O Presidente John Taylor fez os seguintes comentários sobre o medo de examinar detalhes do passado que não possam ser discutidos em público, no histórico Tabernáculo Mórmon, em novembro de 1859:
“Um homem bom está disposto a ter seus atos trazidos à luz. Ele não se importa quão forte a luz seja. Ele está disposto a dizer: ‘Se houver alguma maldade em mim, revista-me e deixe-a ser vista.’ Mas não é assim com muitos dos professores religiosos e hipócritas dos dias atuais. Como os antigos fariseus, estes sepulcros modernos, no momento em que os abri, são descobertos ser preenchidos com nada além de podridão e ossos dos mortos. E esses muros caiados são os mesmos: há a mesma hipocrisia; e sempre que você os examina, não há nada exceto a podridão e corrupção. Eles poderiam muito bem reclamar do sol que brilha como a queixar-se da descoberta e propagação de verdade. Os que praticam a iniquidade amam mais as trevas do que a luz, porque as suas obras são más. Se o mal não existisse, a luz não poderia torná-la manifesta. Todo o mal que já fizemos ao mundo é dizer-lhes a verdade como Deus o revelou, e procurar fazê-los felizes. Por fazer isso, temos sido perseguidos, e por isso esperamos.” — John Taylor (Journal of Discourses 7:196 ênfases nossas)
Quantas vezes você já não ouviu de um correligionário que esse ou aquele tema não deve ser discutido pois é sagrado demais, ou que essa ou aquela informação não pode ser publicada pois é sagrada demais? Ou que não devemos estudar detalhes do passado pois “não edificam” ou “não são necessários para a salvação“. Não seria isso um exemplo de tornar “secreto ou dissimulado” ao evitar “falar em público” e sua “investigação” factual e racional? Por que Mórmons de hoje rejeitam esse ensinamento de John Taylor e clamam por sigilo e que se escondam os fatos?
Leia mais sobre o que John Taylor ensinou sobre “secreto”
Leia mais sobre o que Hugh B. Brown ensinou sobre Ciência
Leia mais sobre o que Hugh B. Brown ensinou sobre Verdade
Leia mais sobre o que B. H. Roberts ensinou sobre Ciência
Leia mais sobre o que Boyd K. Packer ensinou sobre Verdade
Leia mais sobre o que Boyd Packer ensinou sobre Historiadores
Leia mais sobre o que Joseph F. Smith, jr. disse sobre cientistas
Porque eles obviamente não confiam no passado da igreja e não querem que os pobres membros analfabetos questionem, eles só revelam o que é favorável a eles!
Isso caí bem pra líderes de outras igrejas.
Mas não para líderes da igreja de jesus Cristo dos santos dos últimos dias.
Como o Espírito Santo vai falar mal dele próprio.
Pensas que a igreja não é governada e administrada pelo Pai Celestial.
Só tolos pensam assim.