Mórmons Leem As Escrituras?

Reagindo às notícias do vazamento, da reação oficial da Igreja SUD, e das reações de outros Mórmons, sobre a nova política da Igreja discriminar contra crianças em famílias LGBT, muitos membros da Igreja abriram as escrituras para defender a posição oficial da Igreja.

Citando passagens de escrituras, esses membros SUD se propõem a demonstrar que a discriminação institucionalizada com essa nova medida está em linha com o comportamento esperado de um discípulo de Cristo.

Nem todos os Mórmons creem que Jesus chama para si as criancinhas

Nem todos os Mórmons creem que Jesus chama para Si as criancinhas

O que nos leva a indagar: Será que Mórmons leem as escrituras?

Eis aqui dois exemplos ilustrativos.

O primeiro exemplo é um clássico Cristão, sendo utilizado e repetido centenas de vezes todos os dias por apologistas de discriminação contra LGBT, e não original a Mórmons.

“Mas nenhuma igreja deve aceitar o que está escrito na Bíblia que é abominação: Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Levítico 18:22 (obviamente o contrário).”

A passagem em questão diz:

“Nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isso.”

Contudo, o que esses Mórmons ignoram, quando citam essa passagem de escrituras, são as outras passagens imediatamente próximas à ela, que perfeitamente contextualizam-na.

No mesmo capítulo:

Levítico 18:19

“Não tenha relações com uma mulher durante a menstruação.”

(Afinal, mulheres mestruando são espiritualmente impuras!)

Levítico 18.8

“Não tenha relações com qualquer outra mulher que pertença ao seu pai. “

(Afinal, poligamia! E mulheres são objetos de posse!)

No capítulo seguinte:

Levítico 19.20

“Se um homem tiver relações com uma escrava que já foi prometida para ser a concubina de outro homem, mas que ainda não foi comprada, nem posta em liberdade, o homem e a escrava serão castigados, mas não serão mortos, pois ela ainda não estava em liberdade.”

(Afinal, escravidão humana e estupro de escravas é aceitável!)

Levítico 19:27

“Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem a barba.”

(Afinal, homens sem barba, ou com barbas aparadas, desagradam a Deus!)

Levítico 19:19

“Não vistam roupas feitas de tipos diferentes de tecidos.”

(Afinal, Deus abomina as modas modernas de tecidos mistos! O que diria Ele dos Garments de tecidos mistos?)

O contexto para a passagem que indica que Deus deseja que nós discriminemos contra homossexuais é óbvio para qualquer leitor atento.

Mas Mórmons leem as escrituras?

O segundo exemplo é ainda mais icônico para Mórmons, pois não apenas cita uma escritura exclusivamente nossa, não compartilhada pelo resto do Cristianismo, mas porque ignora uma das maiores contribuições Mórmons para o cânone religioso.

2 Néfi 9:28

Oh! Quão astuto é o plano do maligno! Oh! A vaidade e a fraqueza e a insensatez dos homens! Quando são instruídos pensam que são sábios e não dão ouvidos aos conselhos de Deus, pondo-os de lado, supondo que sabem por si mesmos; portanto, a sua sabedoria é insensatez e não lhes traz proveito. E eles perecerão.

Tenho pena de vocês que são contra as novas diretrizes!

O mesmo Livro de Mórmon, de onde membros da Igreja citam essa passagem para se vangloriarem que eles, e apenas eles, são o povo escolhido de Deus porque obedecem sem questionar o que a liderança da Igreja lhes determina, diz, em umas das passagens mais icônicas na literatura Mórmon, isso:

Alma 31:8-25

“Ora, os zoramitas… pervertiam os caminhos do Senhor de muitos modos… Pois haviam construído no centro de sua sinagoga um local para ficarem de pé, que ficava mais alto que a cabeça, em cuja parte superior só cabia uma pessoa. Portanto, quem desejasse adorar devia subir nessa plataforma e estender as mãos para o céu e clamar em alta voz, dizendo: ‘Santo, Santo Deus; cremos que és Deus e cremos que és santo…tu és o mesmo ontem, hoje e para sempre; e elegeste-nos para sermos salvos, enquanto que todos ao nosso redor foram escolhidos para serem, pela tua ira, lançados no inferno; por essa santidade, ó Deus, agradecemos-te; e também te rendemos graças por nos haveres elegido… E novamente te rendemos graças, ó Deus, por sermos um povo eleito e santo.’ Ora, esse lugar era por eles chamado Rameumptom, que quer dizer púlpito sagrado. Ora, quando viu tudo isso Alma ficou triste, porque percebeu que eram um povo iníquo e perverso… viu também que, por causa de seu orgulho, seu coração estava ensoberbecido e eles vangloriavam-se.”

Além de ignorar os conselhos do Profeta Joseph Smith, que publicamente se opôs ao conceito de obediência cega, Mórmons que se vangloriam que outros Mórmons estão abandonando a fé em protesto contra discriminação de crianças por se sentirem “especiais” ou “escolhidos” ao aceitar, ou ser coniventes, com isso, tampouco se lembram desses ensinamentos atribuídos diretamente a Jesus:

Lucas 15:1-4

“Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”. Então Jesus lhes contou esta parábola: “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? … Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.”

Mateus 19:13-15

“Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam. Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.”

Esses Mórmons ou decidiram ignorar, ou simplesmente não leem, as escrituras.

Mórmons leem e estudam as escrituras? Ou apenas os manuais da Igreja, limitando-se a meros relances em passagens mencionadas?

Quais escrituras você acha que são relevantes nesse debate?


Muitos Mórmons insistem no argumento de que devemos seguir o “modelo bíblico de família”, citando Adão e Eva como a primeira família e citando as passagens bíblicas mencionadas acima.

Qual é o “modelo de família” descrito na Bíblia?

Estes são os ensinamentos das escrituras bíblicas sobre casamento e família. Esse é o “modelo bíblico de famílias”.

E esse o tipo de família que queremos incentivar hoje? Ou é simplesmente um caso de Mórmons que não leem a Bíblia? Que não sabem ou entendem o que lá está escrito? Que não sabem por quem foi escrito ou por quê foi escrito?

21 comentários sobre “Mórmons Leem As Escrituras?

  1. É muita coisa pra ler, os que ainda não se afastaram vão lendo partes da tríplice (LdM, D&C, PdGV) mais os manuais, podem ver que só os mais velhos e ex missionários entendem de Bíblia.

    Outra coisa: a conversão é muito rápida, pra não dizer quase forçada, não dá tempo de ter conhecimento, basta ser considerado digno ( não fumar, não fornicar, não beber álcool e café) que já enfiam o cara dentro da pia batismal. Depois vem as obrigações… (me dá sono de pensar e nem café posso tomar pra ficar desperto)

    Eu culparia a conversào muito rápida, as metas dos missionários tem que ser atingidas e eles viram batizadores. Se os elders e sisters ficassem pelo menos 1 ano cuidando do progresso de seus discípulos na mesma ala, não haveria tanta gente se batizando e saindo, ou ficando e pagando mico na internet, falando coisas sem conhecimento, xingando.

    Aqui poucos leem, diferente de outros países, vão ler apenas o que for mais “urgente” (Liahonas pra discurso, Manual do Sacerdócio…etc.) A escritura de Lucas que vocês citaram é ótima, mas com tanta coisa pode nem dar tempo de alguém (pelo menos com pouco tempo de igreja ou jovem) chegar nela.
    Pra quem ficar, a igreja pode se tornar um clube, apenas isso, aí adeus escrituras.

  2. Ah, me esqueci de um exemplo: na minha ala, tem um irmão, com 34 anos de igreja, pai de uns dez filhos mais ou menos, um homem culto (aparentemente), mas em quase todas as reuniões do sacerdócio, aquela, sabe, que é a última, que só participa homens maiores de 18 anos (viu? Eu nem sei direito, foi tudo tão rápido) esse irmão fala: “a família está sendo atacada como nunca!”. Eu sei por onde ele vem, deve ser por beijos gays em novelas, declarações de políticos ou até em discursos que ele viu que fala isso. Depois de uma reunião, eu conversei com ele dizendo que “a família é atacada não pelos gays, mas pela cultura de ‘homens gostosões’ que a mídia insiste em mostrar como a ideal, o sujeito sem cultura e estudo acha que aquilo é o certo, faz filhos em mulheres diferentes, não sustenta e as famílias ficam destruídas, sem educadores, com crianças jogadas por aí”, ele apenas baixou a cabeça. O cara não sabe direito o que está dizendo, apenas repete, ele não parou pra pensar o que é realmente um ataque à família.

    As pessoas não se informam, como as sisters que disseram que é mentira que a igreja tem um shopping, inclusive quem me disse que “é mentira”, mora em Provo, perto de Salt Lake, e já esteve lá.

    Pensar dá muito trabalho… é melhor que façam isso por nós… não deixem a luz na nossa cara, deixem a gente dormir em paz…

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.