A Quem As Mãos Ajudam?

A Igreja SUD mantém um programa de caridade e voluntariado conhecido como “Mãos Que Ajudam”.

Maos Que Ajudam

Além da controvérsia de patrocinar voluntariado para uma empresa de fins lucrativos (notoriamente corrupta) com mão-de-obra gratuita, e de dedicar apenas uma parcela ínfima para ajuda humanitária das vastas contribuições arrecadas anualmente (sem contar com o vasto império bilionário de empresas com fins lucrativos de propriedade da Igreja), esses programas de caridade e voluntariado costumam servir de fértil fonte para propaganda oficial, dando origem ao famoso trocadilho “Mãos Que Divulgam”. Membros da Igreja voluntários vestem o chamativo e facilmente reconhecido colete amarelo que facilita reconhecimento nas fotos que são publicados pela Igreja e patrocinados em sites de notícias e divulgação.

A nossa pergunta para os leitores é se esse tipo de caridade é válida ou louvável? Ou o que vale é o ato em si? Se o resultado pragmática importa mais que a intenção espiritual, não deveria a Igreja multi-bilionária e financiada pelo Estado através de generosas isenções de impostos investir mais em caridade do que somas pífias? Por outro lado, se as somas não importam, mas sim o espírito com que se oferece ajuda, então a publicidade e auto-promoção não desmerecem o ato em si? Os ensinamentos de Jesus sobre o assunto merecem consideração especial?

“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.”

18 comentários sobre “A Quem As Mãos Ajudam?

  1. Essa sempre foi minha opinião sobre os mãos que ajudam. Só ajudam se tiver publicidade.
    Nada e feito sem que tenha câmeras, reportagem e divulgação.
    Algo que me chamou atenção esses dias é o fim do armazém do Bispo. Esse posso dizer ajudou muitas famílias.
    Mas a igreja tem outras finalidades atualmente, construir shoppings, imóveis de luxo, investir e ter lucro.

  2. Notoriamente corrupta???? Pois apertei no “notoriamente corrupta” da tua escrita e apareceu uma acusação da Fifa, que não tem nada a ver com a Igreja. Não entendi !!!! Poderia explicar melhor?
    “Quem acusa tem o ônus da prova”, o Código Civil brasileiro é bem claro nesta questão. Esta é uma acusação séria, que o nobre acusador, caso tenha provas contundentes, por uma questão de justiça, tem o dever é obrigação de levar ao conhecimento das autoridades brasileiras.

    • Wilson,
      Devia ter lido e apertado os links na ordem.
      A igreja disponibilizou diversos voluntários para ajudar na copa, que por sua vez é patrocinada pela fifa que é uma instituição notoriamente corrupta.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.