Joseph Fielding Smith: Vida Pré-Mortal

A sua conduta pessoal durante a vida pré-mortal influencia a sua vida mortal?

Mórmons acreditam que todos nós vivemos numa existência espiritual antes nascer na Terra como mortais. A este período chamam de “vida pré-mortal” ou “primeiro estado”. De acordo com a doutrina mórmon, durante a vida pré-mortal, todos tivemos o livre arbítrio para obedecer ou desobedecer Deus, assim como o têm aqui na vida mortal, ou nesse “segundo estado”.

Como impactariam as nossas decisões lá no que nos ocorre aqui?

Joseph Fielding Smith foi o 10o Presidente d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1970-1972). Filho do 6o Presidente, Joseph F. Smith (1901-1918), também serviu como Apóstolo (1910-1970).

Joseph Fielding Smith foi o 10o Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1970-1972). Filho do 6o Presidente, Joseph F. Smith (1901-1918), também serviu como Apóstolo (1910-1970).

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou a questão com bastante clareza em seu livro ‘Doutrinas de Salvação’, publicado por décadas pela Igreja SUD aqui no Brasil¹:

Há uma razão para um homem nascer preto e com outras desvantagens enquanto outro nasce branco com grandes vantagens. A razão é que nós tínhamos um outro estado antes de virmos para cá, e fomos obedientes, mais ou menos, às leis que lá nos foram dadas. Aqueles que lá foram fiéis em todas as coisas receberam bênçãos maiores aqui, e aqueles que não foram fiéis receberam menos.

Para que não houvesse dúvidas ou ambiguidade, Smith elaborou no assunto com ainda mais certeza²:

Não houve neutros no céu. Não houve neutros na guerra no céu. Todos tomaram partido, fosse com Cristo ou com Satanás. Cada homem tinha o seu livre arbítrio lá, e os homens recebem recompensas aqui com base em suas ações lá, exatamente como eles receberão recompensas no mundo vindouro pelos atos feitos no corpo. O Negro, evidentemente, está recebendo a recompensa que ele merece.”

Além das publicações curriculares, como manuais e guias oficiais da Igreja, poucas são aquelas incluídas entre os livros publicados pela Igreja SUD em tradução para o português. Esse livro de Joseph Fielding Smith foi escolhido para ser um desses, e até hoje ainda é publicado e vendido pela Igreja, inclusive em formato eletrônico, com considerável entusiasmo e aprovação³:

Doutrinas de Salvação… uma obra autorizada, escrita pelo mais notável estudioso do Evangelho na Igreja, contém uma riqueza de explicações sobre muitos assuntos do Evangelho, explicações essas que não podem ser encontradas em outras fontes. É uma obra que vem de encontro à necessidade de material abalizado sobre questões freqüentemente debatidas… Em Doutrinas de Salvação… o Presidente Joseph Fielding Smith responde abalizadamente a uma multidão de importantes perguntas sobre o evangelho

Como refletem essa citações de Fielding Smith nas crenças de membros da Igreja hoje?

Quão representativas são esses ensinamentos de Smith do que a Igreja prega hoje?

Qual significância pode-se atribuir ao fato da Igreja ainda publicar esses ensinamentos, até mesmo na língua portuguesa?


REFERÊNCIAS
[1] Smith, Joseph Fielding, Doutrinas de Salvação Vol. 1, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1994, p. 67 (Impresso no Brasil, ênfases no original).
[2] Smith, Joseph Fielding, Doutrinas de Salvação Vol. 1, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1994, p. 73 (Impresso no Brasil, ênfases no original).
[3] Propaganda no site da editora da Igreja SUD ‘Deseret Book‘ (ênfases nossas).

 

34 comentários sobre “Joseph Fielding Smith: Vida Pré-Mortal

  1. No texto lemos que não recebemos nenhum conhecimento e sabedoria anteriores do nascimento. Não obstante o meio – ambiente e muitas outras causas exercem grande influência no progresso e destino do homem.
    O ESPÍRITO influencia em muito o corpo(vivíamos como espíritos e trazemos isso conosco para o nosso 2° estado), assim como o corpo com seus desejos e anseios tem influência sobre o espírito. Que muitos espíritos nobres nasceram profetas e governantes aqui e que pela ação do espírito sobre o corpo, PROVAVELMENTE, haviam de servi-lo aqui. Levando em conta que as características do espírito foram desenvolvidas por muitos séculos e Deus ama a todos sem distinção, brancos e negros, independente das CONDIÇÕES em que nasceram e se CRIARAM, Deus olha para todos com misericórdia e fará por qualquer um, branco ou negro o melhor que puder.

    VOZES MÓRMONS, você colocou: “Há uma razão para um homem nascer preto e com outras desvantagens enquanto outro nasce branco com grandes vantagens. A razão é que nós tínhamos um outro estado antes de virmos para cá, e fomos obedientes, mais ou menos, às leis que lá nos foram dadas. Aqueles que lá foram fiéis em todas as coisas receberam bênçãos maiores aqui, e aqueles que não foram fiéis receberam menos.” [1]pag.67

    Li no original assim: “Existe uma razão para um homem nascer negro e COM OUTRAS DESVANTAGENS(isso é importante) enquanto outro nasce branco com grandes vantagens.
    O autor complementa dizendo que fomos mais ou menos obedientes em nosso 1°estado, e os que foram obedientes em todas as coisas lá receberam bênçãos maiores aqui e os que não foram receberam menos, e continua dizendo que ninguém foi predestinado a falhar ou ser mal.

    Historicamente já prova como é difícil nascer negro na terra, atualmente ainda é, imagina na época do autor e até mesmo na restauração e bem antes, e ainda deixa claro que muitas pessoas por carregar essa carga da pré existência nascerão com outras desvantagens, acredito que a maioria não foi obediente em tudo lá, por isso nascemos com tantas dificuldades, é por isso que existe tantas coisas ruins aqui na terra, incluindo o racismo, que o homem criou, Deus sabe disso, a culpa não é dos mórmons esse racismo, é do homem em geral desde a fundação do mundo.Onde foi criado um contexto histórico terrível. Além que fica claro que todos sem exceção viemos pra terra com uma promessa de Deus, apesar de todas as dificuldades, ainda temos o poder de escolher e vencer aqui nessa terra, sim… branco, negro, vermelho, amarelo… gordo, magro, chato, legal, verdadeiro, falso, hétero, homossexual… todos tem a promessa e ainda Deus sabendo disso deu a cada um características únicas, onde cada um carrega a sua cruz e o Senhor prometeu que não é mais pesada que não podemos carregar.

    • Ainda o autor dá muito bem a entender que é uma comparação, todos nós sabemos que graças a historia da humanidade hoje em dia a maioria dos negros nascem em lugares menos favorecidos, mas e’fruto da humanidade isso e não de uma determinação de Deus, mesmo Deus sabendo de tudo isso. Venho pensar também se fui menos obediente eu preciso crescer mais, é óbvio que para o crescimento precisa-se de maior dificuldade e experiências específicas, infelizmente o homem aprende com a dor e acredito que com o avanço da humanidade e da historia como um todo, todos nós aprendemos com os erros do passado, por isso hoje parece que os negros venceram tantas dificuldades e todo esse ciclo faz parte do evangelho, é tantos fatores e questionamentos que podemos chegar com essa questão. Esse texto fez-me abrir os olhos para alguns sentimentos que estava procurando.

  2. Essa é a Teologia da Prosperidade Mórmon. Agora eu entendo porque tanta ênfase em relação a Dízimos e Ofertas e porque aqueles que não estão com os dízimos em dia não podem entrar no Templo para receberem “Bençãos”. Qualquer semelhança com as Igrejas Neopentecostais não é mera coincidência…

    • Não só o dízimo, mas também os que não estão vivendo a lei de castidade , a palavra de sabedoria, etc. A tal ênfase é dada de modo geral no que diz respeito a dignidade do indivíduo, sendo que o mandamento em questão é o único que o bispo tem a certeza se ele está cumprindo ou não por se tratar de uma relação direta entre os dois. Os demais mandamentos dependerá da honestidade de cada um durante a entrevista .

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.