Amamentando na Sacramental

A ilustração abaixo foi publicada na revista Harper’s Weekly em 1871, retratando uma reunião no Tabernáculo de Salt Lake. Em um ambiente um tanto informal, o sacramento é administrado enquanto Brigham Young discursa, uma prática comum à época. A água é servida à congregação por homens adultos, através de jarros e cálices coletivos.

harper's-weekly-tabernacle---cleared

amamentarDo lado lado esquerdo da gravura, vemos duas mulheres amamentando seus bebês, com naturalidade, sem cobrir os seios. Ainda não haviam sido desenvolvidas as noções de “recato” em torno da amamentação que prevalecem hoje nas reuniões sacramentais mórmons, provavelmente incorporadas da cultura norte-americana.

A ilustração faz parte do acervo permanente do Museu de História da Igreja em Salt Lake. A cópia cima foi ilustrada manualmente e está disponível aqui. A gravura original e o texto da revista sobre a reunião no Tabernáculo podem ser encontrados aqui.

O que mais chama a sua atenção na gravura?

Como é ou foi sua experiência ao amamentar na Igreja?

Sair do salão sacramental para amamentar ou cobrir o seio com uma fralda, etc., são instruções explícitas às mulheres da Igreja ou são absorvidas pelo exemplo? São comuns onde você vive?

16 comentários sobre “Amamentando na Sacramental

  1. Eu amamento na Sacramental, sem paninho e jamais nenhum lider me disse nada. Tem a salinha pra amamentar porque nem todas mulheres se sentem a vontade.

  2. Quando minha filha sente vontade de mamar na sacramental, não levanto e saio, pois acredito que essa seja a parte mais importante do meu domingo. Procurava sempre tampar com uma fralda de pano, pois assim permite que ela respire, só que agora ela já tem 1 ano e não gosta mais que a fralda fique tampando seu rostinho, aí procuro sentar mas no fundo para amamenta-la tranquila. Pois a amamentação também é um gesto importante.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.