Joseph Smith III: Revelação Sobre Negros

O Profeta mórmon Joseph Smith III, filho mais velho do Profeta fundador Joseph Smith Jr, e Presidente d’A Igreja Reorganizada de Jesus de Cristo dos Santos dos Últimos Dias (atualmente Comunidade de Cristo) anotou e apresentou a seguinte revelação concernente à ordenação de negros ao sacerdócio em maio de 1865.

O contexto histórico é o recente fim da Guerra Civil Americana e a recente emancipação dos escravos negros. Esta revelação foi incluída em Doutrina e Convênios como a seção 116:

Revelação dada por intermédio do Presidente Joseph Smith III, em 4 de maio de 1865.

Um conselho da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze estava em sessão na casa do Bispo Israel L. Rogers no condado de Kendall, Illinois, entre 1 e 5 de maio de 1865. Entre outras coisas, o Conselho estava preocupado com “a ordenação de homens de raça negra”. O Presidente Joseph Smith foi convidado a buscar orientação divina a esse respeito, e a revelação foi recebida em resposta ao jejum e orações dos membros do conselho. Deve ser estudada no contexto da Guerra Civil Americana e com o status social e educacional do negro americano desse período em mente.

A revelação foi apresentada para o Quórum dos Doze, que votou por unanimidade para aprová-la. A conferência semi-anual de 1878 autorizou a sua inclusão em Doutrina e Convênios.

Ouvi! Ó élderes de Minha Igreja, Eu sou aquele que vos chamou amigos. No que diz respeito à questão que me perguntaste:

Eis que é a Minha vontade que Meu evangelho seja pregado a todas as nações em todas as terras, e que os homens de todas as línguas ministrem diante de Mim:

Por isso, é-me conveniente que ordenem sacerdotes a Mim de todas as raças que recebem os ensinamentos da Minha lei, e tornar-se-ão herdeiros conforme a promessa.

Sede muito cuidadoso, pois muitos élderes foram ordenados para Mim, e estão sob minha condenação, em razão de negligenciar a levantar suas vozes em Minha causa, e para tais há tribulação e angústia:

Eis que eles próprios podem ser salvos (se não cometerem nenhum mal), embora a sua glória, que lhes é dado por suas obras, seja retida, ou em outras palavras suas obras são queimadas, não sendo rentáveis para Mim.

Afrouxai-vos uns aos outros as mãos e apoiai-vos uns aos outros, para que vós que sois do Quórum dos Doze podeis todos trabalhar na vinha, pois sobre vós repousa muita responsabilidade;

E se não trabalhai diligentemente, o tempo virá quando outros serão adicionados ao seu número até o quorum estar cheio, mesmo doze.

Não vos apressai na ordenação de homens da raça negra para os ofícios na Minha igreja, pois em verdade vos digo que,

Todos não são aceitáveis para Mim como servos, no entanto, Eu quero que todos possam ser salvos, mas cada um na sua própria ordem, e há alguns que são escolhidos instrumentos para serem ministros à sua própria raça. Sejai contentes, Eu, o Senhor, assim o disse.”


Leia mais sobre o que Joseph Smith ensinou sobre negros

Leia mais sobre o que Joseph Fielding Smith ensinou sobre negros

Leia mais sobre a proibição de ordenação de negros ao Sacerdócio

Leia mais sobre o que Joseph Smith ensinou sobre escravidão negra

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre a semente de Cã

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre escravidão negra

Leia mais sobre o que Brigham Young e John Taylor ensinaram sobre negros

4 comentários sobre “Joseph Smith III: Revelação Sobre Negros

  1. Somente o fato de ser liderada pelo filho de Joseph Smith com o aval da esposa do Profeta a Igreja Reorganizada merece mais crédito do que a liderada por Brigham Young com suas doutrinas particulares e estranhas ao mormonismo original incluindo aí o racismo ideológico e institucionalizado. A revelação recebida por Joseph Smith III mostra que a Igreja reorganizada estava em conformidade com o Evangelho enquanto a Igreja SUD fazia acepção de pessoas. O verdadeiro evangelho de Cristo nos ensina que Deus não faz acepção de pessoas e professa o sacerdócio universal dos crentes independente de raça.

  2. Bacana, temos tão pouco material da Comunidade de Cristo em português.

    Digo isso pois quando estudamos a história da Comunidade de Cristo, nos primórdios observamos os remanescentes da família Smith (neste caso falo dos filhos) fazendo um trabalho muito tocante ao seguirem Cristo como discípulos devotos. Em alguns casos e textos fala-se de que eram homens íntegros, honestos, missionários dedicados, tinham uma visão cultural ampla, inteligentes. Um dos filhos, David Hyrum (o mais novo) era um artista brilhante, pintor, poeta e um incrível orador. Já Joseph III, embora muito parecido fisicamente com o pai, tinha visões mais pragmáticas e progressistas, mas o mesmo amor pelo divino e a eternidade.

    Que pena que ficamos tão distantes deles, poderíamos ter aprendido muito com a Comunidade de Cristo (tanto com seus erros e acertos, como eles com os nossos). Pagamos um preço caro por “arrotarmos” aos quatro cantos da Terra sermos a ÚNICA igreja verdadeira e VIVA! E talvez a conta chegue bem alta daqui alguns anos.

  3. Muito bom o artigo. De fato a Comunidade de Cristo se mostra muito mais progressista que a Igreja SUD. Vocês poderiam explanar futuramente a relação entre a Comunidade de Cristo e a comunidade LGBT?

  4. Eis que eles próprios podem ser salvos (se não cometerem nenhum mal), embora a sua glória, que lhes é dado por suas obras, seja retida, ou em outras palavras suas obras são queimadas, não sendo rentáveis para Mim.

    Não vos apressai na ordenação de homens da raça negra para os ofícios na Minha igreja, pois em verdade vos digo que,

    Lendo esses dois versiculos acima cheguei a conclusão diferente do demais a Igreja que não seguiu o Profeta verdadeiro descriminava os negros antes de 1865 e continuou descriminando.

    Notar que a profecia de Joseph Smith dizendo que os Santos se estabeleceriam nas montanhas rochosas corrobora a minha informaçao sobre o profeta verdadeiro, pois os verdadeiros santos, isto é a Igreja verdadeira seguiu para o vale do lago salgado ( montonhas rochosas ).

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s