Mórmons Acima da Média em Educação

Mórmons encontram-se levemente acima da média nacional  entre os grupos religiosos nos EUA, de acordo com pesquisa do prestigioso centro de pesquisas demográficas Pew Research Center.

Prédio da Faculdade de Administração na Universidade de Brigham Young

Prédio da Faculdade de Administração na Universidade de Brigham Young

A pesquisa de opinião pública em questão isolou entre os 30 maiores grupos religiosos seus percentuais educacionais, considerando níveis de ensino superior completo, superior incompleto, médio completo, e médio incompleto entre os praticantes adultos de cada um.

A tabela abaixo resume perfeitamente os dados demográficos encontrados:

pew-education

[Leia os resultados sobre preferências políticas de mórmons aqui]

De acordo com o estudo, 33% dos mórmons nos Estados Unidos possuem diplomas de ensino superior, enquanto 40% cursaram faculdade sem completá-la. Ademais, 22% dos mórmons norte-americanos completaram e encerraram seus estudos no ensino médio, enquanto apenas 5% sequer terminaram o colegial.

Como se pode notar, mórmons encontram-se um pouco acima da média nacional (visto acima como “All U.S. Adults“, que seria de 27% com ensino superior completo (contra 33% dos mórmons), 31% com ensino superior incompleto (contra 40% dos mórmons), 31% com ensino médio completo (contra 22%) e 10% com ensino  médio incompleto (contra 5%).

Ademais, pode-se notar que mórmons encontram-se um pouco mais educados que Católicos, Adventistas, e Luteranos, e muito mais educados que Batistas, Testemunhas de Jeová, e Evangélicos como Nazarenos, Assembléias, e Igrejas de Cristo.

Por outro lado, nota-se que mórmons encontram-se muito, mas muito, menos educados que Hindus, Universalistas, Judeus, Anglicanos, Episcopanos, Presbiterianos, Budistas, Ateus, e Agnósticos. Ainda encontram-se em desvantagem educacional leve em relação a Muçulmanos e Presbiterianos Evangélicos. Por exemplo, entre Hindus encontram-se 77% com ensino superior completo (contra 33% dos mórmons), 11% com ensino superior incompleto (contra 40% dos mórmons), 10% com ensino médio completo (contra 22%) e apenas 2% com ensino  médio incompleto (contra 5%). Ateus, em geral, mantém o mesmo perfil educacional na adolescência que os mórmons, porém mais deles completam o ensino superior: 43% com ensino superior completo (contra 33% dos mórmons), 31% com ensino superior incompleto (contra 40% dos mórmons), 22% com ensino médio completo (contra 22%) e 4% com ensino médio incompleto (contra 5%).

Um dado não levantado por essa pesquisa é a quantia em investimento direto em educação arrecadado e gasto pelas instituições religiosas em si, em benefício de seus seguidores. Muitos desses grupos avaliados, como hindus, judeus, budistas, ateus, agnósticos, e muçulmanos não gozam de uma estrutura eclesiástica centralizada e/ou unificada. Contudo, muitos deles, como os mórmons, os anglicanos, os batistas, os adventistas, as testemunhas, etc., possuem tal capacidade organizacional. Algumas dessas organizações investem em educação formal para seus membros, como os adventistas.

E os mórmons. A Universidade Brigham Young é uma das corporações sem fins lucrativos controlada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que admite publicamente que uma “porção considerável” dos seus custos operacionais (incluindo suas 4 universidades em Utah, Idaho, Havaí, e Israel) são financiados pelos dízimos dos membros da Igreja. Além disso, a Igreja SUD mantém e financia a Faculdade de Administração SUD em Salt Lake City (Internacionalmente, uma escola de ensino fundamental e médio no México, e nas Ilhas do Pacífico 6 escolas de ensino fundamental e 2 de ensino médio em Tonga, 2 de ensino fundamental e 2 de ensino superior em Samoa, 1 de ensino fundamental e 1 de ensino superior em Fiji, e 1 de ensino médio em Kiribati).

As universidades (e demais escolas) da Igreja SUD são dirigidas por um conselho de curadores cujo presidente é o Presidente da Igreja, e cujos membros são os três homens da Primeira Presidência, 2 dos Apóstolos, um Presidente dos Setenta, a Presidente Geral da Sociedade de Socorro, e a Presidente Geral das Moças. Em suma, a liderança máxima da Igreja SUD.

Com o controle absoluto dessas universidades pela liderança eclesiástica da Igreja, e enormes investimentos financeiros advindo de contribuições de todos os membros (i.e., dízimos e ofertas), subsidiando as menores mensalidades no ensino superior particular dos EUA, não seria de se esperar que as métricas educacionais dos membros da Igreja SUD fossem muito melhores do que o encontrado pelo estudo? Se os membros contribuem tanto para financiar as universidades mórmons, por que há uma proporção relativamente baixa de graduados entre eles?

Considerando os dados, uma proporção enorme de SUD começam o ensino superior (73%), porém uma proporção enorme deles (55%) abandonam os seus estudos antes de completá-los, representando a maior taxa de desistência entre os grupos religiosos estudados acima. Por que tantos mórmons desistem de sua educação de nível superior?

 

 

4 comentários sobre “Mórmons Acima da Média em Educação

  1. É inviável ,devido pressões sociais mormonistas e a incompatibilidade destas com as exigências externas contemporâneas , um mórmon de classe média baixa manter seu progresso acadêmico.
    Uma boa pergunta seria Isto é tão evidente em outras nações também ? É um traço muito mais evidente em mórmons não estadunidenses?

  2. Estou surpreso com esses dados, achei que fosse mais. Fizemos um questionário de bem-estar que incluía essa pergunta, foi passado para os membros adultos de nossa região. Tivemos 68% de adultos com nível superior.

  3. Fiquei supreso com os indices dos Hindus, achei que teria poucos com ensino superior, acho que eles já chegam ( imigrantes ) com o ensino completo.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s