Julgamos Quem Bebe Café? [Vídeo]

Um vídeo educativo da Igreja SUD explora o dilema de membros que descobrem outros membros bebendo café.

Neste vídeo de 1980, dois jovens descobrem sua professora na escola, que também é uma membro em sua ala, preparando uma xícara de café e contemplam, horrorizados, como agir.

Assista o impagável vídeo:

No vídeo, os rapazes ficam espantados com a possibilidade de uma mulher que eles consideravam uma “boa membro da Igreja” estar bebendo café, como se isso a tornasse uma péssima pessoa, ou uma má membro, ou mesmo uma mentirosa que assim desfaz toda e qualquer qualidade que nela outrora viam.

Atualmente, beber café é considerado um pecado grave pela Igreja SUD. Tanto que membros são punidos com restrição em seus privilégios de culto, perdendo seu atestado oficial de dignidade espiritual (i.e., perdem sua recomendação para o templo).

No passado, essa regra de conduta conhecida como Palavra de Sabedoria não era tão rígida, sendo aceitável ver Profetas bebendo ou fumando. Além da punição eclesiástica, hoje membros que violam essa regra de conduta ainda sofrem o opróbio e o julgamente social como sendo pessoas de moral e ética reduzidas.

Você acha esse tipo de postura justa ou saudável?

16 comentários sobre “Julgamos Quem Bebe Café? [Vídeo]

  1. questões para se pensar…

    1 – Se a bebida foi proibida antes da morte de Smith, por que na cadeia de Carthage, ele e seus companheiros usavam de vinho para acalmar seus corações?

    2 – Se não era um mandamento, por que qualquer um que não seguisse a palavra de sabedoria não poderia ter cargos na igreja?

    3 – Por que apenas Joseph Smith tinha o direito de vender bebidas alcoólicas em Nauvoo, visto que isso era considerado contra a palavra de sabedoria?

    4 – Por que BY tinha uma destilaria, e muitos faziam uso do uísque? Este, inclusive era vendido, gerando lucros.

    5 – Por que os mórmons continuaram produzindo vinho, inclusive pagando o dízimo em vinho, até que aceitar esse dízimo foi suspenso pois não havia mais lugar para manter os estoques?

    6 – Por que a palavra de sabedoria não é seguida na íntegra? (os mórmons comem muita carne, carboidratos, “junk food” e tomam todos os tipos de bebidas quentes. Porém, até mesmo sopas e caldos quentes eram proibidos)

  2. Respondendo a pergunta do post:

    Se o café te faz bem, se o café melhora sua qualidade de vida, se o café é para você apenas mais uma bebida como outra qualquer, então beba café, mas se faz mal para você, pare de beber. Para mim palavra de sabedoria é me abster de tudo o que ME FAZ MAL, portanto, se não me faz mal, eu bebo sim.

    Julgar as pessoas pelo que entra na boca é falho, a Bíblia diz que seremos julgados pelo que sai da boca e não pelo que entra, portanto, julgar em sí já é errado, e dentro da igreja é pior ainda…

    • Aquele que falou que o que contamina o homem é o que sai de sua boca, não o que entra é o mesmo que falou que não devemos tomar café.

    • O problema não está na cafeína, mas no café em si. Agora, tem muito membro “desinteligente” que já pensa que é isso. Se fosse assim nem chocolste poderia comer.

    • Muito bom Jean, mas infelizmente muitosssss membros se esquecem disto e falam demais sem se preocupar em ofender ou magoar quem quer que seja.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.