Revelação ditada pelo Profeta Joseph Smith em abril de 1829 explicando, entre outras coisas, o que constitui a Igreja de Cristo e qual é a doutrina a ser pregada nela.
![]()
É muito importante notar a data da revelação e considerar que ela foi ditada um pouco antes de surgir o conceito de “sacerdócio aarônico”, um ano antes de se organizar formalmente a ‘Igreja de Cristo’, e três anos antes de surgir o conceito de “sacerdócio de melquisedeque”: [1]
Eis que esta é a minha doutrina: Aquele que se arrepende e vem a mim, esse é a minha igreja. Aquele que declara mais ou menos do que isso, esse não é meu, mas está contra mim; portanto, ele não é da minha igreja.
Nesse período do Mormonismo, a Igreja de Cristo era carismática e comunitária, e as revelações de Smith determinavam que ela era inteiramente definida por seus membros!
Ademais, a doutrina da Igreja de Cristo era fé em Cristo e arrependimento, e qualquer coisa além disso não pertencia à ela. Essa mesma injunção se vê no Livro de Mórmon, também ditado nesse mesmo período.
Leia o que Joseph Smith ensinou sobre pessoas que acham que devem obedecer seus líderes cegamente sem nunca questioná-los ou sem pensar por si mesmos.
Leia qual é a definição de um “Mórmon de verdade“.
NOTA
[1] Quinn, Michael, Mormon Hierarchy: Origins of Power, pp. 14-32
A Igreja de Cristo foi restaurada antes da Igreja do Primogênito. Quando começou a restauração da Igreja do Primogênito Joseph foi morto e o que sobrou foi um misto da Igreja de Cristo e partes da Igreja do Primogênito. As ordenanças de Exaltação pertencem a Igreja do Primogênito e infelizmente só temos uma “memória” do que elas deveriam ser. Com o tempo essa parte caiu em apostasia, o sacerdócio foi negado para as mulheres, as investiduras e unções modificadas, etc.
João Vendimiatti,
Poderia explicar melhor a diferença entre a Igreja de Cristo e a Igreja do Primogênito?
A Igreja de Cristo é a que aparece no novo testamento e no Livro de Mórmon. É exatamente o que diz essa revelação. Fé, arrependimento, batismo e Dom do Espirito Santo. É uma Igreja preparatória para a Igreja do Primogênito. Essa inclui o Sacerdócio Patriarcal e a Organização Patriarcal. É por meio dela que vem as ordenanças de exaltação. As unções, abluções, investidura, selamento, lava-pés entre outras ordenanças que não temos mais na Terra. É a Igreja dos Deuses. Infelizmente Joseph Smith morreu antes de poder restaurar totalmente a Igreja do Primogênito. Quem deveria ser o líder da Igreja seria Hyrum Smith, que possuía o direito ao Sacerdócio Patriarcal por linhagem, mas os membros já na época de Joseph não queriam aceitar Hyrum como líder, e o cargo de Patriarca Presidente (sacerdócio patriarcal), que deveria ser acima do presidente da Igreja (sacerdócio de Melquisedeque), assim como este é acima do Bispado Presidente (Sacerdócio Aarônico), ficou relegado para segundo plano, até sua extinção em 1979. Caberia aos descendentes de Hyrum ocupar o posto, e chamar o novo presidente da Igreja por revelação, assim como deveria ser para o Presidente da Igreja chamar o Bispo presidente. Porém os apóstolos não aceitaram isso após a morte de Joseph, tomando para eles a presidência da Igreja e ficou instituído que o mais velho do quórum dos 12 seria chamado profeta. Assim o é até hoje.
Em resumo, é isso.
Então, Deus falhou em Sua empreitada de restaurar a Igreja do Primogênito, João?