Igreja reconhece ordenação de negros no séc. XIX mas insiste em “nós não sabemos”

O novo cabeçalho da Declaração Oficial 2

Elijah Abel (1808 -1884)

Elijah Abel (1808 -1884)

Recentemente, a Igreja SUD lançou em formato digital os novos cabeçalhos para suas obras-padrão. Entre as mudanças mais significativas, está a nova introdução para a Declaração Oficial 2, documento que encerrou, em 1978, um longo período de exclusão de membros negros da ordenação ao sacerdócio, investidura e selamentos.

O texto, disponível apenas em inglês até o momento, diz

Durante a vida de Joseph Smith, uns poucos membros negros da Igreja foram ordenados ao sacerdócio. No início de sua história, líderes da Igreja pararam de conferir o sacerdócio a negros de origem africana. Os registros da Igreja não oferecem uma compreensão clara sobre a origem dessa prática. Líderes da Igreja acreditavam que uma revelação de Deus era necessária para alterar essa prática e buscaram por oração uma orientação.

O novo cabeçalho presta um grande serviço à história ao reconhecer a ordenação de homens negros como Elijah Abel e Walker Lewis. Creio que isso seja fato desconhecido da imensa maioria de membros sud.

Por outro lado, o novo texto acaba por reforçar a ideia de que não sabemos por que os negros acabaram por ser excluídos do sacerdócio. Claro que poderia ser pior: poderia-se afirmar que a exclusão foi baseada em uma revelação divina. Nesse ponto, o cabeçalho apresenta até certa ambiguidade ao afirmar que “líderes da Igreja acreditavam que uma revelação de Deus era necessária para alterar essa prática”.

A lacuna mantida no novo cabeçalho diz respeito às mulheres negras: a proibição de ordenar homens negros ao sacerdócio, aliada à proibição de selamentos inter-raciais, também impedia até 1978 o acesso dessas mulheres às ordenanças maiores do templo.

48 comentários sobre “Igreja reconhece ordenação de negros no séc. XIX mas insiste em “nós não sabemos”

  1. De todas as inúmeras questões terríveis que há no evangelho, por que escolher justamente uma que pouco acresce para o nosso desenvolvimento moral, intelectual e espiritual e nela permanecer? Há certos momentos durante uma pesquisa científica onde o pesquisador percebe que, em virtude da falta de ferramentas e cabedal tecnológico é o momento de se partir para uma outra direção. Creio ser o mesmo verdade para o caso deste e de alguns outros assuntos. Não contaminemos coisas de caráter tão sagrado com nossas idiossincrasias limitadas. Tratemos das coisas como elas nos são dadas – sei que haverá momento onde nosso conhecimento nos permitirá delas melhor falar e compreender.

    • Irmão Mórmon 1928 – (1) De todas as inúmeras questões terríveis que há no evangelho, por que escolher justamente uma que pouco acresce para o nosso desenvolvimento moral, intelectual e espiritual e nela permanecer?

      De quem você está falando? Da igreja, por ter mudado o cabeçalho da DO2? Do autor do artigo (Antonio), por trazer este assunto à tona? Ou de mim?

      Irmão Mórmon 1928 – (2) Há certos momentos durante uma pesquisa científica onde o pesquisador percebe que, em virtude da falta de ferramentas e cabedal tecnológico é o momento de se partir para uma outra direção. Creio ser o mesmo verdade para o caso deste e de alguns outros assuntos.

      Cientifico pode até ser, espiritual não! Pois o que as escrituras nos ensinam é que; quando uma pessoa tem falta de sabedoria [ferramenta e cabedal tecnológico] é nos orientado a buscar à Deus, tanto pela fé, quanto pelo estudo (e Ele nos revelará, até mesmo coisas ocultas), e é exatamente o que estamos fazendo aqui.

      Irmão Mórmon 1928 – (3) Não contaminemos coisas de caráter tão sagrado com nossas idiossincrasias limitadas. Tratemos das coisas como elas nos são dadas – sei que haverá momento onde nosso conhecimento nos permitirá delas melhor falar e compreender.

      Se você estiver falando de mim (aguardo resposta), eu posso dizer sem titubear, e repito, a igreja está MENTINDO, pois ela sabe muito bem o MOTIVO da proibição. Ela só não quer assumir o erro, publicamente! Outra, como nós vamos tratar de certas coisas, CALADO, quando sabemos que estas coisas nos são dadas pela metade, distorcidas e equivocadas?

      Ps.: Se você não estiver falando de mim Irmão Mórmon 1928, desconsidere!
      Porém, eu não volto atras do que disse antes.

      • Não, não estava falando pra você. Respeito seu direito de dizer o que bem entende, de achar o que bem entende. Essa liberdade de opinião seguramente conduz à descoberta da verdade, mesmo que conduza por caminhos que não necessariamente sejam corretos ou coerentes.

  2. Eu achei muito oportuna a prepositura de tal texto, no atual momento de reformulação geral, no caso da igreja SUD, de forma lenta e vindo através de pressões externas e outras desconhecidas e pelo que sei esse site está aqui para um debate democrático, de FATOS, .. idiossincrasias , é algo subjetivo, para uns eleva a fé, para outros faz a mesma sumir, depende onde estamos centrados e o quando cada indivíduo é inflexível a mudanças e em que embasa os critérios de pensamento para satisfazer o que se crê ser verdade. Na minha opinião, a igreja sabe o motivo, até por que desde o tempo de Joseph Smith, a liderança em geral mantinha diários sobre os fatos e doutrinas, devido a forte influência contemporânea na época, contra a libertação dos escravos, e doutrina expressada de forma equivocada dos filhos Canaã (Gênesis 9:25). Enfim, não existe nenhuma revelação em D&C proibindo o sacerdócio ou limitando direitos (leitura taxativa) de diversos grupos, tais assertivas se fizeram por mera influência contemporânea, tendo em vista que a opinião da igreja no tempo de JS, era contra a escravidão, fato até bem evidenciado em filmes como Joseph Smith, 200 anos de seu aniversário, e o Legado, motivo de muita e muita perseguição. Em verdade fico muito feliz quando instituições religiosas Católica, SUD, reconhecem seus erros(direta ou indiretamente), pois um Líder é humano, sujeito a falhas, e nos estudos dos temas aqui no site e em diversos lugares, se vê a opinião de líderes serem dadas,(necessariamente não precisa ser a mais correta,ou a verdade, mas uma interpretação pessoal… o grande problema seria se estivesse como revelação falada como doutrina no nome do Senhor..onde na minha opinião se verifica os falsos profetas, líderes…etc, tais reconhecimentos me mostra que Deus e seu filho se importam conosco e em algum momento quando necessário corrige os caminhos de sua igreja.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.