David Bednar: Intelectualidade É Morte Espiritual

O Apóstolo David Bednar, em discurso para estudantes da Universidade de Brigham Young em Idaho, ofereceu um alerta apostólico para os jovens d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias contra os perigos da intelectualidade.

Além disso, Bednar insistiu em enfatizar que o aprendizado com real valor espiritual vem através da repetição mecânica constante e irrefletida. Ele, inclusive, ilustrou essa lição discutindo o fato de estar proferindo esse mesmo discurso idêntico pela terceira vez.

Para os alunos da universidade Mórmon, onde trabalhou como administrador e presidente antes de ser chamado ao apostolado, disse o Apóstolo Bednar:

 

“A repetição é um veículo através do qual o Espírito Santo pode iluminar nossas mentes, influenciar nossos corações, e ampliar nossa compreensão … Pela autoridade do santo Apostolado, agora eu levanto uma voz de advertência, e eu faço uma promessa solene. Se o dia já estiver por vir em que a arrogância intelectual, a falta de apreciação, e o espírito de exigir direitos enraizarem-se neste campus – entre os alunos, o corpo docente, os funcionários, a administração ou no seio da comunidade de Rexburg – então, nesse dia o Espírito de Ricks estará bem no caminho para ser extinto. E a celestial influência e as bênçãos que prosperaram esta instituição e as pessoas a ela associados serão retiradas … Por outro lado, enquanto a modéstia intelectual, humildade, gratidão, obediência e frugalidade continuarem a caracterizar aqueles que aprendem e servem na Brigham Young University-Idaho, então esta universidade vai brilhar cada vez mais brilhante como um farol de justiça e de inovação educacional inspirada … [E]xamine [suas] vidas e procure corrigir qualquer arrogância intelectual, falta de gratidão, busca de direitos ou a auto-absorção … [estes] falhas espirituais insidiosas que desenvolvem sutilmente dentro de uma pessoa.”

O contexto do raciocínio de Bednar parece ser que aqueles que serão espiritualmente abençoados são os que demonstram apreciação pelos ensinamentos expostos e impostos por seus líderes, aprendidos através de repetição irrefletida, por não exigir a arrogância intelectual de pensar por si para julgar sua validade ou relevância e, caso julgue  procedente, exigir direitos que não foram oferecidos. A impressão resultante é a de que Bednar defende um tipo de obediência cega tal qual Ezra Benson pregava, e uma aversão à intelectualidade tal qual Boyd Packer propunha.

(É interessante notar que Bednar tem enorme chances de se tornar Presidente da Igreja um dia. É igualmente interessante notar que Benson estabeleceu sua doutrina de “obediência cega ao Profeta” justamente quando era óbvio que estava prestes a se tornar, ele mesmo, Profeta!)

Você acha que era esse o sentido de seus comentários? Seriam esses os valores acadêmicos e intelectuais que gostaríamos de incentivar nas nossas instituições de ensino superior?  O que constitui “arrogância intelectual”? O que constitui “modéstia intelectual”?

11 comentários sobre “David Bednar: Intelectualidade É Morte Espiritual

  1. Eu compreendo o pensamento dele de uma óptica diferente. Entendo que ele quis dizer que devemos tomar cuidado para não usarmos nossa intelectualidade de forma arrogante, menosprezando as coisas mais simples, e não julgando as pessoas por sua limitação a até sua própria ingenuidade. Creio que o seu ensinamento não está almejando influenciar as pessoas a ter uma fé cega, mais sim ser um pensador imparcial que não jugue de forma áspera, acreditando que sua inteligencia está acima de qualquer coisa. É aquela história: inteligencia todos temos, mais a sabedoria é para poucos, porque ela é um atributo sagrado.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.