Mãos que Divulgam

A Igreja SUD mantém um programa de caridade e voluntariado conhecido como “Mãos que Ajudam”. O programa está completando 15 anos e a Igreja comemorará esse marco com uma série de vídeos.

Maos Que Divulgam

Além da controvérsia de patrocinar voluntariado para uma empresa de fins lucrativos (notoriamente corrupta) com mão-de-obra gratuita, e de dedicar apenas uma parcela ínfima para ajuda humanitária das vastas contribuições arrecadadas anualmente (sem contar com o vasto império bilionário de empresas com fins lucrativos de propriedade da Igreja), esses programas de caridade e voluntariado costumam servir de fértil fonte para propaganda oficial, dando origem ao famoso trocadilho “Mãos que Divulgam”.

Voluntários membros da Igreja vestem o chamativo e facilmente reconhecido colete amarelo que facilita reconhecimento nas fotos  e vídeos que são publicados pela Igreja e patrocinados em sites de notícias e divulgação. E agora servirá para uma série de vídeos autocongratulatórios e propagandísticos.

Maos Que Ajudam

Certamente fazer o bem é melhor que não fazer nada. Contudo, perguntamos a nossos leitores se esse tipo de caridade é válida ou louvável? Ou o que vale é o ato em si? Se o resultado pragmático importa mais que a intenção espiritual, não deveria a Igreja multibilionária e financiada pelo Estado através de generosas isenções de impostos investir mais em caridade do que apenas somas pífias? Por outro lado, se as somas não importam, mas sim o espírito com que se oferece ajuda, então a publicidade e autopromoção não desmerecem o ato em si?

Os ensinamentos de Jesus sobre o assunto merecem consideração especial para uma igreja que porta Seu nome?

“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.”

33 comentários sobre “Mãos que Divulgam

  1. Infelizmente, a Igreja Sud (organização, ou instituição com fins lucrativos), tenta se benificiar das boas obras de outros, ontem foi o dia de membros que participaram postar diversas fotos em rede social, muitos participaram com o coração de ajuda de amor ao próximo, outros fizeram por obrigação (o chamado do bispo, não ficar feio entre os demais membros). Toda ajuda é válida, porém a instituição não deveria se beneficiar do trabalho gratuito dos membros e muito menos divulgar isso.

    Várias instituições fazem trabalhos similares aos mãos que ajudam e nenhuma utiliza de propaganda gratuita.

    Um exemplo:

    A instituição onde trabalho (instituição do setor financeiro, com fins lucrativos) tem um projeto no qual participo ativamente e se baseia em devolver ao mundo um pouco do que nos é dado, trabalho voluntário onde auxiliamos diversas entidades e pessoas. Entre nossas atividades esta o auxilio a instituições com deficientes, asilos, doações a pessoas que necessitam (uma das ações é ajudar sem olhar a quem, onde diversas pessoas doaram cobertores, material de higiene e blusas de frio e esse material foi levado a quem precisa). Agora pergunta quanta propaganda uma instituição financeira faz com a caridade? Nenhuma, na verdade ela doa o horário de muitos funcionários sem descontar para participar dessas ações. Várias instituições fazem esse tipo de caridade, e por que não sabemos? Porque elas não divulgam.

    Agora porque uma instituição criada para caridade e em tese deveria ser sem fins lucrativos (mesmo ganhando muito dinheiro), divulga e faz propaganda de suas obras que não passam de sua obrigação?

    Acho que a Empresa Sud deveria mudar seu ramo de atividade.

      • Silva diversas instituições financeiras tem ações para o voluntariado, entre elas os Bancos de renome no Brasil (Itaú, Santander, Bradesco, Citibank entre vários outros).
        Nenhuma faz propaganda sobre essas ações, porém se procurar pela internet você vai achar uma página sobre a ações das instituições citadas.
        E várias doam dinheiro, e tem ações de ajuda humanitária. A diferença como já citei é que todas elas são instituições com fins lucrativos, não esconde que seu propósito é ter altos lucros, e não tem obrigação de fazer caridade, mas faz. Creio que uma instituição religiosa tem entre seus pilares a ajuda ao próximo, acho o programa mãos que ajudam fantástico, porém discordo de toda propaganda gerada de forma errada, com colaboradores voluntários para divulgação da igreja.

      • Priscila: “Nenhuma faz propaganda sobre essas ações, porém se procurar pela internet você vai achar uma página sobre a ações das instituições citadas”.

        Depende de o que se entende por propaganda…o marketing social e institucional são formas de propaganda…só o fato de haver páginas na internet e acesso a links dos sites da instituição levando para páginas que falam sobre esse trabalho é uma forma de marketing.

    • Pitacosdolinhaca

      Nem todo site é propaganda.
      Vejamos o exemplo do Citi, Associação citiesperança, temos o resultados temos para que serve e a missão, página informativa.
      Isso é fazer propaganda?
      Diferente da instituição Sud, todas as instituições financeiras devem ser transparentes em suas finanças e deve ser publico esses números.
      Como disse algumas tem site outras nao tem nada.
      Existe diferença em propagar e informar.

      • Nem toda propaganda é direta…no caso que vc citou,por exemplo,existe marketing interno…e obviamente que este atinge bem mais do que as pessoas envolvidas no projeto. O boca a boca é uma das formas mais antigas de marketing.

      • pitacosdolinhaca,

        Concordo sobre a propaganda boca a boca(propaganda indireta), e creio que a igreja só deveria utilizar esse tipo de propaganda para o projeto mão que ajudam, o problema não é propagar e sim a forma de propagar, a igreja atualmente gasta dinheiro e usa da boa vontade dos membros fieis para propagar uma ação de caridade, que conforme Cristo ensina não deveria ser propagado para ganhar fama, não é visto com bons olhos tentar ganhar vantagens ajudando ao próximo, principalmente por uma instituição(religiosa) que em um dos pilares tem a caridade como missão, vejo a caridade como obrigação e não uma opção nesse caso.
        Agora vamos avaliar alguns fatos e me de sua opinião.

        Fato 1: A alguns dias na capela está sendo divulgada a ação mãos que ajudam, um dos anúncios é participar e ter o colete, caso não tenha os lideres sugerem a compra do colete no templo(uso do colete se torna obrigatório).

        Fato 2: A igreja participou a alguns anos de uma passeata comemoração do 7 de setembro os membros presentes utilizaram o colete dos mão que ajudam, não havia caridade sendo realizada, porem estava sendo televisionado na TV local.

        Fato 3: A igreja recentemente finalizou a ação do armazém do Bispo e ao invés de doar o estoque aos membros necessitados irmão resolveu entregar esse estoque a Cruz vermelha (a igreja tem parceria com a organização), o evento de doação foi propagado e tirado fotos da colaboração.

        Qual sua opinião.sobre essas ações da igreja?

  2. Servem ao deus dinheiro, mas não servem ao verdadeiro Deus. Como ensinou Jesus é impossível servir a Deus e ao deus dinheiro e a Igreja SUD optou por servir ao dinheiro. As prioridades da Igreja SUD são claras: aumentar seus lucros através de suas empresas e empreendimentos financeiros.
    As migalhas ficam para os pobres tal qual o Rico fazia com o pobre Lázaro na história que Jesus contou no Evangelho de Lucas. E o que aconteceu ao Rico avarento que preferiu servir ao deus desse mundo (o dinheiro) , acontecerá a Igreja SUD quando chegar a hora de dar contas ao Deus verdadeiro.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.