Keith Brigham McMullin atualmente serve como o CEO da Deseret Management Corporation, o braço com fins lucrativos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, desde abril de 2012 quando foi desobrigado do cargo de Conselheiro no Bispado Presidente, onde servia desde 1995.

O Bispo McMullin disse em entrevista que a Igreja ensina que pessoas pobres não são capazes de espiritualidade plena. [Link atualizado para o artigo e para o arquivo]
“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias atende às necessidades totais de seus membros … Cuidamos não só do espiritual, mas também do temporal, e acreditamos que uma pessoa que é pobre temporalmente não pode florescer espiritualmente.”
O que vocês acham?
Seria esse ensinamento compatível com os ensinamentos de Jesus como anotados no Evangelho de Mateus?
Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?… A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”
Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?”
…
Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: … todos os que tiverem deixado casas… ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.”
Sem querer ser apologetico aqui, talvez, e eu digo talvez o que ele tenha tentado explicar e que uma pessoa pobre tendo que lidar com a falta de coisas basicas e necessarias talvez nao consiga realizar seu potencial espiritual, olhando na minha propia vida, quando eu tinha que trabalhar muito para cuidar de minha familia eu quase nao tinha tempo para realmente estudar a palavra de Deus, nao tinha tempo para servir o proximo, nao tinha quase tempo para nada, pois eu estava somente cuidando de uma das necessidades humanas, a necessidade fisica de se alimentar, vestir, ter um lugar para morar etc.. todas as outras necessidades e potencial humano como o emocional; psicologico e espiritual nao estavam sendo supridos na epoca, somente depois que prosperei um pouco que pude desfrutar mais tempo com a minha familia e curtir o relacionamento com eles (emocional) tambem consegui passar mais tempo estudando, aprendendo e desenvolvendo talentos(Psicologico) e ultimamente dedicar tempo a servir o proximo, ler mais as escrituras etc..(Espiritual) Se olharmos dessa forma nao fica dificil entender o que talvez ele tenha tentado comunicar, isso nao quer dizer que os pobres nao tenham fe, o que ao meu ver sao justamente as pessoas mais pobres que acabam exercendo maior fe, no livro de Mormon vemos que Alma e Amuleque ensinaram os Zoramitas que eram pobres e rejeitados pelo seu povo e foi justamente esses pobres Zoramitas que aceitaram os servos de Deus enquanto os outros rejeitaram Alma e Amuleque.
Os membros da Igreja aprendem que devem viver a Lei do Dízimo, Deus derramará muitas bênçãos sobre eles, incluindo o avanço de classe social. Fica implícito que poderão se tornar ricos ,então poderão desfrutar a riqueza. Não sabem eles que o dízimo é uma forma da igreja capturar dinheiro para manutenção da riqueza das autoridades.