Os perfis no Facebook dos 15 líderes máximos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias constituem uma amostra de sua popularidade entre membros ao redor do mundo. Ainda que existam membros SUD sem acesso à internet e outros que, mesmo possuindo uma atividade online cotidiana, não se interessam em curtir as páginas das Autoridades Gerais, o números de curtidas de cada página não deixa de ser representativo da popularidade de tais líderes entre mórmons.

A foto de capa comum aos perfis dos membros da Primeira Presidência
O campeão de curtidas na rede social é o Presidente Thomas Monson, com mais de meio milhão de seguidores. Enquanto a mais elevada posição na Igreja mórmon atrai mais usuários, a fila hierárquica é “furada” pelo segundo colocado em popularidade: a página do Apóstolo Dallin Oaks ultrapassa as dos conselheiros da Primeira Presidência Henry Eyring e Dieter Uchtdorf.
As páginas menos populares são as dos três mais recentes membros do Quórum dos Doze: Dale Renlund, Gary Stevenson e Ronald Rasband, ingressos ao apostolado em outubro de 2015. No entanto, a relação entre senioridade e número de seguidores no Facebook não é constante. David Bednar, ordenado Apóstolo em 2004, ultrapassa o Presidente do Quórum e primeiro na linha de sucessão à Presidência, Russel Nelson (Apóstolo desde 1984), bem como os veteranos Russell Ballard e Robert Hales, membros do Quórum desde 1985 e 1994, respectivamente.
Eis o ranking de curtidas no Facebook [em ordem de mais popular para menos popular]:
- Thomas S. Monson 585,491
- Dallin H. Oaks 390,324
- Henry B. Eyring 382,553
- Dieter F. Uchtdorf 367,511
- Jeffrey R. Holland 321,657
- David A. Bednar 314,696
- Russell M. Nelson 284,629
- M. Russell Ballard 263,369
- Robert D. Hales 229,806
- Neil L. Andersen 178,951
- Quentin L. Cook 161,854
- D. Todd Christofferson 111,463
- Dale G. Renlund 93,301
- Gary E. Stevenson 81,627
- Ronald A. Rasband 54,943
O que você acha que tornaria Oaks mais popular do que Eyring e Uchtdorf? Ou Bednar mais popular do que Nelson? E, supostamente com quase 16 milhões de membros mundo afora, menos de 600 mil (3,7%) “curtindo” o Profeta não seria um número baixo demais? Mesmo levando em conta a pequena parcela de membros sem acesso à internet, especialmente considerando que há 1,7 bilhão de usuários ativos (com acessos mensais, 1,1 bilhão com acessos diários) no Facebook?
Queridos amigos da ABEM, quem sabe algum dia vocês consigam chegar em 60 mil curtidas (isso, mesmo, 60, nem passou pela minha cabeça uma cifra mais alta do que esta)… Pela qualidade do que vocês tem publicado ultimamente isto está ficando cada vez mais difícil de acontecer.
Você acha que “qualidade” de conteúdo é o que gera popularidade entre mórmons, Fábio? Ou mesmo entre brasileiros?
Você acha que um site dedicado a estudos, ao hábito de ler, e aos rigores de raciocínio crítico espera popularidade de uma enorme parcela da população?
Está claro que os critérios são melhor oratória e tempo.
Conta-se nos dedos de uma mão os bons discursos de Nelson, Ballard. Hales coitado, falar não é um dom que ele possui.
O presidente Monsom além de antigo sempre foi bom com as frases de efeito.
Uma boa maneira de avaliar seria pegar os calendários das estacas da Aula de quarto Domingo. Olhei os últimos 3 anos, Uchtdorf, Eyring, Rolland, Bednar tiveram cadeira cativa. Oaks ficou de foram no segundo semestre de 2015.
Monsom também sempre presente, inclusive com um discurso de 10 linhas, guarda os mandamentos.