Menos idade = mais missionários?

Neste primeiro dia da 182a Conferência Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o presidente Thomas S. Monson anunciou a nova idade mínima para os missionários de tempo integral: 18 anos para os homens e 19 para as mulheres (ao invés do padrão anterior de 19 e 21, respectivamente).

A nova idade mínima, no entanto, não será obrigatória para os homens, afirmou Monson: “não estou sugerindo que todos os rapazes irão – ou devem – servir nessa idade mais jovem”. Segundo o presidente da Igreja, circunstâncias pessoais e locais devem guiar a decisão, mas a “opção [de servir aos 18] está agora disponível”. A conclusão do ensino médio ou equivalente será exigido dos rapazes que quiserem sair em missão aos 18.

Quais os motivos e implicações futuras dessa nova decisão? Teria sido motivada por um número menor de missionários em relação a décadas anteriores? Seria essa uma forma de tentar amenizar o crescente “adiamento” do matrimônio entre as novas gerações sud? Ou tornará menor a ênfase dada ao casamento para as lauréis? Que implicações isso ainda trará para os jovens brasileiros em termos de oportunidades educacionais, profissionais e da sua experiência como membros da Igreja?

16 comentários sobre “Menos idade = mais missionários?

  1. um fato simples no meu ponto de vista, e o presidente monson certa vez já deu a receita de como deve ser a vida de um rapaz da igreja….
    1 Se batiza
    2 Estuda ensino médio
    3 Segue Missão
    4 Começa uma faculdade e se casa
    5 persevera até o fim

    é como uma receita de bolo é só seguir quem ou qualquer jovem que não seguir essa sequencia corre riscos!

    faculdade é muitissimo importante mais nunca deve está a frente da missão eu acho que a igreja não pode falar por n motivos mais seria mais ou menos assim…
    acabe seu ensino médio e vá para a missão!!!

    eu particularmente fiz isso, minha missão era minha prioridade aos 18 fui, voltei depois de 2 anos e agora to fazendo minha faculdade, me casei e tenho 1 filho com quase 2 anos e em tudo o senhor me abençoou até agora! segui a receita e deu certo!! fato os lideres e pais devem colocar esse principio na cabeça de seus filhos de modo que quando os mesmos atingirem idade de 18 estejam ansiosos por ser uma missão e nem cogitem a possibilidade de outra coisa que não seja isso

  2. Posso dizer algo que o Primeiro conselheiro da estaca falou na reunião sacramental. Ao indagar um dos 70 de área, ele disse que os repórteres nos Estados Unidos, após o termino da conferencia, invadiram a praça do templo para saber o que teria ocasionado a redução na idade foram escolhidos alguns apóstolos para Responderem as perguntas, mas a resposta mais enfática foi a do Presidente Monson. que disse “o trabalho do Senhor se apressou”, neste momento todos ficaram espantados com aquela frase. Portanto, o trabalho missionário está sendo apressado, então entendam da forma que quiserem.

    • Jaisson,

      obrigado por compartilhar conosco esse relato. Ele nos dá a dimensão que a nova política da Igreja sud tem ganho. Já vi inclusive ela ser chamada de revelação na internet, definição que talvez venha a ganhar popularidade, tal como aconteceu com o Fundo Perpétuo de Educação.

      Seu relato é interessante porque aponta para a formação de uma narrativa para promover a fé. E desta vez não é algo que aconteceu há um século, mas há mês.

      O seu relato é sobre o relato de um conselheiro da presidência de estaca; o relato do conselheiro é sobre o relato de um setenta; o relato do setenta é sobre afirmações feitas por apóstolos. Temos uma longa cadeia de referências a uma autoridade maior. É prática comum na Igreja não questionar a veracidade ou exatidão de relatos que evoquem afirmações de uma autoridade maior; muitos menos questionar a afirmação em si.

      O anúncio sobre as novas idades para missionários e missionárias foram feitas na manhã de sábado, na primeira sessão da Conferência Geral de outubro, pelo presidente Monson. Depois da primeira sessão da Conferência, dois membros do Quórum dos Doze, élder Russell M. Nelson e élder Jeffrey R. Holland falaram aos jornalistas em uma coletiva de imprensa. O presidente Monson não estava presente, de forma que não deu a resposta mais enfática à pergunta de nenhum jornalista. Você pode verificar a exatidão dessas informações em texto e vídeo aqui: http://www.mormonnewsroom.org/article/church-lowers-age-requirement-for-missionary-service

      O relato não apenas apresenta fatos que não aconteceram, como explicado acima, mas inclui descrições ou análises de fatos subjetivos: os jornalistas que “invadiram” a Praça do Templo “ficaram espantados com aquela frase” (atribuída ao presidente Monson que não estava sequer na coletiva).

      Por último, como o relato é destinado a membros sud, fica propositalmente em aberto a interpretação de “o trabalho do Senhor se apressou”. A afirmação é suficientemente genérica para sugerir desde a Segunda Vinda até um grau maior de exigência para os jovens e seus pais e, quem sabe, ser usado na semana que vem para cobrar o número de visitas de mestre familiar.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.