O texto a seguir é a tradução de partes do editorial escrito por John Taylor em 1845, sobre a natureza do ofício patriarcal. O texto suscita alguns pontos interessantes, especialmente o fato de patriarcas ordenados estarem reparando, por assim dizer, uma situação problemática na Igreja. Para John Taylor, a bênção patriarcal é a bênção de um pai sobre seus filhos. Dessa forma, é direito do pai administrar tal bênção para sua própria família. O patriarca ordenado seria apenas um “procurador”, agindo em favor daqueles que são órfãos do sacerdócio.
Todo pai, após receber sua bênção patriarcal, é um Patriarca para sua própria família, e tem o direito de conferir bênçãos patriarcais sobre sua família; essas bênçãos serão tão legais quanto as conferidas por qualquer Patriarca da Igreja: na verdade, é seu direito; e um Patriarca ao abençoar seus filhos [de outro homem], só pode abençoar como seu porta-voz. Um Patriarca da igreja é nomeado para abençoar aqueles que são órfãos, ou não tem pai na igreja para abençoá-los. (…)
Adão foi o pai natural de sua posteridade, que era a sua família e sobre a qual presidiu como patriarca, profeta, sacerdote e rei. Tanto Abraão quanto Jacó estavam na mesma relação com suas famílias. Mas não foi assim com Pai Joseph Smith [sênior], Hyrum Smith ou William Smith. Eles não eram pais naturais da igreja, e não podiam ficar na mesma posição de Adão, Abraão, ou Jacó; mas assim como não havia ninguém para abençoar as gerações passadas de acordo com a antiga ordem, eles foram ordenados e designados para o propósito de conferir bênçãos patriarcais, para portar as chaves deste sacerdócio, e abrir a porta que havia sido há muito fechada para a família humana: para que as bênçãos possam novamente ser conferidas de acordo com a antiga ordem, e aqueles que eram órfãos, ou não tivessem um pai para abençoá-los, pudessem recebê-la através de um patriarca que deve agir como procurador para seu pai, e para que os pais possam de novo ser capazes de atuar como patriarcas de suas famílias, e abençoar seus filhos; pois como todas as outras ordenanças da igreja, essa havia sido negligenciada e deve ser restaurada.
John Taylor no jornal Times & Seasons, Vol. 6:921-22; 01 de junho de 1845, Nauvoo, Illinois.
Leia também
Reblogged this on mormonismos.
A ordem sacerdotal sempre foi e sempre será patriarcal,foi descontinuada nos últimos dias porque a sociedade atual não foi estabelecida nem construida sobre a ordem patriarcal.No milienio essa ordem será reestabelecida como forma de governo, como ordem sacerdotal do reino de Deus e do reino dos ceus.
Nos lares modernos da igreja aonde o pai preside a família, essa ordem ja está sendo reestabelecida paulatinamente até se tornar a ordem vigente em toda Terra quando o Senhor e Salvador do mundo voltar para organizar seu reino em pureza, sabedoria,justiça,misericordia e paz.