O projeto Joseph Smith Papers acaba de publicar em dez idiomas relatos da Primeira Visão pelo próprio Joseph Smith. É a primeira que o projeto publica traduções.
As traduções ao português podem ser encontradas aqui. Além do texto incluído em Joseph Smith – História 1:05-20, de 1838, o qual faz parte de obras-padrão SUD, o site traz os relatos escritos em 1832, 1835 e 1842, que não fazem parte do cânon oficial mórmon e pouco conhecidos entre os membros SUD. Há links para fotos dos manuscritos ao lado das transcrições em inglês.
Desde o último dia 25/03, o mesmo conteúdo também está disponível online em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, russo e espanhol.
Reproduzimos abaixo um trecho do relato de Joseph Smith em 1832, o único que inclui sua própria caligrafia. [Leia todos os relatos contemporâneos aqui]
E o Senhor ouviu meus clamores no deserto e, ao invocá-Lo, no décimo sexto ano de minha vida, vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol ao meio-dia, que desceu do céu e repousou sobre mim. Fiquei cheio do Espírito de Deus. E o Senhor abriu os céus para mim e eu vi o Senhor. Ele falou-me, dizendo: “Joseph, meu filho, teus pecados te são perdoados. Segue teu caminho, anda em meus estatutos e guarda os meus mandamentos. Eis que sou o Senhor da glória. Fui crucificado pelo mundo a fim de que todos os que crerem em meu nome tenham a vida eterna. Eis que o mundo se acha em pecado nesta época, e não há sequer um homem que faça o bem. Desviaram-se todos do evangelho e não guardam meus mandamentos. Aproximam-se de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim. E minha ira está acesa contra os habitantes da Terra para visitá-los segundo sua iniquidade e cumprir o que foi anunciado pela boca dos profetas e apóstolos. E eis que depressa venho, como foi escrito a meu respeito, nas nuvens do céu, revestido da glória de meu Pai”.
E minha alma encheu-se de amor e por muitos dias regozijei-me com grande alegria. O Senhor permaneceu comigo, mas não encontrei ninguém que acreditasse em minha visão celestial. Não obstante, refleti sobre essas coisas em meu coração.
Nao foi co 14 anosque ele viu o pai e o filho ?
Carlson, a primeira vez que Joseph Smith relatou a estória que hoje nós chamamos de Primeira Visão foi em 1832, aos 26 anos de idade. Neste relato, Smith narra a visão de apenas um personagem aos 15 anos de idade. O relato de que ele teria visto dois personagens, junto com muitos anjos, aos 14 anos só surgiu em 1835. Relatos contando a famosa pergunta (“qual igreja é verdadeira”) com sua famosa resposta (“todas são abominações”) só surgiram em 1838. Saiba mais aqui.
É muito intrigante haver declarações diferentes sobre o mesmo evento, tendo sido escrito no diário pessoal do próprio Joseph.
Como eu não cheguei a ler todo o contexto de cada visão em particular, não posso dizer se ele se refere a visões diferentes, mas ao que parece nesses textos, é referente a primeira primeira visão dele.
Me faz lembrar dos textos diferentes dos evangelhos sinóticos, mas a diferença de Joseph é que é quem escreve essas versões
Gostaria da opinião de vocês sobre isso