Igreja Mórmon Doa Milhões para Estádio

A Igreja SUD ofereceu USD 3 milhões (R$ 10,4 milhões na cotação de hoje) para a construção do estádio Utah State Fairpark.

Arena Corinthians

Arena Corinthians, popularmente conhecido como “Chiqueirão” (foto ilustrativa)

Organizadores do novo estádio de 10 mil assentos, cujo custo total está previsto em USD 17 milhões, usaram o apoio financeiro e moral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para apresentar sua proposta ao legislativo do estado de Utah solicitando USD 10 milhões em investimentos públicos.

A carta da Igreja SUD ao legislativo, redigida pelo Bispado Presidente, oferece os USD 3 milhões de fundos mórmons para o estádio com a expectativa que ele receberia o rodeio anual Days of ’47 Rodeo.

[Saiba quanto a Igreja SUD gasta anualmente em ajuda humanitária aqui]

O rodeio é um festival anual atualmente hospedado no estádio Vivint Smart Home Arenacom 20 mil assentos e lar do famoso time de basquete Utah Jazz.  Ele celebra a chegada dos pioneiros mórmons ao vale de Lago Salgado em 1847 e é organizado por uma entidade privada sem fins lucrativos, continuando uma tradição festiva que data desde 1849.

Escreveu o Bispado Presidente da Igreja SUD ao Congresso de Utah:

“Expressamos nossa apreciação por sua liderança neste projeto para atualizar o parque estadual [Utah State Fairpark] e estamos confiantes que será uma maravilhosa benção para o povo do estado de Utah.”

O resto dos fundos viria de doações diretas de contribuintes da cidade e do condado de Lago Salgado. Espera-se que o novo estádio seja capaz de gerar USD 1 milhão anuais e eventualmente conseguir manter-se por si só. Há anos que o legislativo de Utah tenta construir um estádio de céu aberto na região do Utah State Fairpark e gerar uma operação auto-sustentável. A feira anual lá gera fundos suficientes para se pagar, porém custos de manutenção em estruturas locais antigas arrastam-na para o vermelho, e o estádio novo teria o potencial para atrair outros eventos que ajudariam-no a sustentar-se no futuro sem fundos públicos.


Leia também

O Shopping de Luxo da Igreja Mórmon

Dentro do Império Mórmon

Projetos Humanitários da Igreja Mórmon

Projeto Imobiliário Mórmon na Flórida

Projeto Imobiliário Mórmon em Utah

Igreja Mórmon com Fins Lucrativos

Impacto do Shopping da Igreja Mórmon

Mãos Que Ajudam?

 

17 comentários sobre “Igreja Mórmon Doa Milhões para Estádio

      • E hoje você doa o seu dízimo para quem? ou não doa mais? o que você tá fazendo agora? que bom que você se arrependeu…. mas você pode continuar ajudando outros por aí.

      • Roberto querido, não dou obviamente meu sagrado e suado dinheiro para nenhuma outra instituição religiosa, ajudo sim e muito principalmente os animais e quem cuida deles, esses sim merecem ajuda e não líderes norte americanos podres de ricos e ZERO de vontade de ajudar quem realmente precisa.

  1. Se a própria igreja não respeita seus membros ao darem o dinheiro vindo de sacrifício dos membros a coisas fúteis como estádio de futebol, por que então a Igreja exige que seus membros respeitem sua liderança?

  2. É aí que vão parar os dízimos e ofertas (“dinheiro da obra de Deus”). É assim que a Igreja SUD rouba a Deus. O dinheiro dos dízimos e ofertas deveria ser doado aos pobres, viúvas e órfãos conforme orientação do próprio Deus na Bíblia.

  3. O dízimo foi instituído em favor da tribo de Levi, que não recebeu terras, e para manutenção do serviço do Templo.
    Dízimo, assim como templos, circuncisão, etc, são mandamentos da lei judaica, não do cristianismo.
    Os templos mórmons surgem na segunda fase do movimento mórmon, quando o objetivo passa a ser “restaurar Israel”, ao invés de apenas “restaurar a Igreja”.

  4. A unica coisa que posso pensar e sobre o que Moroni disse aos gentios da igreja nos ultimos dias, ao finalizar o registro de seu pai ele manda um aviso aos lideres da igreja e a todos aqueles que teriao os registos dos Nefitas ( O livro de Mormon) Esse aviso se encontra em Mormon capitulo 8:

    “35 Eis que eu vos falo como se estivésseis presentes e, contudo, não estais. Mas eis que Jesus Cristo vos mostrou a mim e conheço as vossas obras. (Nao ha duvidas que ele fala diretamente ao povo que tem o livro de Mormon)

    36 E sei que andais segundo o orgulho de vosso coração; e poucos há que não se exaltam no orgulho de seu coração, a ponto de vestirem-se com trajes finos, entregarem-se a inveja e contendas e malícia e perseguições e a toda sorte de iniquidades; e vossas igrejas, sim, todas elas se tornaram corruptas por causa do orgulho de vosso coração. ( Ele diz claramente que todas igrejas dos gentios se tornaram corruptas, certamente inclui a igreja SUD)

    37 Pois eis que amais o dinheiro e vossos bens e vossos trajes finos e o adorno de vossas igrejas mais do que amais os pobres e os necessitados, os doentes e os aflitos. ( Gastar dinheiro sagrado do dizimo em shoppings, resorts de luxo e ate estadios de futebol enquanto ha milhares de membros vivendo em pobreza nos em paises pobres como Mexico, Guatemala, Filipinas, Chile, Brasil etc… certamente demonstra que a lideranca da igreja ama mais o dinheiro e adorno das igrejas do que os pobres e aflitos, nao ha como argumentar contra Moroni nesse assunto)

    38 Ó vós, impuros, vós, hipócritas, vós, mestres, que vos vendeis por aquilo que corrói, por que haveis corrompido a santa igreja de Deus? Por que tendes vergonha de tomar sobre vós o nome de Cristo? Por que não considerais que maior é o valor de uma eterna felicidade do que o da miséria que nunca tem fim — por causa dos louvores do mundo? (Interessante que Moroni culpa os lideres da igreja por terem corrompido a igreja de Deus)

    39 Por que vos adornais com aquilo que não tem vida e, contudo, permitis que passem por vós os famintos e os necessitados e os nus e os enfermos e os aflitos, sem notá-los? ( Novamente ele acusa a igreja em negligenciar os pobres e aflitos)

    40 Sim, por que estabeleceis vossas abominações secretas, com o fito de obter lucro, e fazeis com que as viúvas e os órfãos se lamentem perante o Senhor? E também que o sangue de seus pais e de seus maridos clamem ao Senhor, desde a terra, por vingança sobre vossa cabeça? ( Muitos membros acham que combinacoes secretas so existe na politica mas aqui ele deixa claro que tais combinacoes tambem existiria na igreja e ele diz que e por causa do lucro, imagino quantas pessoas passando necessidades na igrjea pelo mundo a fora, quantas viuvas que devem clamar ao Senhor por ajuda que nunca chega por que o dinheiro que deveria ser usado para ajudar las esta sendo investido em empreendimentos na Babilonia)

    41 Eis que a espada da vingança pende sobre vós; e cedo virá a hora em que Deus vingará o sangue dos santos em vós, porque não suportará seus clamores por mais tempo. ( Aqui vemos que em breve o Senhor ira fazer justica e comecar a limpar sua propria casa)

    Lamentavel essa noticia mas aqueles que estudam as escrituras ja tinham conhecimento dessas coisas entre nos.

  5. Isto será custeado com o fundo dos dizimos? Não conheço a legislação americana sobre este assunto, mas aqui no Brasil não poderia usar o dinheiro do dizimo para este fim, certamente teria problemas com a justiça.

    • A lei norte-americana tampouco permite isso. Contudo, a Igreja não precisa usar fundo de doações religiosas diretamente.

      Ela pode, por lei, aplicar os dinheiros recebidos de doações religiosas em fundos de capitais para rendimento. Esses fundos podem ser aplicados em empresas de controle da Igreja — tecnicamente, elas não são da Igreja, no sentido que a Igreja não é dona delas, apesar de pertencerem à mesma pessoa que é dona da Igreja (i.e., o Presidente da Igreja).

      [Um aparte: Legalmente, o Presidente da Igreja é dono de todos os bens vinculados à Igreja através de uma entidade jurídica norte-americana sui generis e pouco utilizada denominada como “corporação única“. Do ponto de vista legal, o Presidente da Igreja pode vender todos os ativos da Igreja e embolsar o dinheiro e não prestar conta a mais ninguém.]

      Com os fundos de doações “aplicados” nas empresas da Igreja, ela está livre para gastá-los como lhe aprouver, conquanto haja “retorno” ou dividendos destes investimentos. As empresas nunca precisam, literalmente, devolver os dinheiros “aplicados”, desde que eles estejam anotados nos respectivos livros-caixa. Na prática, a Igreja gasta o dinheiro do dízimo liberalmente em suas empreitadas com fins lucrativos, porém com essas manobras de contabilidade, evitam complicações legais.

      • Interessante! Temos algum fato que demonstra que a Igreja utilizou estas manobras contábeis para não ter complicações legais?

  6. Mais uma reportagem sensacionalista… Sou Mórmon e afastado… Mas penso duas vezes antes de falar qualquer coisa e principal intuito de atacar a verdade e a fé dos outros… Antes de postarem algo para aumentar suas visitas e conseguirem mais visualizações, tenham provas… O falso testemunho é um dos piores crimes da humanidade…. Se não são mais membros foquem em preservar a vida de vocês… deixem aqueles que acreditam viverem sua fé… Julgam tanto o cisco do olho dos outros que não vêem a trave nos seus… Pensem… Reflitam… Ferir a fé de outros é pior que matar e roubar…

    • Baseado no seu comentário, não pensa nem meia “vez antes de falar qualquer coisa”, Athus.

      Porque se pensasse, teria visto que o que você chama “sensacionalista” é uma descrição exata e precisa dos fatos.

      Porque se pensasse, teria visto que o que você reclama com “tenham provas” é inteira e exclusivamente baseado num artigo publicado pelo jornal oficial da Igreja SUD.

      Porque se pensasse, teria visto que nós incluímos um link para as “provas” publicadas pela própria Igreja SUD.

      Porque se pensasse, teria checado o link da fonte original do nosso artigo para comparar os fatos, ou as “provas” antes de vir aqui prestar “falso testemunho” contra nós. (Especialmente que você considera o “falso testemunho” como “um dos piores crimes da humanidade”, que você acabou de cometer aqui porque não pensou antes!)

      Você não precisa “pensar duas vezes antes de falar qualquer coisa”, Athus. Mas seria bom se pensasse uma. Pense. Reflita.

    • Athus, desde quando falar a verdade é ferir a fé dos outros? A menos que sua fé seja baseada nos homens ou em instituições, se você tiver fé em Cristo você não temerá a verdade seja ela qual for, sua fé não será abalada com o que os homens fizerem, pois sua fé e sua vida estará ancorada em Deus.

  7. Não adianta ficar reclamando… Tudo que é arrecadado aqui é levado para a sede da igreja, e lá decidem o que irão fazer… Claro que tudo fica por lá, é construído lá para uso deles, seja shopping, seja estádio, seja reserva de caça, condomínios de luxo, enfim… Para nós, o melhor a fazer é ficar quieto e aceitar… Para alguns membros brasileiros existe a chance de estudar lá, na universidade da igreja, e para as moças existe a chance de casar com um norte americano (sonho da maioria delas), e para os outros resta aceitar a realidade: não há o que se fazer… Se quiserem doar, doem, mas, não reclamem depois…

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s