Protesto Mórmon Histórico

Protesto realizado ontem na Cidade de Lago Salgado constitui um marco histórico para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no século 21.

Mórmon protesta

Mórmon protesta: Sandy Newcomb, de Springville, Utah, membro da Igreja SUD por 30 anos, resignou em protesto contra discriminação anti-LGBT. (Foto de Chris Detrick para o The Salt Lake Tribune)

Membros ativos e menos ativos da Igreja protestaram por causa das recentes mudanças de política eclesiástica. A Igreja Mórmon alterou suas políticas internas na semana passada para oficialmente discriminar contra famílias LGBT e crianças em tais famílias. O anúncio destas mudanças, forçado pelo vazamento inesperado do secreto sagrado manual oficial, gerou reações diversas, e surpreendentes, entre membros da Igreja.

Em entrevista ao noticiário da KiviTV, Mark Naugle, advogado em Salt Lake City, reconta como expediu gratuitamente mais de 1,400 solicitações de resignações da Igreja SUD durante a semana após a descoberta dessas mudanças, e por causa da alta demanda, organizou o evento ontem para legalmente orientar os mais de 1,000 membros agendados a completar suas petições.

Assista um vídeo do protesto aqui.

Protesto realizado ontem

Aprox. 2,000 Mórmons participam de protesto realizado ontem contra discriminação anti-LGBT pela Igreja SUD. (Foto de Chris Detrick para o The Salt Lake Tribune)

Naugle relata que antes do anúncio da semana passada, ele havia expedito apenas 200 solicitações de resignação em toda sua carreira de Direito. Ele explica que o processo não exige a intermediação de um advogado, podendo ser facilmente realizado através de carta registrada ao seu Bispo e ao Presidente de Estaca. Contudo, ele crê que muitos membros preferem a intermediação para tornar o processo, doloroso para muitos, menos emotivo.

“Porque há tantos, tenho de lhes enviar os formulários em branco, pedi-los que os preencham e enviá-los de volta para mim. Se eles podem fazê-lo facilmente, eu me sinto como se estivesse do outro lado e seguir em frente com o resto do sua vida vale a pena… Renunciar completamente faz uma declaração, que eu não acredito que isso é a coisa certa a se fazer, e que eu não vou ser parte de algo assim de qualquer modo.”

Ao protesto no Parque City Creek ontem compareceram mais de mil membros ativos e menos ativos da Igreja SUD, muitos carregando estandartes de arco-íris para simbolizar seu apoio aos membros LGBT. Naugle estava lá para ajudar a preencher a papelada formal para resignação de centenas desses membros:

“Conversamos com pelo menos 800 pessoas. Foi absolutamente muito mais do que eu esperava.”

Os organizadores do evento sentiram-se sobrepujados com o sucesso do protesto. Lauren McNamara, criadora do evento nas mídias sociais, relata surpresa pela presença:

“A energia foi muito positiva e apoiadora. Nós provavelmente chegamos a 2 mil protestantes.”

McNamara se converteu ao Mormonismo e batizou-se na Igreja SUD há 5 anos em Chicago e mudou-se recentemente para Utah para viver mais intensamente sua nova religião.

“Eu decidi resignar há algumas semanas, mas realmente não estava pronta para fazê-lo oficialmente. Então, quando a notícia dessa mudança foi a público, foi a gota d’água.”

Um dos presentes entrevistados, Aaron Linford, nasceu na Igreja e era ativo até há um ano. Linford e todos os seus irmãos decidiram formalmente deixar a Igreja, deixando apenas seus pais na fé.

“Eles estão fazendo coisas que simplesmente não são aceitáveis., que são preconceituosas e não Cristãs, como se diz. Eu parei de frequentar apenas por causa das atitudes contra minorias, homossexuais e mulheres. Estou feliz que há tantos de nós aqui hoje. Eu ainda não contei para os meus pais, mas devo lhes contar hoje à noite. Eles provavelmente se desapontarão, mas não se surpreenderão.”


Leia reações e histórias pessoais de membros aqui.

21 comentários sobre “Protesto Mórmon Histórico

  1. Muito bem colocado.

    Onde esta o profeta? profeta? revelaçãO? nada, apenas tradição. ouvi, portanto é isso aí. fé cega.

    Profeta está apenas nos muitos $$$$ de dólares para expandir globalmente sua empresa (igreja). para cumprir o evangelho, esta muito aquém, mas muito mesmo.

    profeta está apenas para separar, não unir, contrariar e não apaziguar, fazer guerra contra minorias injustificavelmente, inclusive contra o que os maiores apologistas e exegetas dizem a respeito do ser homossexual ou ser mulher, ou ser negro outrora.

    Infelizmente pelos seus frutos os conhecereis…

  2. Podem sapatear à vontade!
    Decisão acertada da igreja. Da aqui a pouco vão protestar pra se fazer selamento gay.
    Heber C Kimball disse uma vez que a igreja iria passar por um grande teste. Será este?

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.