Poligamia e a Sociedade Moderna

Poligamia é um dos temas mais persistentes na história mórmon e ainda hoje afeta tanto a maneira como a Igreja SUD é vista por não-membros quanto o imaginário dos próprios membros. Não é de se estranhar que no chamado “momento mórmon”, quando um SUD, Mitt Romney, colocou-se como o  mais forte (numericamente falando) adversário republicano de Barack Obama nas eleições de 2012, que o tema do casamento plural tivesse vindo à tona nos debates sobre o mormonismo.

Mórmons poligamistas. Mórmons fundamentalistas.

Os Browns: Uma família Mórmon polígama moderna. (Imagem: TLC)

Mas o que pensavam eleitores independentes e aqueles identificados com os dois maiores partidos dos EUA em relação ao tema? O que pensam os norte-americanos em geral?

Uma pesquisa realizada na época pelo instituto Gallup para o New York Times, perguntou a democratas, republicanos e independentes suas opiniões a respeito de diversas questões morais, pedindo que o entrevistado se posicionasse em termos de “moralmente aceitável” ou “moralmente errado”. Perguntados sobre poligamia, os correligionários de Romney demonstraram o menor índice de aceitação: Apenas 5% dos republicanos entrevistados consideram a poligamia moralmente aceitável. Já entre os democratas (correligionários do presidente Obama), o índice foi de 11%. Eleitores independentes  expressaram a maior aceitação dentre os três grupos: 14%.

O fato da maioria dos republicanos e democratas considerarem a poligamia moralmente errada se mostra ainda mais curioso se lembrarmos que tanto Barack Obama quanto Mitt Romney são descendentes de poligamistas. Nada comparado, claro, a Joseph Smith que ao concorrer à presidência dos EUA era ele próprio um poligamista.

Na pesquisa do Gallup, outros temas controversos, incluindo aborto, suicídio, pornografia e clonagem humana, tiveram maiores índices de aceitação entre republicanos e democratas, quando comparados à poligamia. No geral, a pesquisa confirmou uma maior abertura de valores morais entre democratas em relação aos republicanos, mas surpreende ao mostrar que eleitores independentes superam os democratas em muitos pontos, como no caso da poligamia.

Apesar dessas pesquisas eleitorais, a aceitação da prática de poligamia parece estar cada vez mais prevalente na sociedade americana, inclusive com a real possibilidade de ser legalizada no futuro não distante.

Seriam os eleitores brasileiros mais propensos a perceber a poligamia como moralmente aceitável? Membros da Igreja SUD seriam mais propensos a condenar a prática? Como reagirão os membros e a liderança se poligamia for novamente legalizada e aceita pela sociedade?


Artigo original publicado aqui.

Leia também

Bibliografia sobre mórmons no Brasil

Saiba tudo sobre poligamia no Podcast Mórmon

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.