O novo cabeçalho da Declaração Oficial 2
Recentemente, a Igreja SUD lançou em formato digital os novos cabeçalhos para suas obras-padrão. Entre as mudanças mais significativas, está a nova introdução para a Declaração Oficial 2, documento que encerrou, em 1978, um longo período de exclusão de membros negros da ordenação ao sacerdócio, investidura e selamentos.
O texto, disponível apenas em inglês até o momento, diz
Durante a vida de Joseph Smith, uns poucos membros negros da Igreja foram ordenados ao sacerdócio. No início de sua história, líderes da Igreja pararam de conferir o sacerdócio a negros de origem africana. Os registros da Igreja não oferecem uma compreensão clara sobre a origem dessa prática. Líderes da Igreja acreditavam que uma revelação de Deus era necessária para alterar essa prática e buscaram por oração uma orientação.
O novo cabeçalho presta um grande serviço à história ao reconhecer a ordenação de homens negros como Elijah Abel e Walker Lewis. Creio que isso seja fato desconhecido da imensa maioria de membros sud.
Por outro lado, o novo texto acaba por reforçar a ideia de que não sabemos por que os negros acabaram por ser excluídos do sacerdócio. Claro que poderia ser pior: poderia-se afirmar que a exclusão foi baseada em uma revelação divina. Nesse ponto, o cabeçalho apresenta até certa ambiguidade ao afirmar que “líderes da Igreja acreditavam que uma revelação de Deus era necessária para alterar essa prática”.
A lacuna mantida no novo cabeçalho diz respeito às mulheres negras: a proibição de ordenar homens negros ao sacerdócio, aliada à proibição de selamentos inter-raciais, também impedia até 1978 o acesso dessas mulheres às ordenanças maiores do templo.
De todas as inúmeras questões terríveis que há no evangelho, por que escolher justamente uma que pouco acresce para o nosso desenvolvimento moral, intelectual e espiritual e nela permanecer? Há certos momentos durante uma pesquisa científica onde o pesquisador percebe que, em virtude da falta de ferramentas e cabedal tecnológico é o momento de se partir para uma outra direção. Creio ser o mesmo verdade para o caso deste e de alguns outros assuntos. Não contaminemos coisas de caráter tão sagrado com nossas idiossincrasias limitadas. Tratemos das coisas como elas nos são dadas – sei que haverá momento onde nosso conhecimento nos permitirá delas melhor falar e compreender.
Irmão Mórmon 1928 – (1) De todas as inúmeras questões terríveis que há no evangelho, por que escolher justamente uma que pouco acresce para o nosso desenvolvimento moral, intelectual e espiritual e nela permanecer?
De quem você está falando? Da igreja, por ter mudado o cabeçalho da DO2? Do autor do artigo (Antonio), por trazer este assunto à tona? Ou de mim?
Irmão Mórmon 1928 – (2) Há certos momentos durante uma pesquisa científica onde o pesquisador percebe que, em virtude da falta de ferramentas e cabedal tecnológico é o momento de se partir para uma outra direção. Creio ser o mesmo verdade para o caso deste e de alguns outros assuntos.
Cientifico pode até ser, espiritual não! Pois o que as escrituras nos ensinam é que; quando uma pessoa tem falta de sabedoria [ferramenta e cabedal tecnológico] é nos orientado a buscar à Deus, tanto pela fé, quanto pelo estudo (e Ele nos revelará, até mesmo coisas ocultas), e é exatamente o que estamos fazendo aqui.
Irmão Mórmon 1928 – (3) Não contaminemos coisas de caráter tão sagrado com nossas idiossincrasias limitadas. Tratemos das coisas como elas nos são dadas – sei que haverá momento onde nosso conhecimento nos permitirá delas melhor falar e compreender.
Se você estiver falando de mim (aguardo resposta), eu posso dizer sem titubear, e repito, a igreja está MENTINDO, pois ela sabe muito bem o MOTIVO da proibição. Ela só não quer assumir o erro, publicamente! Outra, como nós vamos tratar de certas coisas, CALADO, quando sabemos que estas coisas nos são dadas pela metade, distorcidas e equivocadas?
Ps.: Se você não estiver falando de mim Irmão Mórmon 1928, desconsidere!
Porém, eu não volto atras do que disse antes.
Não, não estava falando pra você. Respeito seu direito de dizer o que bem entende, de achar o que bem entende. Essa liberdade de opinião seguramente conduz à descoberta da verdade, mesmo que conduza por caminhos que não necessariamente sejam corretos ou coerentes.
Eu achei muito oportuna a prepositura de tal texto, no atual momento de reformulação geral, no caso da igreja SUD, de forma lenta e vindo através de pressões externas e outras desconhecidas e pelo que sei esse site está aqui para um debate democrático, de FATOS, .. idiossincrasias , é algo subjetivo, para uns eleva a fé, para outros faz a mesma sumir, depende onde estamos centrados e o quando cada indivíduo é inflexível a mudanças e em que embasa os critérios de pensamento para satisfazer o que se crê ser verdade. Na minha opinião, a igreja sabe o motivo, até por que desde o tempo de Joseph Smith, a liderança em geral mantinha diários sobre os fatos e doutrinas, devido a forte influência contemporânea na época, contra a libertação dos escravos, e doutrina expressada de forma equivocada dos filhos Canaã (Gênesis 9:25). Enfim, não existe nenhuma revelação em D&C proibindo o sacerdócio ou limitando direitos (leitura taxativa) de diversos grupos, tais assertivas se fizeram por mera influência contemporânea, tendo em vista que a opinião da igreja no tempo de JS, era contra a escravidão, fato até bem evidenciado em filmes como Joseph Smith, 200 anos de seu aniversário, e o Legado, motivo de muita e muita perseguição. Em verdade fico muito feliz quando instituições religiosas Católica, SUD, reconhecem seus erros(direta ou indiretamente), pois um Líder é humano, sujeito a falhas, e nos estudos dos temas aqui no site e em diversos lugares, se vê a opinião de líderes serem dadas,(necessariamente não precisa ser a mais correta,ou a verdade, mas uma interpretação pessoal… o grande problema seria se estivesse como revelação falada como doutrina no nome do Senhor..onde na minha opinião se verifica os falsos profetas, líderes…etc, tais reconhecimentos me mostra que Deus e seu filho se importam conosco e em algum momento quando necessário corrige os caminhos de sua igreja.
Como não entendi muito bem o que você quis dizer com isso tudo, simplesmente vou concordar.