Joseph Smith: Princípio Fundamental do Mormonismo

O Profeta Joseph Smith explicou um dos princípios fundamentais do Mormonismo.

Joseph Smith

 

“Frequentemente me perguntam: ‘Qual é a diferença entre as suas crenças religiosas e as demais?’ 

Na verdade e na essência, não há muitas diferenças nas nossas crenças religiosas, mas que devemos todos nós bebermos juntos do princípio do amor.

Um dos grandes princípios fundamentais do Mormonismo é o de receber a verdade, de onde quer que ela venha“. [1] 

Repetindo o mesmo princípio em outro discurso, Smith disse:

“Os Presbiterianos têm alguma verdade? Sim. Os Batista, os Metodistas, etc., têm alguma verdade? Sim. Todos eles têm um pouco da verdade misturada com erros. Nós devemos ajuntar todos os princípios bons e verdadeiros no mundo e valorizá-los, ou não nos tornaremos Mórmons de verdade.” [2]


Leia o que Joseph Smith ensinou sobre pessoas que acham que devem obedecer seus líderes cegamente sem nunca questioná-los ou sem pensar por si mesmos.

Leia qual é a definição de um “Mórmon de verdade“.

NOTAS                   
[1] Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 313
[2] Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 316

3 comentários sobre “Joseph Smith: Princípio Fundamental do Mormonismo

  1. Eu sempre procuro aprender com filósofos gregos, seculares, filósofos cristãos e teólogos em si. Apesar da frase não ser sobre religião em si, gosto muito dessa citação do teólogo e filósofo Francis Schaeffer “Os cristãos deveriam ser os que menos se sentem ameaçados por novas idéias artísticas, pela experimentação, por correr riscos, de olhar e apreciar o que o outro lado tem a dizer. Se os nossos pés estão solidamente enraizados na verdade, podemos observar o mundo com confiança, prazer e realização”.

  2. “Um dos grandes princípios fundamentais do Mormonismo é o de receber a verdade, de onde quer que ela venha.”

    O problema de JS foi tentar compatibilizar doutrinas não cristãs (pluralidade de deuses, universo incriado, pré-existência dos espíritos, etc) com as doutrinas cristãs da expiação vicária (os sacrifícios no judaísmo não eram propriamente “vicários”) e da ressurreição da carne (adotada por algumas seitas do judaísmo a partir do segundo templo).

    Talvez a morte prematura de JS seja responsável pelas contradições da teologia mórmon, que não forma um sistema coerente (devido as idiossincrasias causadas pela “colagem” de doutrinas que têm pressupostos excludentes entre si). Muito embora eu não acredite que ele seria capaz de resolver todas as contradições geradas pelas constantes revisões doutrinárias sofridas pelo mormonismo desde a publicação da primeira edição do Livro de Mórmon até a morte de JS.

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