Poligamia: Necessária Para Exaltação?

“Isso não é necessário para a minha exaltação.”

Com essa afirmação, muitos membros da Igreja SUD evitam discutir assuntos sobre história Mórmon, ou sobre doutrina, ou até mesmo sobre eventos atuais.

Poligamia é, historicamente, um dos fatores mais formativos e impactantes, tanto para a Igreja, como para a cultura Mórmon.

Mas seria ela “necessária para exaltação”?

Brigham Young

Brigham Young, Presidente da Igreja SUD (1847-1877), deixou de esconder a prática de poligamia e a levou ao público

O que disseram Profetas e Apóstolos da Igreja SUD disso?

Joseph Smith:

“… a doutrina do casamento plural e celestial é a doutrina mais sagrada e importante já revelada ao homem sobre a terra, e que, sem obediência a este princípio nenhum homem pode jamais alcançar a plenitude de exaltação na glória celestial.” (Diário de William Clayton, 12 Jul 1843, Church History Library, MS 3423)

Brigham Young:

“[O casamento plural] está intimamente ligado com a exaltação do homem, mostrando como ele se torna exaltado para ser um rei e um sacerdote – sim, assim como um Deus, como seu Pai Celestial. Sem a doutrina que esta revelação revela, nenhum homem na terra jamais poderia ser exaltado para ser um Deus.” (Journal of Discourses 6:282)

Orson Pratt:

“Haverá muitos que não ouvirão, haverá o tolo no meio dos sábios, que não receberá o novo e eterno convênio em sua plenitude, e nunca irá atingir a sua exaltação …” (Journal of Discourses 1:65)

George Q. Cannon:

“Não é uma barganha cara que eles são convidados a fazer? Trocar toda a esperança de felicidade eterna com esposas e filhos na presença celestial de Deus e do Cordeiro pelo favor miserável do mundo! Tão intimamente entrelaçada é a doutrina [do casamento plural] com a exaltação de homens e mulheres no grande porvir que não pode ser abandonada, sem desistir-se ao mesmo tempo toda a esperança de glória imortal.” (Juvenile Instructor 20:136)

Joseph F. Smith:

“Algumas pessoas têm suposto que a doutrina do casamento plural era uma espécie de superfluidade, ou algo não-essencial, para a salvação ou exaltação da humanidade. Em outras palavras, alguns dos Santos disseram, e acreditaram, que um homem com uma mulher, selada a ele pela autoridade do Sacerdócio para o tempo e a eternidade, receberá uma exaltação tão grande e gloriosa, se ele for fiel, quão ele poderia possivelmente com mais de uma [esposa]. Quero aqui entrar meu protesto solene contra essa idéia, pois sei que é falsa.” (Journal of Discourses 20:28)

Joseph F. Smith:

“O casamento de uma mulher com um homem para o tempo e a eternidade pelo poder de selamento, de acordo com a vontade de Deus, é um cumprimento da lei do casamento celestial em parte – e é bom o suficiente temporáriamente – e assim tanto quanto um homem habita estas condições da lei, ele receberá a sua recompensa por isso, e essa recompensa, ou bênção, ele não poderia obter por qualquer outra razão ou condições. Mas este é apenas o início da lei, e não a totalidade. Portanto, quem imaginou que ele poderia obter a plenitude das bênçãos pertencentes a esta lei celestial, através do cumprimento de apenas uma parte de suas condições, tem enganado a si mesmo. Ele não pode fazê-lo.” (Journal of Discourses 20:28)

Joseph F. Smith:

“Nós, a Primeira Presidência e apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos respeitosamente a Vossa Excelência conhecer os seguintes fatos: Nós anteriormente ensinamos ao nosso povo que a poligamia ou Casamento Celestial, conforme ordenada por Deus por intermédio de Joseph Smith estava certa; que era uma necessidade para a maior exaltação do homem na vida futura.” (CPI Reed Smoot v. 1, p. 18)

Bruce R. McConkie:

“… O Senhor freqüentemente comandou seus santos antigos para praticar o casamento plural … toda a história da antiga Israel era uma em que a pluralidade de esposas era a ordem ter divinamente aceita e aprovada de matrimônio. Milhões de pessoas que entraram nesta ordem receberam para si, nela e por ela, exaltação eterna no céu mais alto do mundo celestial … o Profeta e irmãos dirigentes receberam a ordem de entrar na prática, o que fizeram em toda a virtude e pureza de coração … Obviamente, a prática sagrada começará novamente após a Segunda Vinda do Filho do Homem e a inauguração do milênio … “ (Mormon Doctrine, p. 522)

 

 

27 comentários sobre “Poligamia: Necessária Para Exaltação?

  1. Doutrina diabólica e sem bases bíblica e histórica. Os cristãos se faziam distinguir entre os judeus pela sua Monogamia. Além disso é uma nova roupagem da velha heresia da salvação pelas obras: eu tenho que fazer isso, aquilo e mais aquilo para comprar minha salvação. Leiam a Bíblia e deixem os delírios de lado!

  2. Incluamos entre os restauracionistas os testemunhas de Jeová e os Adventistas. Esqueci no meu comentário anterior de indicar a consulta ao mais importante. Como em Tiago 1:5 (um dos motivos pelos quais somos membros da IJCSUD) somos aconselhados a pedir a Deus e ele nos dirá por intermédio de seu Espirito com liberalidade e e pelo poder desee mesmo Espírito Santo podemos saber a verdade de todas as coisas (Moroni 10:5) . TODAS. Mas se entre nós houverem pessoas que como eu, não tem o seu rádio espirtual com uma boa sintonia ou boa recepção dessa influencia divina, segue um trecho com três formas pelas quais o Espirito santo testificará em nosso ser das verdades de Deus, em outras palavras, de como perceber se nosso rádio sintonizou a estação correta. Do discurso “O indiscritível dom do Espirito, do Elder Jay E. Jensen :
    1. “Começa a dilatar-me a alma”, comprovado pelos que buscam a verdade sinceramente por meio de lágrimas, um suspiro, uma confirmação com a cabeça, ou qualquer outro gesto corporal de que o Espírito Santo plantou palavras verdadeiras no coração deles.
    2. “Começa a iluminar-me o entendimento”, demonstrado por comentários do tipo: “isso faz sentido”, ou “sempre acreditei nisso”, ou uma pergunta: “então você está dizendo que…?”
    3. “Começa a ser-me deliciosa”, demonstrado, por exemplo, por pesquisadores com comentários do tipo: “por favor, fale mais”, ou “onde você disse que fica sua igreja?” ou “você não ficaria mais tempo e nos ensinaria mais?”,significando que estão famintos e desejam mais.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.