Reagindo às notícias do vazamento, da reação oficial da Igreja SUD, e das reações de outros Mórmons, sobre a nova política da Igreja discriminar contra crianças em famílias LGBT, muitos membros da Igreja abriram as escrituras para defender a posição oficial da Igreja.
Citando passagens de escrituras, esses membros SUD se propõe a demonstrar que a discriminação institucionalizada com essa nova medida está em linha com o comportamento esperado de um discípulo de Cristo.

Nem todos os Mórmons creem que Jesus chama para Si as criancinhas
Afinal, condenar homossexualidade não é um princípio ensinado na Bíblia?
Vejamos.
Levítico 20:13 diz:
“Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante.”
Essa passagem bíblica é frequentemente utilizada para demonstrar que Deus condena homossexualidade. Contudo, usualmente não se cita o texto em sua íntegra, que diz (ênfase nossa):
“Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a morte.“
O Deus que supostamente “condena homossexualidade” também exige que homossexuais sejam executados. Quantas pessoas vocês já viram que, ao citar como Deus condena homossexualidade, também insistiu na apreensão e assassinato de homossexuais praticantes?
Levítico 18:22 diz:
“Nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isso.”
Quantas pessoas vocês já viram que, ao citar como Deus condena homossexualidade, também insistiu em condenar as seguintes práticas igualmente condenadas no mesmo capítulo?
“Não tenha relações com uma mulher durante a menstruação.”
(Afinal, mulheres mestruando são espiritualmente impuras!)
“Não tenha relações com qualquer outra mulher que pertença ao seu pai. “
(Afinal, poligamia! E mulheres são objetos de posse!)
Ou no capítulo seguinte?
“Se um homem tiver relações com uma escrava que já foi prometida para ser a concubina de outro homem, mas que ainda não foi comprada, nem posta em liberdade, o homem e a escrava serão castigados, mas não serão mortos, pois ela ainda não estava em liberdade.”
(Afinal, escravidão humana e estupro de escravas é aceitável!)
“Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem a barba.”
(Afinal, homens sem barba, ou com barbas aparadas, desagradam a Deus!)
“Não vistam roupas feitas de tipos diferentes de tecidos.”
(Afinal, Deus abomina as modas modernas de tecidos mixtos! O que diria Ele dos Garments de tecidos mixtos?)
Devemos condenar homossexuais à execução?
Devemos proibir maridos de manter relações sexuais com suas esposas quando estiverem menstruadas?
Devemos aceitar que esposa são posses de seus maridos?
Devemos aceitar escravidão humana e o estupro de escravas?
Devemos proibir que homens cortem os cabelos ou aparem as barbas?
Devemos proibir roupas de tecidos mistos?
Mórmons leem e estudam as escrituras? [Leia mais aqui]
Mórmons seguem as escrituras?
Muitos mórmons insistem no argumento de que devemos seguir o “modelo bíblico de família”, citando Adão e Eva como a primeira família e citando as passagens bíblicas mencionadas acima.
Qual é o “modelo de família” descrito na Bíblia?
- Esposas devem ser inteiramente submissas e subservientes a seus maridos;
- Mulheres podem ser ser escravizadas, forçadas a se casar com seus raptores, e coagidas a ter relações sexuais com seus raptores/maridos;
- Uma mulher solteira que é vítima de estupro é obrigada a casar-se com seu estuprador;
- Mulheres em geral são consideradas como propriedade de seus maridos;
- Homens podem se divorciar de suas mulheres por quaisquer motivos, mas elas nunca podem se divorciar deles;
- Uma mulher divorciada é impura como uma prostituta e não pode se casar novamente com um portador do Sacerdócio;
- Homens em casamentos interraciais ou internacionais agradam a Deus quando abandonam suas mulheres e suas crianças;
- Mulheres não podem falar em público;
- Mulheres não podem chefiar ou liderar homens em quaisquer capacidades, no lar ou fora do lar;
- Mulheres devem ser completamente submissas e obedientes a seus maridos, mesmo aos que sequer são bons Cristãos.
- Discípulos fieis devem abandonar (e até trair) seus familiares, seus pais idosos, seus filhos pequenos, seus cônjuges, seus irmãos e irmãs, em nome da fé.
Estes são os ensinamentos das escrituras bíblicas sobre casamento e família. Esse é o “modelo bíblico de famílias”. Isso sem falar sobre como a Bíblia é complacente com violência sexual contra mulheres.
E esse o tipo de família que queremos incentivar hoje? Ou é simplesmente um caso de mórmons que não leem a Bíblia? Que não sabem ou entendem o que lá está escrito? Que não sabem por quem foi escrito ou por quê foi escrito?
“O inicio de toda a criação deu-se quando a grande Consciência Cósmica se desdobrou em duas partes, uma macro consciência dotada de pura energia masculina e uma macro consciência dotada de energia feminina. Da combinação e misturas destas duas energias surgiram todas as formas de vida complexas existentes no Universo.
Quando chegou a hora de organizar o projeto de evolução da vida no planeta Terra, algumas linhas gerais foram traçadas, tal como o processo de uma consciência se manifestar múltiplas vezes na terceira dimensão ou plano físico da matéria em época e corpos diferentes com a finalidade de vivenciar experiências diversas para evolução e maturidade da consciência.
Uma das regras principais deste processo evolutivo é que a cada nova descida da consciência no plano físico, há uma amnésia ou esquecimento proposital que é provocado na consciência a fim de que ela se desenvolva e aprenda com facilidade os elementos da nova época, assim a adaptação fica mais suave.” (…)
A segunda regra evolutiva é que a consciência tem que evoluir com maestria dentro das duas polaridades energéticas da natureza, ou seja, dentro do masculino e dentro do feminino. O que isto quer dizer, que todo ser humano encarnado dentro do plano tridimensional em outras existências inevitavelmente já encarnou no sexo oposto.
Se você hoje está em um corpo masculino, certamente muitas vezes nos tempos passados já estivesse encarnado em um corpo feminino. O mesmo é válido se você hoje está em um corpo feminino, certamente muitas vezes nos tempos passados já estivesse encarnada em um corpo masculino.
E toda a chave de compreensão do fenômeno da homossexualidade está no que foi dito acima, e antes de prosseguir é necessário preliminarmente que você saiba que se você se sente confortável em seu corpo masculino ou em seu corpo feminino e manifesta de forma indubitável sua heterossexualidade, é porque você certamente já passara pelo período de estagio na evolução no que diz respeito ao gênero, isto é, depois de muitas experiências em gêneros opostos o grupo de consciências responsáveis pela sua evolução individual permite que você evolua dentro do gênero que você tem mais facilidade. (…)
Quando nos deparamos com uma pessoa que manifesta a sua opção homossexual, com 99,9% de certeza, esta consciência está em processo de aprendizagem evolutiva dos gêneros, e devido a falta de adaptação desta consciência ao veiculo físico seus corpos internos (o corpo mental/mentalsoma e o corpo vital/ ernegossoma ou holochacra) começam um esforço sobre humano para modelar o seu corpo físico à natureza interna que é a forte tendência seja da energia masculina ou feminina. (…)
Pode parecer confuso demais para uma pessoa de mentalidade muito conservadora, mas é fato que toda consciência que está encarnada no momento presente no plano físico e tenha a opção homossexual possui um grupo de consciências extrafísicas que estão cuidadosamente gerindo a existência física dela de forma que a pessoa possa extrair o máximo de aprendizado de sua sobrevivência. Algumas culturas chamam estas consciências extrafísicas de anjos, mentores e etc.
O autor deste artigo não sabe responder qual é a razão de existir da homossexualidade, mas o que é possível concluir é que se ela existe é porque ela tem alguma função cósmica no desenvolvimento da consciência, isto é o que faz possível conjecturar que a homossexualidade é parte do amadurecimento de uma consciência, e tomando por base todas as linhas que foram expostas neste artigo bem como as mais variadas fontes de literatura que serviram de fundamentação para tais linhas, a homossexualidade não é um fenômeno perceptível em consciências que já vivenciam a bastante tempo a roda de samsara ou ciclo de mortes e nascimentos, e muito comum em consciências que ainda estão na fase de aprendizagem dos mecanismos energéticos dos corpos masculino e feminino. (…)
Muitos sustentam que as pessoas que manifestam uma opção homossexual vão para o inferno e que não tem salvação e assim só pioram a evolução da consciência de opção homossexual. O que pouquíssimas pessoas sabem que da alegoria religiosa de céu e inferno (…) quanto mais pura é a vibração dos sentimentos de paz e amor maior é o alcance da consciência da percepção dos planos dimensionais superiores, e quanto mais poluída é a vibração dos sentimentos toscos maior é o alcance da consciência da percepção dos planos dimensionais inferiores. (…)
Razão pela qual é um erro grotesco apontar que uma pessoa descerá ao inferno apenas pela sua opção homossexual, da mesma forma que nós heterossexuais não temos garantias de nada pelo fato de gostar do sexo oposto seria imbecilidade firmar que a pessoa descerá ao inferno pela sua opção homossexual, o ciclo existencial e evolutivo não se resume só a isto.” (Hudson Sander)
Esse Hudson autor desse texto tem uma mente fértil
Adriano,
A doutrina básica da filosofia espiritualista não admite privilégios do tipo “povo eleito”, nem salvação “de graça”.
Para os espiritualistas a salvação é obtida através do esforço pessoal e mérito, mediante uma longa série de vidas. Todas as existências são solidárias entre si, e o elo de ligação entre as várias existências é a lei do carma.
Racionalmente não há como negar que a reencarnação é necessária. Se tivéssemos apenas uma oportunidade de vida terrena a justiça de Deus seria incompreensível.
Quintino, Com todo respeito a sua opnião e levando em consideração que leio todos os seus comentários por achar que são escritos de forma inteligente. Sinceramente, o contexto descrito acima não tem qualquer conexão com a doutrina SUD e tão pouco com qualquer doutrina, escritura, filosofia Mormon, o que sinceramente na minha opnião perde o sentido e propósito do site que por sinal chama-se “VOZES MORMONS” não “vozes espiritas” ou “vozes de URANTIA” ou vozes “New AGE”. Mas isso não foi o que me aborreceu e sim o fato de que no texto acima associa-se a homossexualidade a distorção de gênero. O texto afirma categoricamente que homossexualismo tem haver com posições não bem resolvidas ou definidas em vidas passadas relacionadas a gênero. Não sou homossexual mas sei que nem todos os homossexuais são efeminados ou masculinizados (no caso de Lésbicas) e que a grande maioria se sente confortável com seu gênero e apenas sente atração por um igual. Seu texto é preconceituoso e tribal exatamente como alguns versículos bíblicos sobre este assunto.
“Sinceramente, o contexto descrito acima não tem qualquer conexão com a doutrina SUD”
“Seu texto é preconceituoso e tribal exatamente como alguns versículos bíblicos sobre este assunto”
De fato, não tem conexão com a doutrina SUD, e o propósito foi realçar que apenas fora do cristianismo é possível uma visão mais humana, menos condenatória, menos tribalista, menos preconceituosa.
“Mas isso não foi o que me aborreceu e sim o fato de que no texto acima associa-se a homossexualidade a distorção de gênero.”
Richard, nenhuma tradição espiritual, mesmo as “pagãs”, têm o homossexualismo como algo absolutamente “normal”.
No mínimo, há que se admitir uma desarmonia entre o corpo físico e o corpo mental do homossexual.
O ânus, embora seja uma zona erógena, não é o local naturalmente apropriado para a cópula.
E isso fica ainda mais evidente no homossexualismo masculino, pois as mulheres tecnicamente não copulam entre si (por falta do órgão sexual penetrante), mas suas relações sexuais são mais apropriadamente masturbação mútua.
Dito isto, não se justifica a segregação dos homossexuais, ou o não reconhecimento de seus direitos, inclusive o de manifestarem publicamente suas preferências e constituir famílias, tal como os não-homossexuais.
Distorção de gênero todos temos, pois o sexo é a área onde mais se manifestam neuroses.
O espírito não tem sexo. O sexo está ligado ao nosso corpo físico, à nossa animalidade.
O espiritualismo não proíbe relações homossexuais. Ele não as considera pecado ou carma que exigirá a expiação em algum momento em sua existência.
Nem o ânus nem a boca são, naturalmente, locais apropriados para a introdução do pênis. Se sexo anal fosse fosse pecado, por não ser naturalmente apropriado, também o sexo oral seria.
Por isso tanto faz, objetivamente, o sexo anal/oral praticado entre pessoas do mesmo sexo ou entre pessoas de sexo oposto.
O que importa é que as relações sexuais homossexuais, tanto quanto as relações heterossexuais, sejam pautadas pela ética cósmica.
P.S. Apesar do texto, há quem diga que no futuro as relações amorosas entre os seres humanos não se pautarão pela diferença sexual. O amor deverá estar acima de nossa animalidade.
A Bíblia não foi inspirada ou ditada pela Grande Consciência Cósmica (Deus) mas por Espíritos tribais pouco evoluídos do povo hebreu, verdadeiros “guias cegos”.
Então vamos ver o que disse um espírito evoluido: O livro dos espíritos de Alan Kardec. Segundo se supõe são preguntas feitas a espíritos e com as respostas destes , sobre os mais variados assunto entre esses óbvio, a reencarnação e o seu objetivo. Lá pela pregunta 780 em diante, Kardec questiona o senso moral do homem e diz que parece que nesse sentido os homens parecem estar regredindo, no que o espirito responde com veemência: “Engano vosso”. E disse mais que, na lei do carma não existe regressão em sentido moral,pode ficar estacionado mas nunca regride. E ainda disse que se Kardec observasse bem veria justamente isso,que os homens estavam cada vez menos selvagens. Bem, tem outras partes do livro dos espíritos declarando essa ideia e qualquer pessoa pode conferir. Bem, notem que esse livro foi escrito no século dezenove. E o que vemos hoje? Os humanos evoluiram em sentido moral desde o século dezenove? Pelo menos ficaram no mesmo lugar? Agora atentem para os seguintes textos bíblicos escritos a quase dois mil anos: Mateus 24:12 e contexto; 2 Timóteo 3:1-5. Espero que leiam e digam quem tem razão, os espíritos evoluido ou a Bíblia? Agora esse pensamento espiritualista ou espírita, sei lá, diz que olha se tu não evoluir nessa vida, não esquenta, Você tenta na próxima vida. Faz o que Você bem entender na vida afinal a chances são eternas. Uma hora dá.
Percebo que o sr. não tem o salutar hábito de ler o texto sobre o qual pretende fazer uma crítica.
Fica a dica.
O fato de que a reencarnação é parte da tradição judaica é uma surpresa para muitas pessoas.
Um vídeo interessante.
Departamento da Universidade da Virgínia que estuda temas espiritualistas.
Paulo Bencke,
A ideia de reencarnação (palingenesia) não pode ser dissociada da ideia de carma. E essa teodiceia é a mais racional, segundo Max Weber.
Para Weber, a ideia de carma apresenta a solução perfeita para o problema do mal:
“A consequência dogmática consiste na circunstância de que um deus todo-poderoso que interfira neste mecanismo é totalmente dispensável e inimaginável: pois o eterno processo cósmico executa as tarefas éticas de semelhante deus por seu automatismo próprio”.
Já a ideia de um deus pessoal que governa leva, necessariamente, à ideia de predestinação, pois de outro modo você não tem como explicar o problema do mal no mundo.