O atual Patriarca, ex-Presidente de Estaca, ex-Professor de História na Universidade de Columbia, autor da famosa biografia de Joseph Smith, editor e apologista ativo para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Richard Lyman Bushman admitiu, em uma sessão de perguntas e respostas, que a Igreja mente sobre seu passado e sobre sua história.

Patriarca da Igreja SUD, e historiador biógrafo de Joseph Smith, Richard Lyman Bushman
Ao defender a Igreja em seus recentes esforços na direção de maior transparência e integridade intelectual e acadêmica, Bushman reconhece que a Igreja vem promovendo narrativas sobre seu passado que não condizem com a realidade histórica e que isso precisa mudar:
“Eu acho que para a Igreja permanecer forte, ela tem que reconstruir sua narrativa. A narrativa dominante não é verdade. Ela não pode ser sustentada. Assim, a igreja tem que absorver toda essa nova informação, ou ela vai se basear numa fundação instável, e é isso que ela está tentando fazer. E vai ser uma pressão para um monte de gente, para pessoas mais velhas especialmente, mas eu acho que tem que mudar.”
Assista o clipe aqui:
Há alguns meses publicamos um artigo explorando justamente essa questão, levantada em plena Conferência Geral, do problema de se vincular ignorância histórica com narrativas religiosas, e como isso pode sair pela culatra. Com a recente admissão pública do Presidente dos Doze Apóstolos que o Livro de Mórmon não teria o mesmo valor histórico que “a narrativa dominante” impunha aos membros, é possível inferir que há uma tendência entre os líderes e os apologistas para afastar a Igreja do literalismo histórico que a definiu por quase dois séculos?
Leia aqui a nota escrita por Bushman, posterior a esta publicação.
Leia ainda
Só lamento o que essa SUD é hoje em dia, e mais ainda os que a seguem cegamente.
A narrativa da igreja tem como objetivo principal protejer a imagem da igreja, fazer com que a igreja tenha uma aparencia boa mas com isso ela destruiu a fe de milhares, violou a confianca de muitos membros dignos. Eu sempre acreditei que o Senhor avancaria sua obra de uma forma ou de outra, o Senhor declarou que varreria a sujeira de sua propria casa no devido tempo, talvez estejamos vivendo essa profecia. Ao meu ver muitos membros irao se afastar completamente, muitos que acreditam na restauracao irao se desligar da igreja incorporada e formarao um grupo proprio de seguidores de Cristo e havera aqueles que continuarao na cegueira espiritual. As escrituras sao claras mas infelizmente muitos membros foram enganados a crer que o reino de Deus e a igreja SUD sao sinonimos, para aqueles que estudam as escrituras sabem muito bem que esse nao e o caso, essa e uma grande mentira que foi dita por muito tempo e que agora essa crenca esta caindo por terra. A obra do Senhor continuara, os convenios do Senhor serao cumpridos mas a igreja SUD so fara parte do convenio se ela se arrepender, se despir do orgulho e seguir as revelacoes dadas caso contrario ela tambem sera cortada do convenio.