A acadêmica, pesquisadora, e ativista mórmon Lindsay Hansen Park reagiu publicamente ao discurso do profeta mórmon e 1º conselheiro na Primeira Presidência da Igreja SUD, Dallin Oaks, proferido na reunião de anteontem durante a sessão de liderança da 189ª Conferência Geral Semi-anual da Igreja.

Parada de Orgulho LGBT de Utah em Salt Lake City, Junho de 2018.
(Foto: Rick Egan | The Salt Lake Tribune)
Hansen Park, que além de Diretora Executiva da prestigiosa fundação de pesquisas acadêmicas mórmons Sunstone Foundation, é pesquisadora especializada em poligamia mórmon, produzindo e dirigindo o documentário em formato de podcast “O Ano da Poligamia”, onde ela explora poligamia mórmon desde os primórdios com Joseph Smith até a atualidade entre os diversos grupos polígamos mórmons.¹ O trabalho de Hansen Park recebeu cobertura de jornais tão diversos como o The New York Times, o The Wall Street Journal, o The Salt Lake Tribune, o Salt Lake City Weekly, e o inglês The Guardian.
Como especialista em poligamia mórmon, Hansen Park traça um importante paralelo entre a evolução recente de uma proeminente igreja mórmon polígama e o arrefecimento doutrinário exposto por Dallin Oaks em seu discurso desta semana:
“Você absolutamente não será capaz de me convencer de que Oaks deseje o bem com sua retórica em relação à comunidade LGBT+. O que eu quero dizer é que as intenções dele (que eu acredito serem irrelevantes quando sustentadas pelo impacto de seu comportamento) podem estar envolvidas na auto-justificativa de que ele está ajudando a igreja, mas acredito que o que o motiva e a outras pessoas que o defendem é orgulho e nada mais que orgulho.
Deixa eu me explicar.
Tenho tido uma oportunidade única de testemunhar algo fascinante acontecendo no mormonismo. Pude ver como é um vácuo de poder na liderança do sacerdócio – o que o escândalo pode fazer com uma cultura religiosa profundamente enraizada.
E embora ninguém queira equiparar a Igreja FSUD à Igreja SUD, acho que todos devemos prestar atenção. Temos muito a aprender com o que está acontecendo com essa comunidade [FSUD].
A igreja deles está desmoronando ao enfrentar os escândalos e o tempo de prisão de seus líderes. Você não acha que é o mesmo com os SUD, mas é no sentido de estarmos falando sobre gerações de mórmons tão antigas quanto a linhagem da sua família, que aprenderam os EXATOS MESMOS princípios. Que foram moldados pela EXATA MESMA doutrina. Que adotaram valores dados pelo EXATO MESMO pessoal. Eles amam e acreditam em seus líderes tanto quanto qualquer pessoa SUD. Eles estão tão convencidos de sua verdade e importância quanto qualquer um. Não descarte isso – apenas considere. Sua ignorância quanto às semelhanças não as nulifica.
E agora que seus líderes estão indo para a prisão, o que está acontecendo com os homens, especialmente os de uma certa geração, é algo que nunca encontrei em nenhum lugar antes.
São homens que foram ensinados desde o ventre que seu valor era medido com as realizações do sacerdócio. Como mulher, só posso imaginar isso – meus roteiros eram diferentes, se não tão prejudiciais. Mas na verdade não, acho que a maneira como ensinamos os homens sobre sua autoestima é mais prejudicial no mormonismo.
De qualquer forma, agora eles precisam entender como tudo isso aconteceu. Como tudo isso desmoronou. Como eles podiam confiar em um sistema que não cumpria suas promessas. Você pode imaginar, pessoas SUD? Imagine que um escândalo semelhante tenha abalado a Igreja e agora os Apóstolos não podem mais negar que sustentaram idéias perigosas. Apenas pense nisso.
Eu costumava acreditar que os líderes SUD faziam o que achavam certo. Acredito que foi assim que a homofobia/transfobia lhes foi ensinado – como algo para manter a sociedade em ordem. Eu acredito que eles acreditavam sinceramente que era algo mal.
Mas esses caras, eles não podem negar os dados agora. Eles estão enclausurados, sim. Mas não tanto quanto você pensa. Eu acompanho isso há uma década e tenho testemunhado e tenho estado a par das interações pessoais e públicas com as quais esses homens se deparam. Eles sabem dos suicídios. Eles conhecem as cicatrizes de queimaduras na pele dos homens que foram à terapia reparadora [de conversão gay] na BYU. Eles foram confrontados com os dados.
A única explicação que posso conceber quando as pessoas são confrontadas com coisas que eles sabem que estão erradas e as sustentam de qualquer maneira, não é porque elas acreditam que estão certas.
É porque eles têm medo de não estar.
Não há nada mais assustador para um homem do sacerdócio do que considerar que ele possa estar errado sobre algo na qual ele baseou toda a sua vida.
Não há nada mais desestabilizador do que testemunhar seu poder escorregar de seus dedos. Porque seu valor é seu poder no mormonismo, se você é homem. Nem é explícito o suficiente, porque você é ensinado a não querer poder. Mas você faz, porque é a única maneira de medir seu valor. Então é sutil, persistente.
É tão triste.
Mas você não pode me convencer Oaks deseja o bem. Oaks é um garotinho assustado, como muitos homens do sacerdócio. Ele não suporta não ser tão importante quanto eles prometeram que ele era.
Os homens mórmons fazem coisas ruins o tempo todo para serem bons líderes. Sou testemunha disso todos os dias com todas as suas histórias pessoais.
Não insulte a humanidade, sugerindo que esses homens são realmente tão estúpidos. Isso não é benevolente, é violência. Eles apenas aprenderam que parece uma violência benevolente se você fizer isso com uma voz suave.
E se você não acredita em mim, converse com qualquer líder do sacerdócio da Igreja FSUD que fez coisas horríveis por sua igreja. Isso é o mesmo para mim. Eu sei que esses paralelos não estão sendo considerados por quem deveria estar prestando atenção, e isso é lamentável. Porque somos iguais em muito disso, incluindo e especialmente nesta área.”
NOTA
[1] Em um episódio de seu excelente documentário historiográfico, Hansen Park entrevista o nosso próprio Antônio Trevisan para discutir suas pesquisas sobre o líder mórmon Ross LeBaron e a Igreja do Primogênito. A entrevista pode ser ouvida em sua íntegra aqui.
O texto não leva em consideração a principal fonte do Presidente Oaks o conjunto canônico das escrituras, relatos milenares que testificam cada centímetro de suas palavras, as escrituras testificam ainda que surgiria oposição como esta produzida por vocês. Expliquem como a primeira presidência e o quorum dos 12, estão sempre um passo a frente de seus opositores, as mudanças ocorridas no programa de mestre familiar para ministrador, torna a igreja mais forte, quem mudaria seu principal indicador chave por meras criticas ? os resultados são incríveis, famílias mais unidas em torno de seus desafios, sustentados pelo amor ! Seguimos a ordem do casamento segundo Deus…. ele ainda falou sobre o amor para todos que a discriminação não deve existir, onde esta a homofobia nestas palavras ??? .Tudo que o texto de vocês apresenta é magoa e opinião pessoal, coisas muito pitorescas para um pesquisador, podemos substituir pitorescas por PRIMARIAS !
É mesmo? De acordo com vários profetas mórmons, a “ordem do casamento segundo Deus” é poligamia. Você é polígamo, Wellington? Membros da Igreja SUD praticam poligamia?
É mesmo? Será por isso que o Profeta Nelson reverteu uma revelação divina proferida por seu antecessor imediato, o Profeta Monson, menos de 4 anos depois? E apenas após quase 4 anos de constante condenação, dentro e fora da Igreja?
É mesmo? Então membros da Igreja homossexuais tem os mesmos direitos e deveres que membros heterossexuais? Guardando a Lei da Castidade, podem se casar, ter filhos, serem selados a seus filhos nos templos SUD, e esperar pela Exaltação Celestial com seus cônjuges homossexuais e seus filhos igual qualquer membro heterossexual?
Como falei isso aqui não tem nada de pesquisa, mais parece uma caixa de fios desencapados com uma goteira no meio !!!! A bíblia esta repleta de momentos que mandamentos e revelações são revogados ……. Quem na Igreja durante a vida do Salvador vivia o casamento plural ? Pessoas não judias pediram para Cristo o batismo e ele negou, defenda agora que ele não era o Cristo ! reitero minha afirmação vocês mais parecem com crianças mimadas e zangadas que pesquisadores, procurem ler no minimo a bíblia
Xingar e mentir não lhe trará nenhum benefício aqui, Wellington.
Como podemos afirmar categoricamente que você está mentindo? Porque sua afirmação que “aqui não tem nada de pesquisa” é facilmente refutada pelos fatos.
Você finge que não há a “pesquisa” citada acima de toda a história do movimento anti-gay financiado pela Igreja SUD.
Você finge que não há a “pesquisa” que publicamos sobre quando os profetas mórmons falavam a mesma coisa de casamentos interraciais
Você finge que não há a “pesquisa” que publicamos sobre quando os profetas mórmons falavam a mesma coisa do abandonamento da poligamia (incluindo 3 revelações divinas em 1880, 1886, e 1889!).
Entre centenas de outros artigos publicados exclusivamente com “pesquisa” sobre história e documentos históricos que qualquer pessoa honesta encontra facilmente clicando em links ou na ferramenta de “buscar” disponibilizada acima.
Xingar e mentir não altera os fatos, infelizmente para você.
Incrível como os líderes querem usam as escrituras para justificar o injustificável.
Quando o irmão fala que a mudança de mestre familiar para Ministradores foi muito significativa, não vejo por esse ponto. Na verdade só mudou o nome, as visitas continuam as mesmas. As duplas continuam fazendo os mesmos trabalhos, as cobranças por relatórios trimestrais tb continuam. Mudou o nome mas não a mudou o objetivo. Assim como esse programa VEM E SEGUE-ME. Não vi melhora nenhuma. As aulas da escola dominical continuam apenas um falatório das professoras (es). Onde não ensina nada sobre o novo testamento, apenas passam uma hora citando os discurso das “autoridades gerais” e lendo poucos versículos da bíblia e vários do livro de mórmon e DeC. Pode-se contar nos dedos as pessoas que realmente estudam em casa para debater na sala de aula. Infelizmente, a igreja está sempre fazendo essas mudanças periódicas. Trocando seis por meia dúzia e passam vários anos dando palestra e treinamento sobre os novos programa, então quando a gente está se acostumando, quando já estamos adotando nas organizações, vem outra liderança e muda tudo de novo. Todos aqueles manuais, todos os gastos com materiais e tempo despendido, são jogado no lixo. Toda aquela “inspiração” e “revelação” são esquecidos e substituído por outros. São mudanças que ocorrem na igreja que tomam nosso tempo e não acrescenta. Vale lembrar essa redução no tempo das reuniões. Se passarmos dois domingos sem ir a igreja, ficamos perdidos sem saber qual a aula que terá no próximo domingo.
Infelizmente, a igreja é assim. Nos acostumamos com essas mudanças. Vida que segue.