Profeta Mórmon Erra Profecia

Muitos Mórmons estavam aguardando que o Apocalipse ocorresse ontem. De acordo com o relato pessoal de Elissa Wall, o Profeta Mórmon Warren Jeffs havia profetizado a Segunda Vinda para a data de ontem, 6 de abril de 2016, quando ele e seu irmão, presos por poligamia e fraude, seriam milagrosamente libertados de suas cadeias.

Jesus Mórmon

Elissa Wall, que abandonou a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, para a qual Warren Jeffs é o Profeta e líder máximo, relata como Jeffs havia profetizado essa libertação milagrosa para si e para a Igreja para esta data, ao mesmo tempo que solicitava doações para o seu fundo de defesa legal. Jeffs foi aprisionado e condenado por abuso infantil em conexão com a prática de poligamia. Enquanto isso, seu irmão Lyle Jeffs, que liderava a Igreja no lugar do Profeta desde sua prisão em 2006, também foi recentemente preso e aguarda juízo, desta vez por fraude contra o governo federal em conexão com a prática de abusar de um programa social similar ao bolsa família para sustentar famílias polígamas (que são ilegais para o governo federal).

Tonia Tewell, Diretora Fundadora de uma ONG dedicada a ajudar mais de 200 pessoas anualmente a fugir de comunidades Mórmons polígamas, também relata ter ouvido dessa profecia e de como Jeffs havia enviado-a de sua cela na prisão aos membros da FSUD. Tewell reconta como Jeffs já havia anunciado tais profeciais apocalípticas antes, e especula que ele usa o medo dos membros de punições espirituais eternas e do fervor escatológico de um fim iminente para manter controle e motivar obediência cega aos líderes e incentivar doações financeiras.

“[Quando você é um membro], você é fiel à Igreja e faz exatamente o que Warren diz porque Warren recebe diretamente de Deus e você quer agradar a Deus… Quando o apocalipse não vem, Warren simplesmente diz que é porque o povo não é digno o suficiente.”

A igreja de Warren Jeffs, é apenas um dos vários grupos mórmons que praticam casamento plural. A maioria dos mórmons fundamentalistas não têm relações com a Igreja FSUD.

Erros de cálculo profético não é uma novidade na história Mórmon. O Profeta Mórmon Wilford Woodruff acreditava na profecias de Joseph Smith, Jr., e Joseph Smith, Sr., que a Segunda Vinda ocorreria em 1891 e durante a sua vida terrena. Essa crença, coincidentemente, norteou as decisões de Woodruff com relação à crise policial que enfrentavam os líderes Mórmons na época, sendo aprisionados por poligamia e fraude. Em 1890, Woodruff e vários Apóstolos, optaram por fingir suspender a prática de poligamia em público e aguardar  o “fim dos tempos” e a “redenção da Igreja” no ano seguinte.

Como é comum em profecias escatológicas que não se cumprem, as previsões foram reinterpretadas como condicionais e espiritualizadas, e o Manifesto foi alterado para uma declaração oficial profética ao invés de uma tática calculada para ganhar tempo, obrigando até a publicação de um Segundo Manifesto para demonstrar aos membros o quão oficial deveria ser. A curiosidade maior agora é como Jeffs irá reinterpretar essa profecia não cumprida de ontem e qual impacto, se houver, isso terá nos membros da Igreja.

3 comentários sobre “Profeta Mórmon Erra Profecia

  1. É curioso ver como as pessoas, tentam a todo custo descobrir a época em que Cristo virá, mas esquecem que há dois mil anos atrás foi dito isto: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” Mt 24:36

    Por ter se passado mais de dois mil anos, é de se esperar que este “segredo” já tenha sido revelado, mas outra vez nos esquecemos das escrituras, “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite” 1 Tessalonicenses 5:2

    É comum ver na Igreja alguns membros dizerem, “ah! como eu quero estar na Segunda Vinda de Cristo, será perfeito”, e desconhecerem os terríveis eventos que precedem tal acontecimento.

    Apesar de estar esperando pela vinda de Cristo, ainda me parece ser um evento muito distante. Hoje uma pessoa querida faleceu, acho que pra ela a Segunda Vinda já começou.

    • Minha opniao pessoal e que os eventos do sexto selo em apocalipse comecara 2000 anos depois da morte de Cristo (Em 2033) A partir desse ano as profecias comecaram a serem cumpridas com mais evidencia. O Senhor declarou que depois do testemunho dos profetas, “ele revelara seu braco em convencer as nacoes”. Quanto a segunda vinda, vc esta certo, ninguem sabe o dia nem a hora.

    • Prezados:

      Os eventos terríveis descritos nos selos, nas taças e nas trombetas não são para a igreja e sim para os que ficarem após o arrebatamento da igreja, Vejam: 1 Ts 1:10, Ap. 3.10 e outros.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s