Igreja Mórmon Expressa Preocupação Com Refugiados

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias publicou no último sábado, 28 de janeiro, um comunidado à imprensa, um dia após o decreto presidencial americano suspendendo a entrada de refugiados e imigrantes de sete países, incluindo aqueles que possuem green card. O breve, quiçá tímido, comunicado afirma:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias demonstra preocupação com o bem-estar temporal e espiritual de todos os filhos de Deus em toda a Terra, com atenção especial àqueles que têm fugido de situações de violência física, guerra e perseguição religiosa. A Igreja exorta todas as pessoas e governos a cooperar plenamente ao buscar as melhores soluções para atender às necessidades humanas e aliviar o sofrimento.

Mórmons refugiados política

Imagem: lds.org

Em dezembro de 2015, reagindo a declarações do então pré-candidato Donald Trump sobre impedir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos, a Igreja SUD havia publicado um comunidado em favor da liberdade religiosa, citando um documento do Profeta Joseph Smith, escrito em 1841, em que são mencionados “maometamos” [muçulmanos] dentre grupos religiosos que seriam bem-vindo à cidade mórmon.

Utah é considerado o quarto estado mais conservador dos EUA e lar de uma das religiões menos racialmente diversas dos EUA. O governador Gary Herbert, apesar de aderir aos extremismos republicanos de legislações contra mulheres, distinguiu-se dos demais governadores republicanos por sua atitude favorável à migração de refugiados.

Declarações de Trump contra muçulmanos e imigrantes lhe renderam uma vergonhosa derrota nas primárias republicanos do estado de Utah, em março do ano passado. Pertencendo a uma minoria religiosa com forte sensação de perseguição, santos dos últimos dias tenderam a apoiar liberdades religiosas, e rejeitar os discursos anti-islâmicos de Trump. Apesar de diversas incertezas durante a campanha presidencial, Trump venceu no estado mórmon nas eleições de novembro.

A Igreja SUD lançou em abril de 2016 o site Era Estrangeiro, que incentiva a participação de seus membros em iniciativas do poder público, de organizações sem fins lucrativos e de outras instituições que ofereçam auxílio a imigrantes e refugiados.

Um comentário sobre “Igreja Mórmon Expressa Preocupação Com Refugiados

  1. Estudo científicos já comprovam que o ser humano rejeita um povo diferente para economizar energia cerebral na reflexão mental.Naturalmente se usa as conexões mais rápidas e fáceis para julgar o próximo.Por isso surge o preconceito.Temos que colocar os neurônios na academia para malhar e refletir sempre! Senão o cérebro vai rapidamente usar a amígdala cerebral como atalho para pensamento mais rápido e fácil que gasta menos energia.Aí começamos a nos relacionar com rótulos em toda parte. Ver o vídeo para demonstrar que estou dizendo

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s