Joseph Smith: Qual é a Igreja de Cristo?

Revelação ditada pelo Profeta Joseph Smith em abril de 1829 explicando, entre outras coisas, o que constitui a Igreja de Cristo e qual é a doutrina a ser pregada nela.

Joseph Smith

É muito importante notar a data da revelação e considerar que ela foi ditada um pouco antes de surgir o conceito de “sacerdócio aarônico”, um ano antes de se organizar formalmente a ‘Igreja de Cristo’, e três anos antes de surgir o conceito de “sacerdócio de melquisedeque”: [1]

Eis que esta é a minha doutrina: Aquele que se arrepende e vem a mim, esse é a minha igreja. Aquele que declara mais ou menos do que isso, esse não é meu, mas está contra mim; portanto, ele não é da minha igreja.

Nesse período do Mormonismo, a Igreja de Cristo era carismática e comunitária, e as revelações de Smith determinavam que ela era inteiramente definida por seus membros!

Ademais, a doutrina da Igreja de Cristo era fé em Cristo e arrependimento, e qualquer coisa além disso não pertencia à ela. Essa mesma injunção se vê no Livro de Mórmon, também ditado nesse mesmo período.


Leia o que Joseph Smith ensinou sobre pessoas que acham que devem obedecer seus líderes cegamente sem nunca questioná-los ou sem pensar por si mesmos.

Leia qual é a definição de um “Mórmon de verdade“.

NOTA                   
[1] Quinn, Michael, Mormon Hierarchy: Origins of Power, pp. 14-32

7 comentários sobre “Joseph Smith: Qual é a Igreja de Cristo?

  1. Faltou dizer que a citacao esta em D&C 10. Isso apenas e confirma que o Evangelho de Jesus Cristo esta baseado na expiacao, na fe, no arrependimento, no batismo e confirmacao conforme ensinado em varias partes do Livro de Mormon (2 Nefi 31, 3 Nefi 11, 3 Nefi 27). O que eu entendo eh que o sacerdocio valida as ordenancas. Isso, teoricamente, deveria ser o centro da pratica e do ensino na Igreja, mas no final as reunioes se resumem a “fazer oracao, ler as escrituras, ir a Igreja e fazer as visitas”.

    P.S.: desculpe os erros de portugues, esse aparelho nao permite trocar o idioma do teclado.

  2. Essa é a melhor definição da verdadeira igreja. Essa revelação também confirma o que Néfi declarou em 1 Néfi 14:10, onde ele diz que há apenas duas igrejas na terra, uma sendo a igreja de Deus e a outra a igreja do Diabo. Em sua visão ele não viu nenhuma instituição como Católica, Evangélica, SUD, etc. Simplismente viu duas igrejas, uma estando em total harmonia com Deus e outra em total oposição a Deus.

    Outra visão de Néfi que talvez esclareça ainda melhor a definição da verdadeira igreja de Cristo entre os gentios nos últimos dias está registrada em 1 Néfi 14:12:

    “E aconteceu que vi a igreja do Cordeiro de Deus e seu número era pequeno, por causa das iniquidades e abominações da prostituta que se assentava sobre muitas águas; não obstante, vi que a igreja do Cordeiro, que eram os santos de Deus, estava também sobre toda a face da Terra; e seu domínio sobre a face da Terra era pequeno, devido à iniquidade da grande prostituta que eu vi. E aconteceu ter eu visto que a grande mãe de abominações congregou multidões na face de toda a Terra, entre todas as nações dos gentios, para guerrear o Cordeiro de Deus. E aconteceu que eu, Néfi, vi o poder do Cordeiro de Deus que descia sobre os santos da igreja do Cordeiro e sobre o povo do convênio do Senhor, que estava disperso sobre toda a face da Terra; e estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória.”

    Esses versos deixam claro que a verdadeira igreja do cordeiro ainda não está estabelecida na terra, fica evidente que a verdadeira igreja são na verdade as pessoas que realmente acreditam em Deus, independente de qual instituição elas pertencem ou mesmo não sendo afiliadas a nenhuma instituição. Elas ainda podem ser consideradas parte da verdadeira igreja de Cristo. Fica evidente também que quando a verdadeira igreja for estabelecida na terra será quando a igreja do Diabo estiver estabelecida e multidões de pessoas entre os gentios estarão em total guerra contra o Cordeiro de Deus.

    Outro aspecto fundamental é que aqueles que pertencem a igreja de Deus estarão armados com retidão e glória e principalmente com o poder de Deus. Com essas revelações em mente devemos entender que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a verdadeira Igreja do Cordeiro não são a mesma. A Igreja SUD, como a Igreja Católica, e muitas outras, podem (caso se arrependam) pertencer à Igreja do Cordeiro, mas não podemos nos enganar achando que somos a verdadeira igreja.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.