Mórmons Pedem Transparência à Igreja

Milhares de membros da Igreja SUD assinaram uma petição para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pedindo transparência plena e pública com as finanças da Igreja.

Há mais de 50 anos a Igreja SUD deixou de publicar relatórios sobre suas finanças, e com o crescente envolvimento da Igreja em projetos bilionários com fins lucrativos, muitos membros questionam se não seria saudável tornar os dados financeiros da Igreja públicos, como faz a maioria de instituições religiosas.

A petição formal, assinada por milhares de membros da Igreja, incluindo até agora 13 brasileiros (apenas), solicita aos líderes da Igreja que retomem a prática de publicar essas informações e adotem uma postura transparente:

“E todas as coisas serão feitas de comum acordo na igreja…”
Doutrina e Convênios 26: 2

Como membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o nosso desejo cumprir fielmente com a nossa obrigação de nossa igreja, dando pelo menos anualmente, a nossa “voz e comum acordo” quanto à atribuição dos fundos que foram e estão atualmente sendo doados por nós para a nossa Igreja.

Acreditamos, como o Presidente Hinckley declarou, que as informações financeiras de nossa igreja “pertence àqueles que fizeram a contribuição”.

Pela maioria da nossa história, nossa igreja providenciara divulgação completa de seus fundos. Mesmo em tempos de dificuldades financeiras, membros poderiam compartilhar da alegria de saber que as boas obras estavam sendo realizadas com suas doações coletivas. Temos confiança de que a divulgação financeira anual total vindicará a virtude e a integridade dos assuntos financeiros de nossa igreja, que são consistentes com os princípios ensinados por nosso Senhor. Essa transparência plena também irá dissipar todo o mistério que muitas vezes leva à especulação inverificável tanto dentro como fora da nossa igreja: “[e o Senhor] não faz coisa alguma que não seja clara…” (2 Ne 26:33.) Buscamos a transparência total em todos os nossos assuntos financeiros, seguindo o conselho do Senhor que as verbas colocadas ao Seu tesouro deve “[não] usad[o] nem retirad[o] da tesouraria, a não ser pelo voto e comum acordo…” (Doutrina e Convênios 104:71).

Portanto, nós, os membros abaixo-assinados formalmente pedimos que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais uma vez publique um relatório financeiro anual completo que forneça detalhes suficientes para que nós, como membros, possamos mais uma vez dar a nossa “voz e acordo comum” quanto à alocação dos recursos gastos pela nossa Igreja.

Você também pode assinar a petição aqui.


Leia também

Dentro do Império Mórmon

Projetos Humanitários da Igreja Mórmon

Projeto Imobiliário Mórmon na Flórida

Projeto Imobiliário Mórmon em Utah

O Shopping de Luxo da Igreja Mórmon

Impacto do Shopping da Igreja Mórmon

Mãos Que Ajudam?

17 comentários sobre “Mórmons Pedem Transparência à Igreja

  1. Concordo plenamente com a transparência. Devemos entender que a Igreja é bilionária que ela pode fazer muito mais pelos membros que se sacrificam por ela. Muita coisa poderia melhorar em lugares pobres do mundo. Acho louvável ter capelas bonitas e tudo mais. Mas o que vejo no Brasil em sua maioria são membros que não tem um centavo no bolso e servindo com dedicação. Sei que a igreja investe para ter retorno financeiro, pelo menos é o que dizem. Mas que tal projetos de moradia para os menos afortunados, empresas comunitárias para gerar renda seriam ótimas ideias para esse povo sofrido que ama tanto e faz tanto pela igreja. Capelas bonitas não enchem a barriga e nem pagam as contas.

  2. A impressão que me passa é que a igreja (instituição) na cabeça de alguns membros está nos fazendo algum nobre e belíssimo favor em nos fornecer a graça de termos uma capela confortável, a oportunidade de frequentarmos um templo, ou de termos obras literárias com papel bonito. E nós como membros “vagabundos e latinos” devemos ser eternamente gratos a todos os favores divinos que os “Deuses americanos” (de terninhos e lindos olhos azuis) tenham nos favorecido. Haja paciência!! Como qualquer mórmon SUD eu sou muito grato a instituição, mas sou muito mais grato ao evangelho de cristo! esse eu tenho uma divida simplesmente impagável. Quanto a instituição, bem se eu colocar na conta uma missão de tempo integral, milhares de horas de serviço ao logo de 02 décadas de serviço abnegado, centenas de pessoas que influenciei direta e indiretamente a pagarem um dizimo integral e outras coisas mais…. bem talvez a instituição me deva! e talvez muito!!! A instituição deve prestar conta sim !! de cada centavo que gasta o dinheiro não pertence a nenhuma autoridade geral ele é da IGREJA (EKLESIA em grego) que somos nós !.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.