Brigham Young: Médicos

O Presidente Brigham Young fez os seguintes comentários sobre médicos e a prática da medicina, no famoso Tabernáculo, em agosto de 1869:

Brigham Young

… [E]sses dons que Deus colocou na sua Igreja – o dom da cura, o dom do discernimento de espíritos, de línguas, de interpretação de línguas, de profecia, etc., etc. Eles [esses dons] estão aqui? Sim, aqui mesmo, em abundância, a ponto de transbordar. Se os Santos forem fiéis em cultivar esses dons, todo médico poderia ser removido do nosso meio. Deixe as mães, para não dizer nada dos élderes em Israel, exercerem a fé que é seu direito exercer, e estou convencido de que nove em cada dez crianças que morrem agora podem ser salvas. Médicos, e seus medicamentos, eu considero como uma maldição mortal para qualquer comunidade. Dê aos seus filhos, quando doentes, um pouco de bebida simples de ervas; e se comeram demais, deixem-nos sem comida por algum tempo até que seus estômagos estejam limpos e purificados, e tenham fé no nome de Jesus e nas ordenanças de sua Igreja, e eles viverão. Essa é a minha fé no que diz respeito a isso. Eu não sou muito a favor de médicos e advogados. Não vejo qualquer utilidade para eles, a menos que seja para cultivar grãos ou para fazer trabalho mecânico.” — Brigham Young (Journal of Discourses 14:109)

 


Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre Adão

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre negros

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre poligamia e expiação

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre a palavra de sabedoria

Leia mais sobre a proibição de ordenação de negros ao Sacerdócio

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre honestidade

 

8 comentários sobre “Brigham Young: Médicos

  1. Prefiro a visão atual do que essa bem antiga:

    “Os santos dos últimos dias acreditam em aplicar as melhores técnicas e conhecimentos científicos disponíveis. Usamos a nutrição, os exercícios e outras práticas para preservar a saúde e recrutar a ajuda de profissionais da saúde, como médicos e cirurgiões, para restaurá-la.

    A utilização das ciências médicas não está em desacordo com nossas orações de fé e nossa confiança nas bênçãos do sacerdócio(…)”.-Elder Dallin H. Oaks, “Curar os Enfermos”, Sessão do Sacerdócio da Conferência Geral de abril de 2010.

  2. Sensational! Quando penso em todas os medicamentos prescritos para criancas com qq probleminha na escola de atencao, concordo com que Brigham Young disse. Mas se utilizarmos a medicina ponderadamente ai tudo bem…

  3. Julio, por que vc prefere confiar no braco da carne e nao no Espirito Santo? Esses dons sempre foram caracteristicas de Siao, sempre acompanharam aqueles que verdadeiramente tem o poder de Deus, se nao temos esses dons e manifestacoes entre nos entao nao podemos declarar para o mundo todo que somos a verdadeira Igreja de Cristo. Nao podemos fingir que temos Siao, nao podemos afirmar que temos Profetas, Apostolos, revelacoes, visoes etc… Nao seria isso artimanhas sacerdotais? falsa afirmacao? Os Nefitas tiveram esses dons em abundancia, tambem os Jareditas, a Igreja quando foi restaurada, os membros testemunharam diversas manifestacoes divinas, o porque nao temos isso hoje? Sera que alguma coisa nao esta errada dentro da igreja? As escrituras estao repletas de avisos sobre quando esses dons cessarem e porque partimos do caminho que o Senhor estabeleceu.

    • Sejamos mais racionais. A ciência e medicina foram criadas e vem do Senhor para o nosso benefício. Deus não é nosso empregado e devemos fazer nossa parte. Interessante que no mesmo discurso Oaks cita Young que em outra oportunidade falou algo diferente. talvez o contexto e o grupo que estava falando era diferente. mas vamos a citação:

      “Quando uma pessoa solicitava uma bênção do sacerdócio, Brigham Young perguntava: “Já [usou] qualquer tipo de remédio?” Para os que respondiam que não porque “queremos que os élderes nos imponham as mãos e tenham fé para que [sejamos] curados”, o Presidente Young respondia: “Isso seria incoerente de acordo com minha fé. Se estivermos enfermos e pedirmos ao Senhor que nos cure, e faça tudo o que nos é necessário, de acordo com o meu entendimento do evangelho da salvação, eu poderia também pedir ao Senhor que fizesse crescer o trigo e o milho em meus campos, sem que eu tivesse o trabalho de ará-los e lançar a semente. Parece-me mais razoável aplicar todos os remédios que vierem ao alcance de meu conhecimento e pedir ao Pai Celestial (…) que santifique aquela aplicação para a cura de meu corpo”.(Discursos de Brigham Young, sel. John A. Widtsoe, 1954, p. 163.)

    • “porque nao temos isso hoje? Sera que alguma coisa nao esta errada dentro da igreja?”

      Existe milagres mas em menor intensidade. isso varia da fé das pessoas e dignidade. Além da vontade do Senhor. Agora devemos pensar bem que os tempos mudaram e a ciência aumentou em nosso benefício. Há muito mais fé em quem vai fazer um tratamento médico acreditando que o Senhor o abençoará do que em alguém que espera cair do céu. Isso é tratar o Senhor como um empregado.

      • Julio, excelente resposta mas ela reflete mais a maneira de vida na Babilonia do que em Siao. O Senhor sempre esperou que seu povo confiasse e dependesse dele. Concordo que temos que fazer nossa parte em tudo mas e comum quando o homem comeca fazer sua parte ele automaticamente comeca acreditar mais na carne do que no Espirito. Meu ponto foi que durante as poucas vezes que Siao foi estabelecida na terra, manifestacoes espirituais; dons divinos; revelacoes e profecias sempre foram abundantes. As escrituras avisam que o dia que essas manifestacoes cessarem seria justamente devido a falta de fe entre seu povo.

      • Se formos por sua lógica, um membro desempregado tem que apenas orar e ficar em casa que um milagre virá e será empregado. Ou uma pessoa não estudar para uma prova e pedir que Deus lhe ilumine e passe naquela prova.

        Isso achar que Deus é nosso empregado. Um erro comum de muitos cristãos.

  4. De forma alguma eu disse que nao temos a responsabilidade de fazermos nossa parte, mas sim que a media que prosperamos temos a tendencia de confiar mais na carne e nao em Deus. Os Nefitas sao prova disso, no comeco de sua jornada eles confiraram no Senhor e foram guiados de forma miraculosa, quando prosperaram esqueceram de onde vinham suas bencaos e caiam em total apostasia. Nao somos diferentes hoje, se a igreja esta escasso de milagres e por terem prosperados e confiado mais na carne do que em Deus. Mormon, Nefi, Moroni e outros profetas viram nosso dia e todos eles avisaram sobre esse estado de iniquidade na igreja.” Sim, acontecerá num dia em que o poder de Deus será negado, e que igrejas serão corrompidas e encher-se-ão de orgulho em seu coração; sim, num dia em que chefes de igrejas e mestres se tornarão orgulhosos em seu coração, chegando a invejar aqueles que pertençam às suas igrejas33 Ó povo iníquo e perverso e obstinado, por que haveis construído igrejas para vós próprios, com o fim de obterdes lucro? Por que haveis modificado a santa palavra de Deus, para acarretar condenação a vossa alma? Examinai as revelações de Deus; pois eis que o tempo virá, naquele dia, em que todas estas coisas serão cumpridas.e vossas igrejas, sim, todas elas se tornaram corruptas por causa do orgulho de vosso coração7 Pois eis que amais o dinheiro e vossos bens e vossos trajes finos e o adorno de vossas igrejas mais do que amais os pobres e os necessitados, os doentes e os aflitos.

    38 Ó vós, impuros, vós, hipócritas, vós, mestres, que vos vendeis por aquilo que corrói, por que haveis corrompido a santa igreja de Deus? Por que tendes vergonha de tomar sobre vós o nome de Cristo? Por que não considerais que maior é o valor de uma eterna felicidade do que o da miséria que nunca tem fim — por causa dos louvores do mundo?
    Se olharmos para a igreja hoje, ela nao reflete o que Mormon viu? O poder de Deus nao esta sendo negado quando confiamos mais na carne? nos medicos renomados e nos especialistas? Nao estamos cheio de orgulho por causa de nossa prosperidade e conhecimento? Nao temos inveja entre nos? Nao construimos igrejas para obter louvores do mundo com igrejas e templos deslumbrantes? Nao havemos modificado a palavra de Deus (as revelacoes) para acomodar a tendencia social e o desejo de ser popular com o mundo? Nao abandonamos as revelacoes dada ao Profeta JS?, de fato ignoramos as revelacoes e acreditamos no que dizem os lideres atuais, mesmo eles nao receberem nenhuma revelacao, visao ou proferido qualquer profecia. Nao amamos mais as nossas igrejas e templos e coisas preciosas do que os pobres? Basta olhar quanto gastamos em edificios e quanto realmente usamos para ajudar os pobres. No verso 38 ele culpa os lideres da igreja por ter corrompido a Igreja de Deus, e se assumimos que a unica igreja de Deus verdadeira na terra e a igreja SUD entao Mormon esta falando diretamente para nos.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s