Joseph Fielding Smith: Vida Pré-Mortal

A sua conduta pessoal durante a vida pré-mortal influencia a sua vida mortal?

Mórmons acreditam que todos nós vivemos numa existência espiritual antes nascer na Terra como mortais. A este período chamam de “vida pré-mortal” ou “primeiro estado”. De acordo com a doutrina mórmon, durante a vida pré-mortal, todos tivemos o livre arbítrio para obedecer ou desobedecer Deus, assim como o têm aqui na vida mortal, ou nesse “segundo estado”.

Como impactariam as nossas decisões lá no que nos ocorre aqui?

Joseph Fielding Smith foi o 10o Presidente d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1970-1972). Filho do 6o Presidente, Joseph F. Smith (1901-1918), também serviu como Apóstolo (1910-1970).

Joseph Fielding Smith foi o 10o Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1970-1972). Filho do 6o Presidente, Joseph F. Smith (1901-1918), também serviu como Apóstolo (1910-1970).

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou a questão com bastante clareza em seu livro ‘Doutrinas de Salvação’, publicado por décadas pela Igreja SUD aqui no Brasil¹:

Há uma razão para um homem nascer preto e com outras desvantagens enquanto outro nasce branco com grandes vantagens. A razão é que nós tínhamos um outro estado antes de virmos para cá, e fomos obedientes, mais ou menos, às leis que lá nos foram dadas. Aqueles que lá foram fiéis em todas as coisas receberam bênçãos maiores aqui, e aqueles que não foram fiéis receberam menos.

Para que não houvesse dúvidas ou ambiguidade, Smith elaborou no assunto com ainda mais certeza²:

Não houve neutros no céu. Não houve neutros na guerra no céu. Todos tomaram partido, fosse com Cristo ou com Satanás. Cada homem tinha o seu livre arbítrio lá, e os homens recebem recompensas aqui com base em suas ações lá, exatamente como eles receberão recompensas no mundo vindouro pelos atos feitos no corpo. O Negro, evidentemente, está recebendo a recompensa que ele merece.”

Além das publicações curriculares, como manuais e guias oficiais da Igreja, poucas são aquelas incluídas entre os livros publicados pela Igreja SUD em tradução para o português. Esse livro de Joseph Fielding Smith foi escolhido para ser um desses, e até hoje ainda é publicado e vendido pela Igreja, inclusive em formato eletrônico, com considerável entusiasmo e aprovação³:

Doutrinas de Salvação… uma obra autorizada, escrita pelo mais notável estudioso do Evangelho na Igreja, contém uma riqueza de explicações sobre muitos assuntos do Evangelho, explicações essas que não podem ser encontradas em outras fontes. É uma obra que vem de encontro à necessidade de material abalizado sobre questões freqüentemente debatidas… Em Doutrinas de Salvação… o Presidente Joseph Fielding Smith responde abalizadamente a uma multidão de importantes perguntas sobre o evangelho

Como refletem essa citações de Fielding Smith nas crenças de membros da Igreja hoje?

Quão representativas são esses ensinamentos de Smith do que a Igreja prega hoje?

Qual significância pode-se atribuir ao fato da Igreja ainda publicar esses ensinamentos, até mesmo na língua portuguesa?


REFERÊNCIAS
[1] Smith, Joseph Fielding, Doutrinas de Salvação Vol. 1, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1994, p. 67 (Impresso no Brasil, ênfases no original).
[2] Smith, Joseph Fielding, Doutrinas de Salvação Vol. 1, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1994, p. 73 (Impresso no Brasil, ênfases no original).
[3] Propaganda no site da editora da Igreja SUD ‘Deseret Book‘ (ênfases nossas).

 

34 comentários sobre “Joseph Fielding Smith: Vida Pré-Mortal

  1. A doutrina Sud é embriagante é cada coisa que somos levados a acreditar. Muita gente fica com raiva quando falam que é feita uma lavagem cerebral, mas sinceramente é difícil de acreditar nessas doutrinas: Poligamia no céu,
    negros descendentes de Caim, Não existir salvação sem aceitação de Joseph Smith, doutrina essa ensinada por Joseph Fielding Smith em Doutrina da salvação.
    bem diferente do que foi ensinado no Novo Testamento: nem se casam nem se dão em casamento, mas são anjos nos céus, bem quem proferiu isso foi Jesus Cristo. Deus não faz acepção de pessoas. E somente existe um nome pelo qual os homens possam ser salvos: Jesus Cristo. Simples assim, sem fantasias e dogmas.

      • Magnolia, esse ” calorzinho no peito” nao e novidade, Apos a ressurecicao de Cristo seus discipulos caminhavam juntos quando Jesus aparaeceu e caminhou com eles explicando as escrituras, de forma miraculosa Jesus nao se revelou e eles de modo que nao puderam reconhecer lo (Lucas 24) No versiculo 32 eles descrevem essa sensacao no peito durante o tempo em que Jesus lhes ensinava as escrituras. Eu mesmo nunca tive essa experiencia embora tive muitas outras que nao me deixou duvida que era a influencia do Espirito Santo, mas ja ouvi outras pessoas descreverem esse sentimento, membros da igreja e membros de outras religioes tambem ja me disseram terem tido esse sentimento ardente no peito. Como eu disse eu nunca tive e nao posso dizer como e mas nao deixo de acreditar que o Espirito se manifesta de formas diferentes para as pessoas.

      • Na verdade é bem mais uma estranha sensação de alegria.Mas como o Fábio falou, há muitas outras experiências mais “concretas”. Eu, na verdade, acho que o evangelho é completamente comprovado pela lógica. Nada é mais claro e lógico do que o verdadeiro evangelho de Cristo,nenhuma teoria de homens, nada!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.