Perdendo Membros? Como Resgatá-los?

A Igreja Mórmon está perdendo membros. Muitos membros. Milhares de membros.

Isso é um fato incontestável. Análises estatísticas, avaliando tanto o Brasil, como a Igreja global, demonstram clara e inequivocadamente que a taxa de crescimento da Igreja vem se mantendo, em média, nas mesmas proporções que a respectiva taxa de crescimento populacional. O que significa que a Igreja SUD cresce ao mesmo ritmo em que nascem bebês.

Tempos difíceis para a Igreja Mórmon?

Tempos difíceis para a Igreja Mórmon?

Contudo, essa não é o único dado estatístico relevante. A Igreja SUD faz um investimento ímpar em esforços missionários e em proselitismo para conquistar e recrutar novos membros, e não apenas manter os filhos e os netos dos membros já existentes. O fato da Igreja investir tamanho intenso investimento e ainda assim apresentar um crescimento relativo nulo só pode significar que a taxa de retenção é muito baixa, ou a taxa de evasão é muito alta.

Todo membro ativo, que já serviu ou serve como mestre familiar ou professora visitante, sabe disso em sua experiência pessoal. Quantas centenas de membros da Igreja encontram-se nos registros oficiais de sua ala ou ramo mas nunca frequentam a capela? Ou sequer conhecem os membros que frequentam? Ou sequer moram nos endereços anotados nas fichas oficiais?

No Brasil, essa taxa de evasão gira em torno de 75%! Nos Estados Unidos, país sede do mormonismo, em torno de 60%! Portanto, vê-se esforços intensos (e até milionários) por parte da liderança da Igreja para reverter essa sangria de fiéis.

A Igreja SUD, aparentemente, tem uma nova tática nos esforços para reverter essa abismal taxa de evasão: Spam eletrônico.

Vejamos esse email, enviado de maneira não solicitada para uma membro em registro da Igreja SUD (que já não se identifica como mórmon e não mantém filiação de facto à Igreja há anos) por uma funcionária da Igreja no departamento de “Serviços de Membros SUD”:

member-locator

De: Localizadores de Membros SUD
Para: Fulana

8 de dezembro de 2016

Estimada [Fulana],

Nós estamos entrando em contato com você através do endereço de email que você forneceu para o uso da Igreja SUD.

Fomos notificados que sua irmã, [Beltrana], se mudou, e nós não mais temos o endereço atualizado dele/dela. Por favor ajude-nos a enviar o seu registro de membro para o seu respectivo ramo ou ala enviando-nos seu endereço e telefone atualizados em um email de resposta.

O endereço residencial é o preferido.

Obrigada.

Meady Meyers
Serviços de Membros SUD
Localizador de Membros SUD [arroba] Igreja SUD [ponto] ORG

Naturalmente, essa tática levanta uma série de questões. Seria uma forma eficaz de manter contato com membros (ou, mais apropriadamente, ex-membros) que não desejam contato ficar enviando spam eletrônico para seus parentes? Não seria mais eficaz investir em estudar os motivos que levam às elevadas taxas de evasão? Não seria intrusivo bisbilhotar na vida privada das pessoas (e.g., que se mudaram) quando elas não demonstram interesse em atualizar a Igreja de mudanças?

Quem acha essa tática válida e produtiva, diga-nos seus raciocínios.

Quem acha outras questões que tal prática levanta, diga-nos quais.

14 comentários sobre “Perdendo Membros? Como Resgatá-los?

  1. Foi muito bom ler esse artigo porque estou pensando num projeto de servir estes membros que estão somente como nomes no MLS, até vou ver se poderia fazer uma pesquisa sobre o motivo de estarem afastados. Independente dos comentários que li, com argumentos bem concisos e coerentes. Gostaria de prestar meu testemunho da razão pela qual estou firme na igreja.É pela a influencia do Espírito Santo que vivifica minhas faculdades mentais me dá o espírito de profecia, ilumina meu entendimento, renova minhas esperança acende meu otimismo sobre o futuro, me torna manso, perceptível, cheio de caridade e doutrinável para ouvir o conselhos do Senhor (não dos gringos como dizem uns nos comentários) me dá melhor entendimento das escrituras e de minhas decisões, clarifica a visão que tenho de mim mesmo, dos outros e da humanidade.Minha corrida e meu ânimo é para sempre ter esse sentimento comigo que descobri aos 11 anos de idade numa capela da antiga Ala Cambuci hoje Ala Monumento da Estaca Ipiranga/SP, desde então, percebi que sempre me arrependo ao ofender e afastar esse Espírito. Por este Espírito conheço e continuo me relacionando melhor com Jesus Cristo e o Pai Celestial.Se hoje vou ao templo, tomo o sacramento e faço tudo relacionado a igreja não é pela instituição somente, mas sim pelos frutos dessas ações em minha vida! Se Deus se comunica comigo e segue influenciando a minha vida, então só mudo esse caminho, se for para um melhor! Dentro de minha esfera, trabalho para que esta igreja seja sempre o Reino de Deus na Terra. E creio que a melhor imagem da igreja somos nós.Seja com nosso exemplo, seja em nossa comunidade, com nosso vizinhos ou em nosso trabalho. Ao iluminarmos o mundo com nossas virtudes individuais influenciaremos o coletivo e as instituições serão pressionadas a serem melhores.

      • Oi Camila…interessante sua pergunta já fui indagado se era espião da igreja, achei bacana…Agora sou caça recompensa cada membro que consigo excomungar é 10 mil na conta , vc tem alguma indicação? hehe

  2. Eu amava todos os domingos ir à igreja. Amava estar perto das pessoas e conversar com elas.

    Fui batizada em Fevereiro de 2024, mas somente em 2025 consegui me aproximar das pessoas e fazer amigos e entender melhor sobre o comportamento que uma mulher deve ter não só na igreja mas, na sociedade, isso graças aos novos amigos que fiz.

    Mas eu estou deixando de ir à igreja, tem pessoas que me odeiam de verdade, e por acharem que não devo participar da igreja, me influenciaram a desistir de tudo que eu vinha construindo. Sim, uma delas é professora do instituto. Não da pra competir com a influência dessa família, que também é abastada financeiramente, e veja bem, não somos nem da mesma ala.

    Essa semana que se passou, exclui minha conta na igreja. Não quero ser perseguida por eles, minha família não tem recursos financeiros, espero que entendam.

    Me sinto triste, e sinto muita falta de participar da igreja, e do instituto, que eu havia ingressado este ano. Mas eu vou superar, sempre tenho que me conformar com as coisas. Sou diagnosticada com um transtorno psíquico, e participar da igreja havia me ajudado muito a lidar com meus problemas, eu realmente sentirei falta.

    A igreja é muito boa, e eu entendo que, algumas superconstruções podem ser necessárias para manter a igreja e todos os custos e investimentos em infraestrutura das capelas e templos e nas pessoas, assim como na comunidade.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.