Hoje é o Dia Mundial do Livro.
Como não poderia deixar de ser, isso significa que é o dia mundial de listas de livros.
Eis, portanto, a minha lista pessoal de sugestões para 11 livros que todo Mórmon deveria ler.
Ao menos todo Mórmon que deseja ser minimamente informado e educado sobre o Mormonismo. E que, infelizmente, saiba ao menos ler em inglês, posto que nenhum deles se encontra disponível em português.
“Joseph Smith: Rough Stone Rolling” por Richard Lyman Bushman: Boa biografia de Joseph Smith escrita por historiador competente com propensão para apologista. Excelente forma de ser introduzido à historiografia Mórmon que não seja hagiográfica, mas que tampouco deixe de ser excessivamente caridoso com Smith.
“No Man Knows My History: The Life of Joseph Smith“, por Fawn McKay Brodie: Um clássico na literatura Mórmon, a primeira biografia acadêmica escrita sobre Joseph Smith e, possivelmente, a melhor publicada até hoje.
“Mormon Enigma: Emma Hale Smith“, por Valeen Tippetts Avery e Linda King Newell: Além de uma excelente biografia acadêmica sobre a primeira esposa de Joseph Smith, oferece uma visão ímpar do Profeta através dos olhos de sua mulher.
“In Sacred Loneliness: The Plural Wives of Joseph Smith“, por Todd M. Compton: Excelente biografia coletiva das múltiplas esposas de Joseph Smith, oferecendo uma visão única dos desafios e da introdução da prática Mórmon de poligamia, especialmente quando vistos pelos prismas das mulheres envolvidas.
“Early Mormonism and the Magic World View“, por D. Michael Quinn: Excelente análise historiográfica sobre as influências esotéricas sobre Joseph Smith em sua infância e adolescência, e seu impacto na formação do Mormonismo.
“Conflict in the Quorum: Orson Pratt, Brigham Young, Joseph Smith“, por Gary J. Bergera: Excelente reconstrução historiográfica dos conflitos de personalidade entre três líderes do Mormonismo, ilustrando bem o impacto das idiossincrasias humanas na instituição da Igreja.
“The Mormon Rebellion: America’s First Civil War, 1857-1858“, por David L. Bigler e Will Bagley: Excelente reconstrução historiográfica da famosa (e famigerada) Guerra de Utah, suas causas, seus desdobramentos, e acima de tudo, oferecendo uma visão perspicaz e factual do caráter e da personalidade de Brigham Young.
“The Mountain Meadows Massacre“, por Juanita Brooks: Um clássico na literatura Mórmon, a primeira (e melhor) avaliação acadêmica escrita sobre o maior pecado do Mormonismo e, possivelmente, o livro que mais influenciou o rumo da Igreja no século XX. Além disso, oferece inigualáveis insights sobre o Mormonismo no século XIX.
“The Mormon Hierarchy: Extensions of Power“, por D. Michael Quinn: Excelente reconstrução historiográfica da evolução da, e dos dramas circundantes à, estrutura de poder institucional dentro da Igreja SUD. (O primeiro capítulo inclui a excelente reconstrução da primeira tentativa abortada para suspender a proibição de negros ao Sacerdócio)
“American Apocrypha: Essays on the Book of Mormon“, por Brent Metcalfe e Dan Vogel: Coletânea de 9 instigantes ensaios de alta qualidade intelectual, elevando o nível de compreensão e consideração sobre o Livro de Mórmon.
“The New Testament: A Historical Introduction to the Early Christian Writings“, por Bart D. Ehrman: Excelente introdução ao estado-atual dos estudos acadêmicos sobre o Novo Testamento. A quarta edição pode ser encontrada muito mais barata (usada) que a custosa quinta edição, sem considerável perda de conteúdo.

Será que Joseph Smith gostaria de ler Fawn Brodie?
Aqui está outra lista de 50 livros que Mórmons deveriam ler, por Kent Larsen.
Quais livros fariam parte da sua lista de essenciais?
Todos estes devem ser livros bem interessantes e enriquecedores,em um futuro próximo irei adquirir alguns pelo Kindle, porém eu recomendaria ao membro ativo,recém-converso ou pesquisador,O LIVRO DE MÓRMON,como leitura primordial.
Porque é enorme e factual a quantidade de irmãos e irmãs que contentaram-se em ler os dois parágrafos finais da Introdução do livro,3 Néfi capítulo 11 e Morôni 10:4-5, em seu próprio idioma imagine ler estes livros em Inglês.
Você tem razão, Alexandre. Dê uma olhada neste curto artigo de 2012 sobre justamente isto.
Marcello Jun,
Falando em livros, o que você acha do projeto “The Joseph Smith Papers?
O Projeto Papéis de Joseph Smith (JSPP) é impressionante, fundamental, e louvável.
Pra quem não conhece, o projeto é inteiramente financiado pela Igreja SUD e visa organizar e publicar todos os documentos escritos, editados, ditados, ou supervisionados por Joseph Smith. O projeto publica estes documentos online e também em versão impressa. O projeto já dura mais de uma década, e perdurará no mínimo mais outra, com custos nas dezenas de milhares de dólares, empregando dezenas de pesquisadores e auxiliares.
Como a Igreja paga o salário de todos os pesquisadores envolvidos, e como ela controla acesso a quase todos os documentos primários, é impossível saber ao certo se não há documentos sendo excluídos do processo de publicação. Não parece, até agora, haver sinais deste tipo de omissão, porém mesmo que ele exista, o volume de documentos primários sendo disponibilizado pela primeira vez é de valor incalculável.
O impacto real deste projeto não será calculado por décadas, até que historiadores tenham a oportunidade e o tempo para analisar todos estes novos documentos. Mas eu posso lhe dizer que todos nós acompanhamos as publicações com muito afinco e animação. Toda semana eu recebo emails entusiasmados sobre este ou aquele documento recém-publicado.