Igreja Mórmon Publica Documentos Secretos de Joseph Smith

A Igreja SUD, através de sua Editora do Historiador da Igreja, finalmente está lançando o muito antecipado volume 3 da série “Diários”, que tornará público documentos pessoais do último anos de vida de Joseph Smith até hoje classificados como secretos sagrados demais para escrutínio aberto.

Planta do Templo de Nauvoo

Planta do Templo de Nauvoo, ápice da carreira profética de Joseph Smith

Entre os assuntos abordados nos documentos liberados para o público estão os trâmites do clandestino Conselho dos 50 (cuja existência a Igreja negou por mais de um século), a implementação sigilosa de poligamia, os esforços de Smith para consolidar poderes seculares e autocráticos, e a introdução de uma doutrina sobre teogonia (que seria negada por Gordon Hinckley 150 anos depois).

A nova publicação é de importância histórica por permitir o estudo e a avaliação de documentos primários que a Igreja manteve sigilosos por quase dois séculos, especialmente os que envolvem instituições Mórmons que eram na época, ou foram por muito tempo depois, considerados secretos, como o Conselho dos 50 e poligamia (e poliandria) clandestina.

O novo volume representa a conclusão da publicação total dos diários de Joseph Smith na sua época em Nauvoo, mantido por Willard Richards, um de seus secretários. Este presente volume cobre o período entre maio de 1843 e junho de 1844. Além disso, o apêndice incluirá anotações pessoais de Richards e do outro secretário de Smith, William Clayton, cobrindo as últimas duas semanas da vida do Profeta Mórmon.

Durante estes meses, Joseph Smith encontrava-se frequentemente preocupado com questões legais e políticas, particularmente em seu papel como prefeito de Nauvoo, e como  presidente do tribunal municipal de Nauvoo. Por causa de lutas políticas continuadas e conflitos com seus vizinhos, Smith e seus conselheiros contemplavam migrar a igreja para Oregon ou para a República do Texas. O Conselho dos Cinquenta, também conhecido como “o Reino de Deus”, foi formado em parte para liderar este esforço. Ao mesmo tempo, os líderes da igreja aumentavam em frustração que suas petições aos líderes da nação para a reparação de perdas anteriormente sofridas em Missouri continuou a revelar-se infrutífera. Em resposta, Smith declarou sua candidatura à presidência dos Estados Unidos.

Joseph Smith deu mais de sessenta discursos públicos durante este tempo, muitos dos quais estão documentados neste volume. Os discursos abordaram temas como a salvação, ressurreição, batismo pelo os mortos, as ordenanças do sacerdócio, um céu em várias camadas, e do potencial da humanidade para tornar-se como Deus. Às vezes, os ensinamentos empurravam os limites do que os ouvintes de Smith estavam preparados para acreditar. Smith também continuou a introduzir as ordenanças do templo, incluindo cerimônias de casamento eterno e plural, para um número crescente de pessoas.

Ensinamentos controversos, a prática do casamento plural, o crescente poder político de Joseph Smith, e outros fatores levaram a altas críticas de Smith e outros líderes da igreja, tanto por membros da igreja descontentes e opositores proeminentes em comunidades vizinhas. Tensões crescentes resultaram em ameaças e violência. O livro refere-se, por exemplo, a conspirações contra a vida de Joseph Smith, liderada por aqueles que eram outrora amigos. Depois que líderes cívicos [sob orientação de Smith] em Nauvoo declararam o jornal anti-Mórmon ‘Nauvoo Expositor’ um incômodo público e [ilegalmente] destruíram sua imprensa, Smith e vários de seus companheiros foram presos. Na tarde de 27 de junho de 1844, uma multidão invadiu a cadeia de Carthage, onde estavam presos Joseph Smith e seu irmão Hyrum, e matou-os ambos.


Aprenda mais sobre o Conselho dos 50 aqui.

Aprenda mais sobre o assassinato de Joseph Smith aqui.

Aprenda mais sobre a inauguração secreta de poligamia aqui.

Um comentário sobre “Igreja Mórmon Publica Documentos Secretos de Joseph Smith

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s